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Quero abrir um negócio! Por onde devo começar?

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Quero abrir um negócio! Por onde devo começar?
Criado em 01 JUL. 2022
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Começar um negócio envolve planejar, tomar decisões financeiras, fazer pesquisas de mercado e adquirir conhecimento em áreas que você nunca pensou que aprenderia antes. Pensando nisso, criamos este guia para você iniciar um negócio de sucesso!


É importante observar que não existe um modelo único para iniciar um novo negócio, mas essas etapas ajudarão você a organizar seus pensamentos e a resolver detalhes importantes para que, ao iniciar seu negócio, você tenha respondido a todas as perguntas importantes dessa etapa.



Refine sua ideia



Se você está pensando em começar um negócio, provavelmente já tem uma ideia do que quer vender online, ou pelo menos do mercado em que quer entrar. Faça uma pesquisa rápida por empresas existentes no setor escolhido. Saiba o que os atuais líderes de marca estão fazendo e descubra como você pode fazer melhor. 

Se você acha que sua empresa pode entregar algo que outras empresas não entregam (ou entregar a mesma coisa, só que mais rápido e mais barato), ou você tem uma ideia sólida e está pronta para criar um plano de negócios. 


Defina o seu porquê



É bom saber por que você está lançando seu negócio. Nesse processo, pode ser importante diferenciar entre [se] a empresa atende a um porquê pessoal ou a um porquê de mercado. Quando seu porquê está focado em atender a uma necessidade do mercado, o escopo do seu negócio sempre será maior do que um negócio projetado para atender a uma necessidade pessoal. Pense nisso!


Crie um plano de negócios



Depois de ter sua ideia em prática, você precisa se fazer algumas perguntas importantes: Qual é o propósito do seu negócio? Para quem você está vendendo? Quais são seus objetivos finais? Como você financiará seus custos de inicialização? Essas perguntas podem ser respondidas em um plano de negócios bem escrito. 

Muitos erros são cometidos por novos negócios que se apressam em fazer as demandas sem ponderar esses aspectos da empresa. Você precisa encontrar sua base de clientes-alvo. Quem vai comprar seu produto ou serviço? Se você não consegue encontrar evidências de que há uma demanda para sua ideia, então qual seria o objetivo? 


Analise oportunidades e limitações



A realização de uma pesquisa de mercado completa em seu campo e a demografia da clientela em potencial é uma parte importante da elaboração de um plano de negócios. Isso envolve a realização de pesquisas, grupos de foco, pesquisa de SEO e dados públicos. 

A pesquisa de mercado ajuda você a entender seu cliente-alvo ( suas necessidades, preferências e comportamento), bem como seu setor e concorrentes. Muitos profissionais de pequenas empresas recomendam coletar informações demográficas e realizar uma  análise competitiva  para entender melhor as  oportunidades e limitações  em seu setor. 

As melhores pequenas empresas têm produtos ou serviços diferenciados da concorrência. Isso tem um impacto significativo em seu cenário competitivo e permite que você transmita valor exclusivo a clientes em potencial.


Avalie suas finanças



Iniciar qualquer negócio tem um preço, então você precisa determinar como vai cobrir esses custos. Você tem os meios para financiar sua empresa ou precisará pedir dinheiro emprestado? Se você está planejando deixar seu emprego atual para se concentrar em seus negócios, você tem dinheiro guardado para se sustentar até obter lucro? É melhor descobrir quanto serão  seus custos de inicialização.

Muitas empresas falham porque ficam sem dinheiro antes de obter lucro. Nunca é uma má ideia superestimar a quantidade de capital inicial de que você precisa, pois pode demorar um pouco até que o negócio comece a gerar receita sustentável. 


 Para isso, é recomendável analisar as seguintes premissas da rentabilidade:


Receita: quanta receita preciso gerar para cobrir todas as minhas despesas? Quais produtos ou serviços geram lucro e quais são vendidos com prejuízo?

Preço de um produto ou serviço. Quando a maioria das pessoas pensa em preços, elas consideram quanto custa para criar seus produtos e como os concorrentes estão precificando seus produtos.

Taxas e demais despesas: quais são as taxas fixas, quais são os custos variáveis e qual é o custo total? Qual é o custo de quaisquer bens físicos? Qual o custo da mão de obra?

Vendas e custos. Que volumes de bens ou serviços você precisa vender para ser lucrativo? Como posso reduzir meus custos fixos gerais? Como posso reduzir os custos variáveis por unidade? Como posso melhorar as vendas? 


Determine sua estrutura legal de negócios



Antes de registrar sua empresa, você precisa decidir que tipo de entidade ela é. Sua  estrutura de negócios afeta legalmente tudo, desde como você declara seus impostos até sua responsabilidade pessoal se algo der errado. 

  • Propriedade individual. Se você possui o negócio inteiramente por conta própria e planeja ser responsável por todas as dívidas e obrigações, você pode  se registrar para uma empresa individual. Esteja ciente que esta escolha pode afetar diretamente o seu crédito pessoal.

  • Parceria. Alternativamente, uma parceria comercial, como o próprio nome indica, significa que duas ou mais pessoas são consideradas pessoalmente responsáveis como proprietárias de empresas. Você não precisa seguir sozinha se puder encontrar um parceiro de negócios com habilidades complementares às suas. Geralmente, é uma boa ideia ter perfis diferentes para ajudar sua empresa a prosperar. 

  • Corporação. Se você deseja separar sua responsabilidade pessoal da responsabilidade de sua empresa, considere formar um dos vários tipos de empresas. Embora cada tipo de corporação esteja sujeito a diretrizes diferentes, essa estrutura legal geralmente torna uma empresa uma entidade separada de seus proprietários e, portanto, as empresas podem possuir propriedades, assumir responsabilidades, pagar impostos, celebrar contratos, processar e ser processadas como qualquer outra Individual.

  • Sociedade de responsabilidade limitada. Uma das estruturas mais comuns para pequenas empresas é a sociedade de responsabilidade limitada. Essa estrutura híbrida tem as proteções legais de uma corporação, ao mesmo tempo em que permite os benefícios fiscais de uma parceria. 


Então, cabe a você determinar qual tipo de entidade é melhor para suas necessidades atuais e objetivos de negócios futuros!


Expanda o seu negócio



O lançamento de sua empresa e as primeiras vendas são apenas o começo de sua tarefa como empreendedora. Para lucrar e se manter à tona, você sempre precisa expandir seus negócios. Vai levar tempo e esforço, mas você vai tirar do seu negócio o que investir nele. 

Colaborar com marcas mais estabelecidas em seu setor é uma ótima maneira de alcançar o crescimento. Entre em contato com outras empresas e peça alguma promoção em troca de uma amostra grátis de produto ou serviço. 

Embora essas dicas ajudem a lançar seu negócio e a preparar seu crescimento, nunca há um plano perfeito. Você quer ter certeza de se preparar completamente para iniciar um negócio, mas muitas etapas podem  dar errado no caminho.

E lembre-se de que para administrar um negócio de sucesso, você deve se adaptar a situações em mudança. 

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Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
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