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Quanto investir em tráfego pago

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Quanto investir em tráfego pago
4 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 01 NOV. 2022
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Você tem um negócio que pode ajudar muita gente, com produtos de qualidade, preços competitivos, uma equipe fantástica e altamente capacitada, velocidade na entrega e confiabilidade nos prazos, enfim, tem tudo para convencer seu cliente a fechar uma compra menos... o cliente.


Mais do que ter um diferencial competitivo, é necessário fazer com que seu público descubra sua empresa, seu diferencial e seus atrativos! Caso contrário, as vendas não vão acontecer, mesmo você tendo algo fantástico nas mãos.


Para acelerar esse processo de "descobrimento" existe a possibilidade de pagar para adquirir espaços publicitários junto ao Google, em diversas modalidades, Redes Sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, TikTok etc., e diversas ferramentas de tráfego pago. 


Se você estiver pensando neste momento em algo como; "mas essa não é a única forma, existem as rádios, panfletos..." você está certo, porém nós estamos na comunidade de marketing digital, então nosso foco permanecerá nessas ferramentas.


Pacote Básico do Tráfego Pago


Google Ads

Se falarmos com 10 gestores de tráfego, é provável que eles sejam unânimes em dizer que duas plataformas fazem parte do pacote básico do tráfego pago. A primeira delas é o Google, que oferece a oportunidade de aparecer para clientes em potencial no momento em que eles estão buscando pelo seu produto ou serviço, aumentando fortemente as chances de esse contato ser convertido em venda. 

(aliás, temos um conteúdo que fala exatamente sobre esses conceitos! Se quiser saber mais, acesse: Diferença entre leads e conversões)

Anúncios de display: um guia de práticas recomendadas para criativos -  Ajuda do Google Ads

Além disso, ele também oferece a possiblidade de patrocinar vídeos no Youtube, aplicativos para download, campanha de rede de display (anúncios gráficos) que são exibidos em blogs e sites parceiros, e outras possibilidades. É uma ferramenta de geração de tráfego versátil, eficiente e que recebe muitos acessos todos os dias, sendo uma fonte rica para alcançar seu público.


Facebook Ads

"Ah Bianca, mas o Facebook já morreu". Na verdade quando falamos em Facebook ADS estamos falando de anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram, além de espaços de anúncios dentro de artigos, no Messenger, entre outros Placements. 


Então o nome da ferramenta acabou ficando popularmente conhecida por Facebook ADS, apesar do seu múltiplo potencial em locais para anunciar.


E talvez você se espante em saber qual é o volume de acessos que cada rede social recebe por dia! 

Redes sociais: o que são e para que servem? - Toda Matéria

Dados referentes ao levantamento realizado apenas no Brasil, considerando a média de acessos ao longo do ano de 2021.


Logo, temos então duas ferramentas possíveis básicas para pensarmos em quanto investir em tráfego pago. Agora, é preciso entender, de forma rápida o comportamento dos usuários em cada uma delas!


Comportamento dos Usuários


Enquanto no ambiente de pesquisas do Google um usuário está realizando uma pesquisa, ou seja, já está demonstrando interesse por algo (o que chamamos de público quente), no Youtube, sites, blogs e redes sociais, as pessoas estão consumindo conteúdo, e não buscando consumir algo.


Logo de cara é possível perceber uma diferença entre o momento do consumidor! 


No primeiro, ele quer saber mais sobre o que você tem a oferecer, então tende a ler o que você escreveu no anúncio, acessar mais informações em seu site, comparar com concorrentes etc. 


no segundo, se você não se destacar de alguma forma em pouquíssimos segundos, vai perder aquele lapso de atenção que o usuário foi obrigado a te conceder, e pode não voltar a ter uma nova chance com ele. Isso influência no conteúdo do anúncio que vamos criar, mas isso é um tema para um próximo post ;)


(se você quer um post sobre diferentes formatos de anúncios e quais convertem mais em cada rede, deixe um comentário!)


O que isso quer dizer? Quer dizer que a chance de gerar conversões anunciando em uma campanha de pesquisas no Google é mais vantajoso do que patrocinando posts, stories, reels ou vídeos no Youtube. Então é aceitável investir um pouco mais nesse canal, visto que a tendência é que o retorno seja maior (e mais rápido).


Obs. 1: não, nós não recebemos nada do Google para falar isso rsrs.


Obs. 2: Essa afirmação é relativa! Se aplica a maioria dos anunciantes, mas não a todos. Muitas empresas precisam despertar o desejo, aquecer seu público e capturar a atenção de forma visual, e nesse caso os outros formatos de anúncio passam a ser mais interessantes que o Google.


Finalmente, vamos falar sobre:


Quanto investir em tráfego pago


 A resposta é... Depende! E não podia ser diferente, já que cada negócio possui características únicas e necessidades diferentes.


