Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Reinventando o Varejo - Vamos falar das novas arquiteturas?

avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Reinventando o Varejo - Vamos falar das novas arquiteturas?
Criado em 24 NOV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A Inteligência Competitiva atua no monitoramento de diversos temas de alta relevância para um determinado público alvo. Ela proporciona a visualização de oportunidades. Por meio de informações assertivas, torna-se possível identificar tendências, desafios e necessidades desse público alvo em específico. 


No caso da Inteligência Competitiva do Sebrae/PR, buscamos levar conteúdos para os nossos clientes Empreendedores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, de modo a contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva a respeito dos mais diversos temas do cenário empreendedor e empresarial. 


Neste Fast Track (Estudo Rápido de Inteligência), abordaremos o tema: 


Reinventando o Varejo - Vamos falar das novas arquiteturas?


Howard Schultz, o ex-CEO da Starbucks (uma das marcas de varejo mais reconhecidas globalmente) enfatiza a importância de criar espaços de varejo que ofereçam não apenas produtos, mas também experiências memoráveis aos clientes. Ele argumenta que as novas arquiteturas do varejo devem incorporar elementos de hospitalidade, tecnologia e design para proporcionar ambientes convidativos e interativos. Portanto, ao ouvir a perspectiva de Howard Schultz, um líder experiente no setor, fica claro que as novas arquiteturas no varejo são uma resposta à demanda por experiências envolventes e inovadoras, e são essenciais para a reinvenção do setor.


O cenário de reinvenção do varejo, representa uma oportunidade valiosa para os micro e pequenos empreendedores do Paraná. À medida que as tendências de consumo evoluem e os consumidores buscam experiências únicas e personalizadas, os empreendedores locais têm a vantagem da flexibilidade e da adaptabilidade. É o momento de aproveitar a oportunidade de criar espaços de varejo inovadores que atendam às necessidades locais e ofereçam uma abordagem personalizada, muitas vezes superando grandes cadeias de varejo. Além disso, a integração de canais online e físicos permite que os micro e pequenos empreendedores construam relacionamentos sólidos com suas comunidades.


O cenário de mudanças no varejo, representa uma oportunidade significativa a curto e médio prazo para os micro e pequenos empreendedores do Paraná. Em um curto espaço de tempo, esses empreendedores podem adaptar suas estratégias de negócios para incorporar elementos inovadores. Isso pode resultar em um aumento imediato na atratividade das lojas e na satisfação do cliente, impulsionando as vendas. A médio prazo, ao abraçar as novas arquiteturas de varejo, esses empreendedores têm a oportunidade de solidificar sua presença no mercado, estabelecer relações mais profundas com os clientes e se destacar em um ambiente de varejo competitivo. 


Acrescentamos uma seção (Nº 7) que detalha o passo a passo de como você pode acompanhar a "reinvenção do varejo"! Acesse o nosso estudo na íntegra e saiba mais...! ! !




Quer saber mais? Para que você tenha uma experiência completa neste material, te convido a fazer o download do arquivo em anexo para ter acesso a todas informações, análises e links deste Fast Track (Estudo Rápido de Inteligência). Boa Leitura...!



avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souza
Sou colaborador do SEBRAE/PR há mais de 19 anos. Tenho atuado em diversos Projetos e Atividades relacionadas a Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico. Atualmente trabalho na Unidade de Gestão Estratégica - Núcleo de Inteligência e Conhecimento. Sou bacharel em Administração de Empresas; MBA em Gestão de Negócios com ênfase em Micro e Pequenas Empresas; MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais e Projetos Setoriais e MBA em Marketing e Vendas.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3810 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?