Devido ao cenário atual, é necessário que a empresa revise suas finanças e faça uma boa reestruturação com um bom planejamento para que possa contornar esta situação, seja cortando o possível ou, caso necessário, adquirindo linhas de crédito. Neste momento é essencial analisar a estrutura de capital, principalmente as dívidas (tanto a curto quanto a longo prazo) e poupar o capital de giro para poder cumprir com as obrigações de pagamento.
Tente pensar em dois cenários
Cenário de crise: explore medidas que irão manter a sua empresa competitiva no cenário pós crise, para isso será necessário analisar as suas despesas imediatas. As decisões tomadas aqui terão caráter transitório.
Cenário pós crise: será o melhor momento para tomar decisões a longo prazo, uma vez que conseguirá ter uma visão mais clara sobre a situação.
Análise de fluxo de caixa em momentos de crise
É interessante, para aumentar o campo de visão, realizar uma análise do fluxo de caixa para 6 e 12 meses, no médio prazo, além de analisar o fluxo diário e semanal para curto prazo. Também será necessário analisar o fluxo em diferentes cenários, seja com mudanças de planos e estratégias da empresa ou com o aumento do tempo de isolamento social. É importante analisar estes cenários para que a empresa possa estar minimamente preparada e não ter grandes problemas ou dificuldades com novas orientações que possam vir a aparecer.
Ajuste da empresa devido à queda de consumo
Analise os gastos da empresa do maior para o menor e entenda onde pode-se realizar ajustes para economizar custos. Revise a queda da quantidade de demanda e de receita do momento e negocie a quantidade de insumos a serem adquiridos. Também tente entender se realmente precisa comprar este tipo de insumo ou se ele pode ser trocado ou alterado sem interferir na qualidade do produto/serviço.
Comunicação com as partes interessadas
É importante atualizar seus parceiros, clientes, fornecedores e toda a rede de contatos da empresa sobre o que está acontecendo e como seu negócio está sendo impactado. Deixe-os cientes da situação e das possíveis soluções, ainda que limitadas, que sua empresa pode estar oferecendo neste momento. No ambiente pós crise é mais fácil ver os impactos na receita e quais serão os próximos passos, quem conseguir passar isso aos stakeholders terá um diferencial, uma vez que passa maior confiabilidade e credibilidade.
Renegociação de dívidas e captação de crédito
Esteja pronto para explicar o que você está pedindo e o que precisa! Dizer que precisa de dinheiro ou de prazo sem saber explicar o porque não vai levar a negociação a lugar nenhum.
É importante lembrar que na questão de captação de linhas de crédito existem incertezas de ambos os lados, por isso se torna ainda mais importante ter claro o por que está pedindo e para que irá utilizar o empréstimo. Tome crédito apenas se você possa utilizar ele para gerar mais capital ou se irá utilizar para manter o seu negócio, não faça dívidas que são desnecessárias ou que não terá como pagar.
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Referências: https://endeavor.org.br/financas/turnaround-e-reestruturacao-financeira/