Tudo muda, isso é uma verdade universal. A sociedade já passou por muitas fases, e continua constantemente no seu processo de mudança. Com isso, as pessoas criam novas prioridades e passam a exigir coisas diferentes do mercado. Isso simboliza que as empresas precisam aprender a se adaptar a essas demandas para que elas não acabem se tornando obsoletas dentro do mercado. As mudanças podem acontecer tanto internamente quanto de maneira externa, mas nenhuma companhia ou empreendimento passa intacto pelas alterações sociais. Entender o momento ideal para fazer essas mudanças nem sempre é algo fácil, principalmente as mudanças externas como identidade visual e marca. Por isso, separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa: Antes de mais nada, é importante sabermos bem o que é branding, identidade visual e marca, para somente depois entendermos por que eles devem mudar. Marca, se formos falar na linguagem somente de design, é a representação visual da empresa, com o uso de cores, fontes e formas corretas que fazem com que o público identifique imediatamente a empresa. A partir disso, ela pode simbolizar a posição em que quer estar no mercado, assim como a forma como ela deseja ser referida socialmente. Para que ela consiga ter essa presença social forte, é necessário que a empresa tenha uma boa estratégia de comunicação com os clientes, sejam fidelizados ou em potencial. A forma como ela se comunica com as pessoas, como ela recebe críticas e até mesmo como ela se porta perante pautas sociais molda a forma como ela quer ser enxergada pela sociedade. A identidade visual é tudo aquilo que constitui a aparência da marca e também a mensagem que ela quer passar para o público. Para isso, é necessário escolher a paleta de cores certa, ter uma tipografia diferente da concorrência, de maneira que chame a atenção, sem ser chamativa demais, e também um slogan marcante e inteligente. Há uma série de fatores que levam uma empresa a mudar a sua identidade visual ao longo das décadas. Apresentamos aqui alguns dos motivos mais comuns para motivar uma empresa a tomar essa decisão: Esse fator é principalmente ao considerar que a forma como você lida com as demandas sociais está desatualizada. Com isso, é preciso um rebranding completo para se adequar a novas redes sociais, novos padrões de consumo e até mesmo novas interações com os clientes, de forma a fidelizá-los a sua marca. Assim como a forma de lidar com as demandas dos clientes precisa ser atendida, é necessário que a sua marca esteja em sintonia com eles. As suas cores, fontes e formas estão se comunicando com a geração atual? Se a resposta for não, é interessante conversar com o seu designer para mudá-las. Esse é um motivo óbvio para alterar a marca, afinal de contas, ela simboliza a nova fase da sua empresa, e até mesmo tirar da mente dos consumidores a velha marca e transportá-los para uma nova experiência. Muitas vezes, as mudanças são internas. Geralmente, quando uma empresa vai mudar a sua missão, visão e valores, a marca atual não faz mais sentido de acordo com o planejamento interno do RH e os objetivos estabelecidos. Com isso, é necessário alterar a marca, identidade visual e branding para adequá-la a essa nova fase.Identidade visual, branding e marca
Marca
Branding
Identidade visual
Quando é hora de mudar?
Rebranding
Modernização da marca
Fusão e aquisição por outra empresa
Mudança nos pilares centrais da empresa