Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Quer empreender e tem pouco dinheiro? A franquia pode ser a solução!

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Quer empreender e tem pouco dinheiro? A franquia pode ser a solução!
Criado em 17 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Preparar o caminho para um novo negócio não é fácil. Mas e se você pudesse ter todos os benefícios de ser um empreendedor com os recursos de uma empresa maior? Abrir uma franquia pode ser o caminho certo para você!


O sistema de franquias permite que empresas maiores se ramifiquem e cresçam, dando às pessoas a oportunidade de administrar seus próprios negócios com a ajuda e o apoio de uma empresa maior que tem uma fórmula comprovada para o sucesso. 


Claro, isso também não significa que abrir uma franquia seja fácil, mas para muitos aspirantes a donos de empresas, a franquia é uma opção muito menos arriscada, mas ainda assim recompensadora.



Assistência comercial



Um dos benefícios de trabalhar com uma franquia para o franqueado é a assistência comercial que ele recebe do franqueador.


Dependendo dos termos do contrato de franquia e da estrutura do negócio, o franqueado pode receber essencialmente uma operação de negócio chave na mão. Você pode receber a marca, o equipamento, os suprimentos e o plano de publicidade basicamente tudo o que precisa para operar o negócio.


Outras franquias podem não fornecer tudo, mas todas elas fornecem o conhecimento e a sabedoria do franqueador. Seja esse conhecimento armazenado em uma base de conhecimento digital pesquisável ou um número de telefone para falar diretamente com o franqueador, o franqueado tem acesso a toda uma assistência comercial para orientá-lo no processo de possuir e operar um negócio. 


Esse conhecimento pode ser essencial para administrar um negócio de sucesso e torna muito mais fácil do que começar uma empresa do zero.


Reconhecimento da marca



Um grande benefício que os franqueados recebem ao abrir uma franquia é o reconhecimento da marca. Se você começar um negócio do zero, teria que construir sua marca e base de clientes do zero, o que levaria tempo.


As franquias, por outro lado, já são empresas bem conhecidas com bases de clientes estabelecidas. Então, quando você abre uma franquia com essa marca reconhecível, as pessoas saberão automaticamente qual é sua empresa, o que você oferece e o que elas podem esperar. 




Menor taxa de falha



Em geral, as franquias têm uma taxa de insucesso menor do que as empresas individuais. Quando um franqueado compra uma franquia, está ingressando em uma marca de sucesso, bem como em uma rede que oferecerá suporte e aconselhamento, tornando menos provável que saia do negócio.


Além disso, as franquias já provaram seu conceito de negócios, então você tem a garantia de que os produtos ou serviços que você oferecerá estão em demanda.



Poder de compra



Outro benefício de trabalhar com uma franquia é o tamanho da rede. Se você está operando um negócio independente e precisa encomendar produtos ou suprimentos para fazer suas vendas, está pagando mais por item porque seu pedido é relativamente pequeno.


No entanto, uma rede de franquias tem a oportunidade de comprar mercadorias com grande desconto comprando a granel. A empresa-mãe pode usar o tamanho da rede para negociar acordos dos quais todos os franqueados se beneficiam. Um menor custo de mercadorias reduz os custos gerais de operação da franquia.



 Lucros



Em geral, as franquias obtêm lucros maiores do que as empresas estabelecidas independentemente. A maioria das franquias tem marcas reconhecíveis que atraem clientes em massa. 


Essa popularidade resulta em maiores lucros. Mesmo franquias que exigem um alto investimento inicial para a taxa de franquia têm alto retorno sobre o investimento.




Base de clientes integrada



Uma das maiores dificuldades de qualquer novo negócio é encontrar clientes. As franquias, por outro lado, vêm com reconhecimento instantâneo da marca e uma base de clientes fiéis.


Mesmo que você esteja abrindo a primeira filial de uma franquia em uma cidade pequena, é provável que os clientes em potencial já estejam familiarizados com a marca pela exposição a comerciais de TV ou as conhecem de outras localidades.




Seja seu próprio chefe



Uma das maiores vantagens de ter um negócio é ser seu próprio patrão. Ao iniciar um negócio de franquia, você pode ser seu próprio chefe com o benefício adicional de receber suporte da base de conhecimento da franquia.


Possuir um negócio é um trabalho árduo, mas quando você é seu próprio chefe, você pode criar sua própria agenda e ter autonomia sobre sua carreira.


A franquia é uma ótima maneira de começar um negócio quando você quer trabalhar por conta própria, mas tem pouco dinheiro para iniciá-lo. 


E você, já tem um setor para investir? Conte para a gente nos comentários!


Se gostou deste tipo de conteúdo e gostaria de acessar mais dicas e experiências compartilhadas que podem te ajudar a trilhar sua jornada empreendedora, participe da comunidade Novos Negócios.



avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5327 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?