Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Quem sabe do seu Score é Você! As entidades financeiras ou não, devem aprender isso rapidamente!

avatar SALVADOR SERRATO
Salvador Serratofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Quem sabe do seu Score é Você! As entidades financeiras ou não, devem aprender isso rapidamente!
Criado em 29 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Estive no evento promovido pela ACREFI, com o título Crédito e Cobrança Impacto das Inovações Tecnológicas e Legais, entre os participantes conclui que houve um consenso sobre a principal figura nesta relação, seja uma Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

Como já tenho um bom tempo de estrada, fiz algumas regressões, e conclui que os profissionais que se apresentaram foram unânimes em afirmar que ninguém deixa de cumprir as suas obrigações por livre e espontânea vontade.

Muitos alertas foram apresentados, e, muito mesmo, do que se apregoa hoje já se praticava no passado. Hoje, o marketing alerta para a necessidade de estar próximo do seu cliente, de entender as suas necessidades, alertando que o Cliente é o Oxigênio do seu Negócio! 

Sempre foi, a grande diferença, em minha modesta opinião é a intenção, e sabemos que o produto do Mercado Financeiro é Dinheiro, ou Crédito. E claro, é preciso estabelecer lastros de que o recurso voltará, com os acréscimos acordados.

Em outros tempos, o algoritmo era a experiência do profissional de crédito, que, através de documentos contábeis financeiros confiáveis, um cadastro comercial atualizado com informações das relações com fornecedores, clientes, entidades financeiras, e observem, informações externadas pelos clientes.

A confiança nas informações era total, e claro, o profissional desenvolvia uma expertise na veracidade destas informações e, se necessário, fazia um trabalho de campo, aonde quer que precisasse investigar as informações, e claro, o comportamento anterior no desenvolvimento e pontualidade, nas operações anteriores, dos clientes. 

E observem que toda esta operação era transparente e todos estavam cientes e aprovavam os métodos, pois o principal era a garantia para todos compradores e vendedores.

Qualquer situação de inadimplência era exaustivamente negociada com os clientes, pois todos passavam por alguma situação pontual, e nestes casos, este momento não classificava o cliente como mal pagador.

Estabelecer critérios e procedimentos é a receita para se conquistar um excelente tomador de recursos, acompanhar efetivamente o cliente, seja pessoa física ou jurídica em suas ações, fará com que a qualidade desta relação se fortaleça e todos ganhem. 

Lamentavelmente, se adotam critérios e classificam os clientes por uma operação específica e não consideram que, exatamente neste momento, ele pode estar precisando de um apoio maior e diferenciado.

Na minha opinião, foi um erro a criação de empréstimo consignado, uma medida popular e interesseira, que levou famílias ao caos, pois, são graves as questões dos desempregados, e com a ausência de geração de renda, muitas famílias passaram a utilizar esta linha de crédito, inicialmente como tampão para esta situação, tornando-se permanente, o que ocasionou um quadro irreversível de caos e endividamentos. 

Da mesma forma para a Pessoa Jurídica foram criadas linhas de créditos, com facilidades, mas não se observou adequadamente a Gestão dos Negócios, as Informações são genéricas, e os profissionais não têm a necessária expertise, experiência e vivências em campo, muito menos autonomia, para tomar decisões!

O Fio do Bigode nos ensina!  

A proximidade com a Carteira de Clientes é mais do que o registro de um CPF ou um CNPJ, é acompanhar o planejamento, o crescimento, a evolução dos negócios, enfim, comemorar a participação nas conquistas dos clientes.

avatar SALVADOR SERRATO
Salvador Serrato
Jornalista, Consultor Snior, Palestrante, Facilitador e Docente em temas que envolvem: Gesto Empresarial (Administrao, Finanas, Contabilidade), Governana Corporativa, Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo de Crdito.favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4649 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?