Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Quando e como mudar a identidade visual da sua empresa?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Quando e como mudar a identidade visual da sua empresa?
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 18 AGO. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Tudo muda, isso é uma verdade universal. A sociedade já passou por muitas fases, e continua constantemente no seu processo de mudança. Com isso, as pessoas criam novas prioridades e passam a exigir coisas diferentes do mercado.


Isso simboliza que as empresas precisam aprender a se adaptar a essas demandas para que elas não acabem se tornando obsoletas dentro do mercado. As mudanças podem acontecer tanto internamente quanto de maneira externa, mas nenhuma companhia ou empreendimento passa intacto pelas alterações sociais. 


Entender o momento ideal para fazer essas mudanças nem sempre é algo fácil, principalmente as mudanças externas como identidade visual e marca. Por isso, separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa:


Identidade visual, branding e marca

  

Antes de mais nada, é importante sabermos bem o que é branding, identidade visual e marca, para somente depois entendermos por que eles devem mudar. 


Marca

 

Marca, se formos falar na linguagem somente de design, é a representação visual da empresa, com o uso de cores, fontes e formas corretas que fazem com que o público identifique imediatamente a empresa. 


A partir disso, ela pode simbolizar a posição em que quer estar no mercado, assim como a forma como ela deseja ser referida socialmente. 


Branding

 

Para que ela consiga ter essa presença social forte, é necessário que a empresa tenha uma boa estratégia de comunicação com os clientes, sejam fidelizados ou em potencial. A forma como ela se comunica com as pessoas, como ela recebe críticas e até mesmo como ela se porta perante pautas sociais molda a forma como ela quer ser enxergada pela sociedade.


Identidade visual  

  

A identidade visual é tudo aquilo que constitui a aparência da marca e também a mensagem que ela quer passar para o público. Para isso, é necessário escolher a paleta de cores certa, ter uma tipografia diferente da concorrência, de maneira que chame a atenção, sem ser chamativa demais, e também um slogan marcante e inteligente.


Quando é hora de mudar?

  

Há uma série de fatores que levam uma empresa a mudar a sua identidade visual ao longo das décadas. Apresentamos aqui alguns dos motivos mais comuns para motivar uma empresa a tomar essa decisão:


Rebranding   


Esse fator é principalmente ao considerar que a forma como você lida com as demandas sociais está desatualizada. Com isso, é preciso um rebranding completo para se adequar a novas redes sociais, novos padrões de consumo e até mesmo novas interações com os clientes, de forma a fidelizá-los a sua marca.


Modernização da marca  


Assim como a forma de lidar com as demandas dos clientes precisa ser atendida, é necessário que a sua marca esteja em sintonia com eles. As suas cores, fontes e formas estão se comunicando com a geração atual? Se a resposta for não, é interessante conversar com o seu designer para mudá-las.


Fusão e aquisição por outra empresa  

  

Esse é um motivo óbvio para alterar a marca, afinal de contas, ela simboliza a nova fase da sua empresa, e até mesmo tirar da mente dos consumidores a velha marca e transportá-los para uma nova experiência. 


Mudança nos pilares centrais da empresa  

  

Muitas vezes, as mudanças são internas. Geralmente, quando uma empresa vai mudar a sua missão, visão e valores, a marca atual não faz mais sentido de acordo com o  planejamento interno do RH e os objetivos estabelecidos. Com isso, é necessário alterar a marca, identidade visual e branding para adequá-la a essa nova fase.


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 760 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?