Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Quanto vale uma startup unicórnio?

avatar LUCAS WIDMAR PELISARI
Lucas Widmar Pelisarifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Quanto vale uma startup unicórnio?
Criado em 26 JAN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Você sabe quanto vale uma startup unicórnio? Segundo a solução para valuation, o site Valutech, uma empresa desse tipo pode ter um valor mínimo, claro, mas necessariamente não tem um valor máximo. Por isso, é importante entender não só qual é a meta de classificação para ganhar esse apelido, mas também como calcular o valor de uma empresa do tipo.


Por muito tempo, o Brasil não teve um startup unicórnio para chamar de seu, mas hoje em dia já tem 20 empresas que ganharam essa classificação. Por isso, é importante entender quanto vale uma startup unicórnio caso você queira ganhar esse apelido para a sua empresa ou entender melhor quando vê algumas empresas sendo tratadas de outras formas no mercado.


Quer aprender quanto vale uma startup unicórnio? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!


Quanto vale uma startup unicórnio?

Receber o selo de unicórnio é o sonho de todo empreendedor que cria uma startup, mas não é algo que é para todo mundo. Afinal, essa é uma metrificação muito complicada de ser alcançada.


Para ser considerada uma startup unicórnio, a empresa precisa, em primeiro lugar, ser uma startup. Isso significa que ela deve ser uma empresa que usa tecnologia disruptiva para criar um novo tipo de produto ou mercado ou mudar a forma como um tipo de produto ou mercado é vendido ou alugado.


Um exemplo seria o Quinto Andar, um site que muda a maneira como alugamos e compramos apartamentos com base em tecnologia, soluções web, Big Data e muito mais.


Outro ótimo exemplo é o Uber, que mudou radicalmente como os táxis, transporte e caronas funcionam. Hoje em dia, milhões de pessoas pelo mundo passaram a usar o Uber como principal fonte de trabalho ¿ mesmo com a gasolina cara como a atual.


Além de ser uma startup, um unicórnio precisa atingir o valuation de 1 bilhão de dólares americanos. Isso mesmo: para ser considerado um unicórnio, a empresa precisa ter valor de mercado de 1 bilhão de dólares.

O termo foi criado em 2013, por Aileen Lee. Em 2017, existiam 227 empresas ativas que se classificavam como unicórnios, o que mostra o quão seleto esse grupo é.


Afinal de contas, atingir 1 bilhão de dólares de valor de mercado é muito difícil. Depende bastante da quantidade de dinheiro que as startups conseguem atrair em rodadas de investimento, em seu plano de negócio e muitos outros fatores. É claro que ser um unicórnio não é o final da jornada, mas é um marco muito significativo.


Um ponto interessante é que o valor de 1 bilhão de dólares é o mínimo para que a empresa seja um unicórnio, mas não o máximo. Existem startups de 2, 3, 4 bilhões de dólares ou muito mais do que isso.


Como calcular o valor de uma empresa?

Calcular o valor de uma empresa não é tarefa fácil. Normalmente, em relação a startups, uma maneira fácil de entender o seu valor de mercado é só somar o total de aportes feitos em rodadas de investimento.


Afinal, de certa forma, as rodadas de investimento são substitutos da Bolsa de Valores para startups. Isso porque elas mostram literalmente o quanto de dinheiro que o mercado está disposto a investir na companhia, o que indica o seu valuation.


No entanto, essa não é a única e nem a mais confiável maneira de chegar a esse valor. Confira outras a seguir!


Fluxo de caixa descontado

O fluxo de caixa descontado é o mecanismo de avaliação mais usado e recomendado do mercado. Ele usa o fluxo de caixa da empresa, seu risco e ativos para entender qual é a capacidade do negócio de gerar dinheiro. Ou seja, sua capacidade de produzir valor.


Assim, o fluxo de caixa descontado olha para o passado da empresa, bem como para o seu presente e contexto para entender qual é o seu potencial de crescimento e quanto ela vale hoje.


Múltiplos de mercado

Outro mecanismo muito usado, especialmente por jornalistas e empreendedoras, é o Múltiplos de Mercado. Apesar de não ter o mesmo rigor científico do fluxo de caixa descontado, é popular por ser fácil de usar.


Basicamente, o Múltiplos de Mercado usa métricas comparativas para chegar ao valor da empresa. Por exemplo, suponha que a empresa A tenha um valor de mercado de 5 bilhões de dólares.


A empresa B usa um múltiplo de mercado e percebe que tem o equivalente a 50% das vendas da empresa A. Portanto, pela lógica de múltiplos de mercado, seu valor seria de metade daquele valuation da empresa A, cerca de 2,5 bilhões de dólares.


Agora que você já sabe quanto vale uma startup unicórnio, é hora de colocar esse conhecimento em prática. Talvez você possa se planejar para conseguir criar a próxima empresa que ganhará essa classificação. Afinal, entendendo como o valor é calculado, você pode tomar atitudes específicas que vão levar o seu negócio a chegar nessa valoração em menos tempo.


Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião e diga qual startup unicórnio é a sua favorita!

 

avatar LUCAS WIDMAR PELISARI
Lucas Widmar Pelisari
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5327 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?