Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Querem acabar com nosso mercado

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganellifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Querem acabar com nosso mercado
Criado em 07 JUN. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Há mais de 10 anos eu acompanho e atuo no mercado da beleza. As relações entre profissionais e empresas sempre foram conturbadas, uma vez que o profissional que atua em um salão de beleza, barbearia, esmalteria ou clínica de estética não atua como um funcionário que é regido pelo CLT.

As primeiras contratações na área foram inspiradas pelas relações da agricultura, onde temos o meieiro. Um agricultor que tem terra e não consegue trabalhar com ela toda, contrata outro agricultor para trabalhar em sua terra. De tudo que esse agricultor parceiro produzir, 50% é do dono da terra e 50% é do agricultor parceiro. Ou seja, metade para cada um.

E assim também acontece nas empresas da área da beleza, os profissionais recebem um percentual de tudo que produzem. Assim, não se enquadram nos requisitos de funcionário como determina a CLT.

Durante muitos anos, os profissionais que trabalhavam em salões de beleza eram clandestinos porque não tinha a famosa carteira assinada e trabalhavam sem nenhum contrato, sem nenhum benefício e principalmente, sem nenhuma segurança!!!!

Depois de mais de 10 anos de lutas, em 2016 o setor teve uma vitória! A promulgação da Lei no. 13.352/2016, intitulada como Lei do Salão Parceiro. Nela, o salão e o profissional parceiros, assinam um contrato como duas pessoas jurídicas e esse contrato prevê todos os direitos e deveres dos dois lados.

O profissional começou a ser visto como uma pessoa jurídica! O profissional começou a ser visto como um produtor de renda! O profissional começou a ser reconhecido e respeitado!

Muitos que trabalhavam na informalidade não conseguiam comprovar a procedência de seus ganhos, impedindo de adquirir bens de maiores valores. Agora com a Lei, isso já é possível.

Muitos outros benefícios foram conquistados e principalmente, foi estampada claramente uma imagem de profissionalismo e seriedade no setor que há muito tempo lutava por isso!

E agora, na calada da noite, no meio de uma pandemia mundial, querem acabar com tudo isso!

Exatamente, uma instituição da área hoteleira que não tem nenhuma ligação com o mercado da beleza fez uma petição para que seja decretada a inconstitucionalidade da Lei do Salão Parceiro.

O ministro Edson Fachin, como relator já votou a favor da inconstitucionalidade. Faltam agora os outros ministros votarem. Como estamos em quarentena, todo o processo é digital, impedindo a manifestação e contra-argumentação.

Não podemos deixar que isso aconteça! Não podemos permitir que pessoas inescrupulosas tirem os direitos conquistados com tanta luta!

A votação deve acontecer até a próxima quarta feira, dia 10/06. Um abaixo assinado está sendo preparado para impedir que isso aconteça. Me siga nas redes sociais que assim que estiver online, estarei disponibilizando o link!

Mas, não fique quieto. Profissional da área da beleza que sente a importância dessa Lei e dos benefícios que ela trouxe, se manifeste em suas redes sociais, não se cale! Se precisar de mais informações, me chame!!!!!

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganelli
Com mais de 30 anos de experiência em gestão empresarial, me especializei nos últimos 15 anos na área da saúde, beleza e bem-estar. Atuo como palestrante e mentora, ajudando profissionais a se transformarem em Empresárias da Beleza.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3898 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?