Mas não fique triste, porque nós ainda vamos dar uma noção geral sobre o valor ideal de investimento, ok?


Vamos começar pelo:


Valor Mínimo

Se você quer começar, medir o retorno, escalar aos poucos, e precisa de um parâmetro para definir quanto colocar de largada, acredito que você ficará feliz com essa parte, já que o valor mínimo é bastante acessível e viável para quase todo negócio.


Para esse cálculo, vamos pensar sempre em orçamento diário vitalício, ou seja, uma verba para investimento por dia, todos os dias ao longo de um mês.


O valor mínimo das plataformas segue o padrão de 1 dólar, o que convertendo fique em torno de R$5,50 por dia.


Porém, a minha recomendação de investimento mínimo para conseguir ter um parâmetro de retorno é de R$10,00 por dia em cada plataforma, o que totaliza um investimento de R$300,00 no mês.


Com isso você já consegue começar a sentir o mercado, testar seus anúncios, suas ofertas, e medir seu funil de conversão. Quando falamos em tráfego pago, a palavra-chave é mensurar os dados. Para isso, eu recomendo que você, na medida do possível, procure a assessoria de um profissional capacitado.


A partir do valor mínimo você terá informações sobre quantas pessoas você alcançou, quantos cliques você obteve, quantos leads recebeu e, por fim, quantas conversões e qual foi o seu retorno financeiro. 


Com esses dados em mãos, é possível tirar algumas conclusões como:

  • Quantas pessoas eu preciso atingir para gerar 1 clique?
  • Quantos cliques eu preciso atrair para gerar 1 contato/lead?
  • Quantos leads são necessário para gerar 1 venda?

Claro que, para que esses dados sejam confiáveis é necessário ter uma amostragem considerável, ou seja, fazer investimentos recorrentes por um determinado espaço de tempo, sem grandes alterações que façam sua campanha retornar a fase de aprendizagem.


Agora que já vimos o mínimo, vamos ao:


Valor Ideal de Investimento em Tráfego

Essa é uma etapa um pouco mais avançada, para quem já conhece melhor seu produto, sua precificação e o valor ideal do seu CAC (custo de aquisição de cliente).


O cálculo deve ser sempre o seguinte: se eu tenho produtos sobrando em estoque ou capacidade ociosa na minha prestação de serviços, e se eu tenho capacidade de vender e atender mais do que eu vendo e atendo hoje, deixando de investir em tráfego você não está tendo uma economia do valor investido, mas um prejuízo com relação ao valor que você deixou de ganhar.


Basicamente, tudo está relacionado ao ROI (retorno sobre o investimento) e ao CAC (custo de aquisição de clientes). Considerando um cenário em que você já invista e já conhece essas duas informações, o que você precisa fazer é aumentar o investimento e acompanhar esses dois indicadores. 


Quando você aumenta o valor investido e o ROI e CAC se mantém estáveis, é sinal de que existe um potencial represado para aumento dos investimentos, e você está no caminho certo.

Quando você aumenta o valor investido e sente uma perda no retorno sobre o investimento ou um aumento do CAC, pode indicar que você já está explorando da melhor forma o público neste momento, e manter o investimento em patamares mais baixos seja o melhor caminho.


Em números, vamos considerar uma empresa que investe R$1.000,00 por mês em cada uma das redes principais (Google ADS e Face ADS), com os seguintes retornos:

a) Google: 

- Investimento R$1.000

- ROI: 10 (ou seja, as campanhas estão retornando 10x o valor investido)

- CAC: R$50

Se o custo de aquisição é de 50 reais, com o investimento total teriam sido geradas 20 vendas, e de acordo com o retorno sobre o investimento, a receita obtida teria sido de R$10.000,00 com um ticket médio de 500 reais por venda.


Primeira pergunta: se eu gasto 50 reais para gerar uma venda de 500, esse investimento está dentro da precificação que eu estimei para os meus produtos/serviços? 

Nesse momento, se o custo de aquisição estiver maior do que o valor reservado no seu preço para adquirir novos clientes, talvez seja o caso de rever seus preços, ajustando-os a realidade do seu custo.


Segunda pergunta: quantas vendas eu conseguiria fazer além das atuais 20? Tenho capacidade de atender o dobro? 

Se sim, a estratégia seria aumentar o investimento e monitorar o retorno com base no ROI e CAC.

Quanto maior o ROI, melhor. Quanto menor o CAC, melhor. 

Se você aumentar seu investimento como, no exemplo, mas seu CAC também aumentar, quer dizer que você pode estar gastando o dobro para gerar o mesmo número de vendas. Logo, o investimento ideal seria o valor menor que vinha sendo investido anteriormente.


Deixe nos comentários quais outros temas ou informações você gostaria de ver por aqui nos próximos posts.


Um abraço, Bianca Becker | @biancabeckerl


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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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