Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Quer aumentar o seu mercado de atuação, mas não sabe por onde começar?

avatar LUCAS HAHN
Lucas Hahnfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Quer aumentar o seu mercado de atuação, mas não sabe por onde começar?
Criado em 14 MAR. 2019
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 

Olá, Pessoal!

Muitas vezes temos uma intenção, mas não sabemos como colocar ela em prática. E sua intenção pode ser exatamente o nosso título do post: Como aumento o mercado de atuação?

Antes de tudo, tenha em mente que aumentar mercado não é vender esporadicamente para outras regiões no momento que sua área atual está ruim, e na hora em que ela melhorar você para de vendar para essas novas regiões. Isso é algo totalmente condenável no mercado e pode se tornar uma arma contra você. Portanto, caso tenha a intenção de expandir de forma estruturada e de longo prazo, sim, nós temos algumas dicas. E tudo começa com uma estratégia para aumentar essa atuação. Aspectos que devem ser relevantes inicialmente são:

a) O meu produto/serviço tem quais características? A resposta se dará através de outras perguntas provocativas, como: tenho algum diferencial? O produto tem uma qualidade única? Tem características específicas? As características e aspectos relevantes devem claras para você antes de iniciar a venda para outros mercados, e isso não significa que tem que ser algo inédito ou com inovações grandes. Muitas vezes um produto tradicional no mercado, mas que possui uma qualidade excepcional pode ser uma grande característica para concorrer com produtos similares. A grande dica aqui é: seja crítico na avaliação do seu produto/serviço, mas não o subestime.

b) Qual é o perfil do público que vendo hoje? Faixa etária, sexo e renda são questões que são muito básicas. Hoje precisamos ir além: gostos, costumes, comportamento, estilo de vida e propósitos que seu público possui são fundamentais para prospecção de novos mercados. Portanto, observe e trace o perfil dos seus clientes. Uma boa empresa de Marketing e Branding pode te auxiliar de forma estruturada.

c) Para onde devo vender? Sabendo as características do seu produto/serviço e tendo o perfil de seu cliente claro, a identificação dos mercados começa a ficar mais fácil. O segundo ponto é a análise geográfica, se você está atuando em uma cidade de médio porte, provavelmente outras cidades com perfil parecido serão um bom alvo. E para se chegar nessas novas cidades, algo que sempre é valioso é ter contatos com parceiros locais, isso facilita muito a entrada. A estratégia pode ser replicada para escalas menores ou maiores, exemplo: se sua ideia é abrir uma filial em outro bairro, ou em uma outra capital, tudo começa pela lógica 'perfil do produto - comportamento do meu cliente - análise geográfica'.

d) Tenho condição de produção para atender o novo mercado? Fundamental questionamento e algo que parece tão evidente, mas que muitos empresários não dimensionam de forma adequada. Caso você faça uma venda muito pontual e depois deixe de atender esse novo mercado, pode ser que você se queime e o retorno futuro pode ser tornar impossível. A dica é: antes de partir para novos mercados, tenha certeza que conseguirá atender a demanda.

e) De que forma devo expandir? Nessa fase já se sabe que tem um bom produto/serviço, conhece qual é o perfil de consumidor que compra, para onde pode ser vendido, e provavelmente já possui parceiros locais. Então a lógica é saber como fazer a penetração de mercado. Isso pode acontecer através de uma parceria, de uma loja própria, de uma franquia, de representantes ou de outras formas. O que deve ser pensado aqui é como maximizar o meu investimento com o melhor retorno? Então não esqueça de um bom plano de negócios.

f) As feiras. Ir a uma feira do ramo de seu negócio sempre é uma excelente opção. Além de você ter ao seu redor concorrentes, fornecedores e clientes, a atmosfera é que centenas ou milhares de pessoas estão ao seu redor para falar do seu ramo. Expor em uma feira é um investimento que deve ser planejado e muitas vezes, quando não se tem muito know-how, a melhor opção é ir como visitante e em uma segunda oportunidade expor. De qualquer maneira uma feira sempre gera contatos, e a sua rede de relacionamento é o que faz seu negócio dar certo.

Ok! Entendi tudo, mas não sei por onde começar!

Então fale conosco. O SEBRAE pode te ajudar em muitos aspectos do planejamento, prospecção e promoção de mercado. Entre em contato conosco e vamos iniciar - ainda hoje - sua expansão!

Um abraço!

avatar LUCAS HAHN
Lucas Hahn
Coordenador Estadual de Varejo e Mercado do SEBRAE/PR.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3898 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas