Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Quer ser um bom líder?

avatar MARTA APARECIDA CARVALHO
Marta Aparecida Carvalhofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Quer ser um bom líder?
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 17 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Será que você sabe liderar?


As boas práticas na gestão de equipes têm um poder transformador. São capazes de direcionar os colaboradores e garantir a organização nos trabalhos. 

Conheça 5 habilidades de uma boa liderança e analise se você possui todas elas.


  1. Saber escutar


Saber escutar é, sem dúvida, uma das melhores maneiras de fortalecer a liderança. Afinal, todos podem trazer soluções e contribuir para aprimorar os processos.


Por isso, pratique a escuta ativa e dê atenção às sugestões dos colaboradores, assim como aos feedbacks. Os feedbacks podem indicar falhas nos processos e permitem um bom aperfeiçoamento do trabalho.


  1. Saber dar feedback


O bom líder reconhece os méritos da sua equipe e aponta o que pode ser melhorado. É importante, também, que cada colaborador saiba como está seu desempenho.


Este abastecimento periódico de feedbacks orienta a equipe. Permite que verifiquem se estão todos atingindo (ou não) as metas, bem como se o trabalho está sendo desenvolvido corretamente.


  1. Escolher profissionais melhores que ele(a)


Um bom líder não tem medo da concorrência dos seus liderados, por isso, com frequência, está em busca de profissionais melhores do que ele(a) para comporem a equipe.


Isso ocorre também porque um bom líder sabe o seu papel dentro da equipe, e entende que precisa de ótimos profissionais para alcançar os resultados em conjunto.


  1. Incentivar os seus talentos


O bom líder trabalha constantemente a motivação dos seus colaboradores, incentivando os bons resultados e sendo uma inspiração no dia a dia.


E mais do que isso, as boas lideranças incentivam o desenvolvimento dos colegas de equipe. Treinamentos, cursos, orientações, e todos os caminhos para novos conhecimentos são bem-vindos.


Esse desenvolvimento reflete não apenas para as demandas da empresa, mas como um desenvolvimento pessoal.


  1. Promover a integração da equipe


Boas lideranças no ambiente corporativo promovem a integração entre os colaboradores. Isso é possível estimulando diariamente um bom clima de bem-estar entre as pessoas. Permite, também, que a comunicação flua mais facilmente.


E então, você possui todas estas características?


avatar MARTA APARECIDA CARVALHO
Marta Aparecida Carvalho
Sou a MARTA. Relações Públicas e Profissional do Direito por Graduação, e Estrategista de Marketing por Paixão e Especialização. No lado pessoal, possuo muita fé em DEUS e uma linda rede familiar, que proporcionam a base para os valores e evolução da inteligência emocional. Sou Sócia Administradora da Consultoria Motriz, que existe para atuar como uma força propulsora na trajetória das empresas, transformando a cultura das mesmas e seus conceitos com criatividade e planejamento, visando melhores resultados. O que me move? TRANSFORMAR pessoas e empresas, e trazer resultados!favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4642 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis