Vivemos em tempos onde o e-commerce já assumiu todo o protagonismo do comércio brasileiro, liderando em números ano após ano. Contudo, muitos empreendedores continuam se arriscando em lojas físicas, seja para expandir seu negócio além da internet ou para manter um empreendimento à moda antiga. Independente dos motivos, é possível prosperar com um bom planejamento e controle financeiro.
As lojas físicas ainda se destacam em certos quesitos que não estão presentes no comércio virtual. Somente presencialmente é possível estabelecer um contato direto com o produto, permitindo ao cliente ver em primeira mão aquilo que pretende comprar. Além disso, a concorrência costuma ser bem menor que do e-commerce, ao mesmo tempo que as chances de venda podem subir muito com a ajuda de bons vendedores.
São esses fatores que mantêm o comércio físico vivo e, em muitos casos, é comum que as pessoas prefiram comprar determinados produtos presencialmente do que através da internet. Dito isso, é necessário planejar a abertura da loja com cuidado especialmente quando já se vende pela internet, pois são formatos de negócio totalmente diferentes.
O primeiro passo é escolher um local estratégico para a loja. Muito do sucesso do comércio físico depende da localização do ponto de venda, que precisa se encontrar em um lugar movimentado e de fácil acesso. Essa decisão deve ser tomada de acordo com uma série de fatores, considerando a concorrência da região, as pessoas que costumam frequentar as redondezas e tudo que possa contribuir positiva ou negativamente para o sucesso do negócio.
Já se tratando das finanças, é indispensável ter um bom planejamento financeiro. É preciso, desde o início, ponderar todos os gastos essenciais e separar uma boa quantia em dinheiro para manter o empreendimento aberto nos primeiros meses. É preciso ter em mente que todo empreendimento novo demora para começar a lucrar, então o fluxo de caixa precisa ser bem controlado para lidar com os custos recorrentes de aluguel, despesas básicas (água, luz, internet), salário dos funcionários, etc.
O planejamento financeiro também precisa incluir a constante reposição de mercadorias, outro pilar de uma loja física. O estoque inicial costuma ser o mais caro, devido à quantidade e diversidade de produtos, mas depois é possível focar apenas nos itens que vendem com mais frequência. Manter esse controle é importante para evitar gastos desnecessários e até mesmo desperdícios, no caso de produtos perecíveis.
Apostar em leilões é sempre uma alternativa válida para adquirir um estoque inicial por valores mais em conta. Existem várias formas de como saber se um site de leilão é confiável, proporcionando toda a garantia de que aquelas são transações seguras e legítimas. A partir dessa estratégia, torna-se possível comprar produtos em lotes por preços muito abaixo do mercado.
Até a próxima!