Se você tem o sonho de abrir sua própria empresa, é importante você entender como funciona a legislação para pequenas e médias empresas em nosso país. Os pequenos negócios empresariais são formados pelas micro e pequenas empresas (MPE) e pelos microempreendedores individuais (MEI). No Brasil, existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE), sendo que as MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1 milhões).
Agora que você já conhece a relevância das pequenas empresas para a economia no Brasil, talvez fique a dúvida:
Para responder os questionamentos acima e lhe ajudar a abrir sua empresa de forma mais segura, confira as dicas a seguir.
Por que eu usei o termo de fato? Existem diversas definições sobre o que é um Empreendedor e vou arriscar dar a minha própria definição:
Empreendedor é aquele que identifica uma oportunidade de negócio, desenvolve e modela formas para aproveitar esta oportunidade e utiliza-se de seus comportamentos, ferramentas e atitudes para concretizar aquilo que planejou e ter resultados.
Ao contrário do que é falado por aí, o empreendedorismo vai muito além de ter ideias. O empreendedor identifica oportunidades, vai lá e faz acontecer.
Existem diversas características que permitem ao empreendedor alcançar o sucesso no mundo dos negócios, sendo que estas características podem variar de acordo com o segmento de atuação da empresa, mas, destaco a seguir algumas características que são importantes para você utilizar e desenvolver:
O SEBRAE pode lhe ajudar no desenvolvimento de comportamentos empreendedores. Caso tenha interesse em fortalecer suas habilidades empreendedoras que eu citei acima, veja esse vídeo que explica melhor o Empretec.
De acordo com pesquisa realizada pelo SEBRAE, as 3 principais causas de fechamento de empresas no Brasil são: ausência de planejamento prévio, gestão empresarial deficiente e comportamento empreendedor não desenvolvido. Por meio da pesquisa de mercado, descubra quais são os fatores chave para o sucesso do seu negócio (preço, qualidade, formas e prazos de pagamento, atendimento, acessibilidade, etc), além de ficar atento naquilo que expliquei no item anterior sobre as características dos empreendedores de sucesso.
Agora que você já sabe o que é empreender, como ter sucesso em seu futuro negócio e tem certeza que deseja e pode ser um empreendedor, a escolha do segmento pode estar relacionada ao que você gosta de fazer, às suas experiências, à sua formação acadêmica, etc. Seja qual for o motivo de determinado segmento, é importante que você conheça o mercado em que atuará por meio de uma pesquisa de mercado, na qual você deverá investigar sobre as tendências do setor, perfil dos clientes, modelo de negócio da concorrência, potenciais fornecedores, legislação, normas e padrões a serem seguidos, saiba mais assistindo o vídeo abaixo.
A melhor ferramenta para lhe ajudar nesta missão é a metodologia Canvas, que te auxiliará a modelar o seu futuro negócio de forma inovadora e visual, de tal forma que você consiga identificar, criar e oferecer a melhor proposta de valor ao seu cliente. Saiba mais sobre o Modelo de Negócios assistindo o vídeo abaixo e/ou procure informações sobre o curso Começar bem - transforme sua ideia em modelo de negócios no SEBRAE mais próximo de você.
Após finalizar seu modelo de negócio, é chegada a hora de detalhar todas as informações da sua futura empresa e, principalmente, verificar se o modelo é viável financeiramente, ou seja, se dará o retorno sobre o investimento no valor e prazo que você deseja. Para lhe ajudar nesta verificação de viabilidade financeira minha sugestão é que você elabore um plano de negócios, sendo que nele você deverá também definir: setor/segmento da empresa, forma jurídica (Empresário Individual, MEI, Sociedade Empresarial, EIRELI, etc), porte da empresa (MEI, ME, EPP ou outras), enquadramento tributário (SIMPLES, Lucro Real ou Lucro Presumido), capital social, fonte de recursos (próprio e/ou de terceiros), plano de marketing, plano operacional, plano financeiro e construir cenários (pessimista, realista e otimista). Conheça a Cartilha Como elaborar um Plano de Negócios que o SEBRAE criou especialmente para lhe ajudar a planejar a sua futura empresa.
