Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Quero tirar meu sonho do papel! Mas agora...como eu começo a minha empresa?

avatar LUIZA HIEMISCH LOBO BORBA
Luiza Hiemisch Lobo Borbafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Quero tirar meu sonho do papel! Mas agora...como eu começo a minha empresa?
Criado em 22 SET. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Primeiramente, parabéns pela sua iniciativa e bem vindo(a) ao universo do empreendedorismo! Deixa eu compartilhar contigo uma dica de ouro para começar a empreender com o pé direito: PLANEJAMENTO! Tendo um planejamento adequado, você consegue entender e tornar tangíveis os caminhos a serem seguidos e as fases do negócio. Continue a leitura para entender melhor como isso funciona.


Pense sobre a razão de você querer abrir uma empresa

Comece se fazendo perguntas como:

·      Por que você está começando seu negócio?

·      Sempre quis ter sua empresa?

·      Que tipo de negócio você pretende ter?

·      O que vai oferecer de produto ou serviço e por quê?

Tenha as respostas para estas perguntas de forma clara na sua cabeça. Assim, você começa a desenhar seu caminho de empreendedor!


Vamos agora para a prática

O próximo passo é anotar algumas diretrizes em uma folha de papel. Divida esta folha em 4 partes e responda às seguintes perguntas, lembrando sempre de ser honesto e transparente, afinal isso é para você.

1.      O que você vai criar: qual será o seu negócio? Por que você vai oferecer o produto ou serviço que está planejando? Por que esse negócio é a sua cara, por que você acha que ele é o que você quer fazer para a vida ou nesse momento?

2.      Para quem você vai criar: quem vai comprar de você e como eles vão te encontrar? Como você vai se relacionar com seus potenciais clientes e como vai reconhecer e usar seus clientes satisfeitos como propaganda positiva para você?

3.      Como vai acontecer: a ideia do negócio está de pé e você sabe para quem vai vender seu produto ou serviço, mas é preciso pensar como será a dinâmica do negócio: atendimento em casa ou em um espaço? Venda do produto porta a porta, por Whatsapp, pela internet? Faça uma listinha de opções de como seu negócio vai funcionar para entender como começar. Quais são as redes sociais que valem a pena? Como vender no Whatsapp? Espaço físico e loja virtual? Coloque na lista e pense nos prós, contras e custos para decidir como você vai dar o pontapé inicial!

4.      Quanto vai custar: seu negócio está para nascer e agora é hora de fazer as contas de quanto vai custar seu produto ou serviço, levando em conta o que você vai gastar e o que precisa lucrar. Aqui é o momento de revisitar as perguntas acima e ter certeza de que incluiu todos os valores para não ter prejuízos no futuro!

Com todas as respostas no papel, analise cada quadrado e veja o que é necessário fazer para esse sonho começar a tomar vida de fato. Esse papel você deve guardar com muito carinho e responsabilidade, porque ele vai te ajudar a começar com o pé direito, tudo dentro dos conformes e, num futuro, será motivo de orgulho.



avatar LUIZA HIEMISCH LOBO BORBA
Luiza Hiemisch Lobo Borba
A OpenMEI é a plataforma digital especializada em contabilidade para MEI. Atendimento capacitado aliado à tecnologia, assessoria contábil e tributária. Deixe a parte burocrática conosco e se preocupe com o que realmente lhe importa: o seu negócio.favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7443 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?