Imagine um cofrinho: cada moeda é parte de sua reputação. Ao perdê-la equivale a quebrar o cofrinho.
Reputaçãoreputatione em latimé uma avaliação social (ou uma opinião) do público em relação você, seu grupo ou sua organização. É elemento fundamental para os negócios, as comunidades online ou para seu status social.
Cesar mandou matar sua mulher. Indagaram: porque? Cesar respondeu: dizem que ela me traiu. Mas, Cesar, DIZEM que ela traiu. Ele entregou o melhor conceito de reputação, renome, respeitabilidade, honra: para a mulher de Cesar não basta ser honesta, ela precisa parecer honesta.
Reputação é, na essência, a materialização concreta dos valores da sua empresa ou da sua conduta profissional. É o resultado do quanto o seu discurso se reflete na prática.
Uma empresa afirma: Nós estamos disponíveis para o Cliente. Mas o seu serviço de atendimento ao cliente não responde aos e-mails. Sua página do facebook não é atualizada com os comentários. Ou pior ainda, só publica os elogios.
Nos Estados Unidos, mais de 90% dos americanos confiam em comentários, mas 95% desconfiam de sua validade se os comentários são todos positivos. Um comentário negativo faz com que os positivos sejam mais atraentes. E ajudam a eliminar qualquer suspeita de tendenciosidade.
Não existe 99% de alinhamento aos valores. Ou é ou não é. Isso exige uma vigilância constante. É como andar de bike, necessita atenção permanente para não cair.
Em tempos de hiperatividade de informação onde todo dado colocado na rede permanece para sempre, é muito simples ter prejuízos enormes em sua reputação.
Para construir a confiança na sua marca ou em sua identidade profissional, comprometa-se a atuar com transparência. Na empresa, responda prontamente a todos os comentáriose não apenas os positivospara demonstrar o seu compromisso com a satisfação do cliente.
De acordo com relatórios publicados, 71% dos consumidores mudam a sua percepção de uma marca depois de ver uma resposta de responsabilidade e compromisso de melhoria.
Como profissional, comprometa-se a:
Fornecer regularmente atualizações concisas e precisas sobre o andamento de seus projetos.
Buscar feedback regularmente.
Fazer perguntas para ter clareza e compreender o contexto.
Assumir a responsabilidade plena das suas tarefas e entregas.
Ir preparado com soluções e não apenas problemas.