Caso você tenha verificado que precisará de crédito de terceiros para investir em sua futura empresa (capital de giro, investimento fixo ou misto), é importante que tenha definido de forma clara e consistente em seu plano de negócio qual o valor total necessário para empréstimo, valor da parcela mensal que sua empresa tem capacidade para pagar que não prejudique seu capital de giro, além de qual o prazo necessário para liquidar a dívida e qual será o valor de retorno sobre o investimento. Assim como a contratação de qualquer outro serviço e/ou produto, é importante pesquisar as ofertas disponíveis no mercado e contratar aquela que melhor atenda às suas necessidades, como por exemplo, no Estado de São Paulo, atualmente existe o Banco do Povo Paulista que tem ofertado taxa de juros de 0,35% ao mês e limites de até R$20.000,00 de empréstimo e até 36 meses de prazo para pagamento da dívida.
Caso você seja uma micro ou pequena empresa e tenha optado por ter um sócio em seu negócio, seja por necessidade de investimento ou para complementar com experiência, conhecimento no segmento de atuação, habilidades, etc, seja qual for o motivo, é importante escolher alguém que tenha visão de negócios, valores e objetivos similares aos seus. Além disso, é importante que seja uma pessoa que saiba dialogar e que seja flexível pois, desta forma, será possível alinhar as expectativas de vocês para tocar o negócio de forma que o relacionamento seja saudável e sustentável a longo prazo.
Não existe decisão melhor ou pior entre ser um franqueado de uma marca ou criar seu próprio negócio do zero. A melhor decisão é escolher fazer aquilo que você goste e te faça feliz, que esteja alinhado com seus conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e expectativas, porém, se você tiver um perfil empreendedor muito arrojado pode sentir-se preso às limitações contratuais da franquia.
Agora, se escolheu adquirir uma franquia, dentre as vantagens que pode encontrar estão: a possibilidade de iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado, contar com o apoio, experiência e conhecimento do franqueador sobre o segmento de clientes, suas necessidades e o modo de operacionalizar a empresa, existência de um modelo/plano de negócios pronto e validado, economia de escala como, por exemplo, os custos de propaganda que são rateados entre os franqueados da rede. Mesmo com as vantagens apresentadas anteriormente, aqueles que desejam adquirir uma franquia devem ficar atentos a alguns pontos essenciais, tais como: escolher uma franquia que se adeque ao seu perfil, planejar todo investimento necessário para abrir o novo negócio, analisar seus custos e despesas, entender como funciona o sistema de franquia (royalty, COF, contrato, taxas, fundo de propaganda, etc), analisar e mapear o mercado onde quer investir e consultar os atuais franqueados para saber o que estão achando da franquia.
Antes de abrir um negócio você pode e deve buscar apoio e orientação como, por exemplo, do SEBRAE. uma entidade privada sem fins lucrativos, que tem como um de seus objetivos o apoio e a orientação aos pequenos negócios no Brasil, acesse o site www.sebrae.com.br e encontre a unidade mais próxima de você. Além disso, você pode conversar com outros empreendedores experientes e de sucesso para darem dicas e sugestões que possam lhe ajudar. É importante também que você sempre busque informações em órgãos públicos, principalmente prefeitura local onde será instalado seu futuro negócio, no intuito de verificar a legislação vigente para o segmento que você atuará, lei de zoneamento e licenças necessárias (Bombeiros, Vigilância Sanitária, CETESB, etc). Outra dica é acompanhar os artigos aqui do Clube Sebrae para ser um empreendedor ligado nas tendências.
Siga essas 10 dicas que foram apresentadas, abra a sua empresa com segurança, garanta o sucesso de seu futuro negócio e lembre-se: mesmo que você tenha boas ideias, muito dinheiro e/ou pós-graduação e gestão de negócios, o sucesso da sua empresa não estará garantido. Tenha autoconhecimento sobre suas habilidades, atitudes e o que te faz feliz para utilizar a seu favor, além de buscar ter fome insaciável de aprender e se desenvolver continuamente.