Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightLicitações Públicaskeyboard_arrow_rightArtigos

Quando devo impugnar o edital?

avatar NADIA APARECIDA DALL AGNOL
Nadia Aparecida Dall Agnolfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Quando devo impugnar o edital?
Criado em 05 AGO. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Olá, tudo bem?


Eu sou Nadia Dall Agnol, especialista no assunto de Compras Públicas e nova parceira da Comunidade Sebrae.


Hoje vou compartilhar mais uma Dica da Especialista.


Vamos falar com você, fornecedor, que já atua na área de compras públicas a um tempo ou está iniciando agora, você sabe quando deve impugnar o edital?


Então vamos lá!


Como já sabemos, é no edital que encontramos todas as informações importantes para participar do processo de licitação. Inclusive, é no edital que constará o objeto da licitação, as regras relativas à convocação, ao julgamento, à habilitação, aos recursos e as penalidades da licitação, à fiscalização, gestão do contrato, à entrega do objeto e às condições de pagamento.


Como já visto, havendo dúvidas sobre alguma informação contida no edital, o licitante pode se utilizar do pedido de esclarecimento. Ocorre que, em alguns casos, o pedido de esclarecimento não é suficiente, ocasião em que deve-se recorrer à impugnação.


A impugnação é necessária quando alguma exigência do edital estiver em desacordo com a Lei, por essa razão, só o pedido de esclarecimento não seria suficiente, já que o edital precisará ser alterado, a fim de corrigir o vício apresentado. 


Motivos para impugnação:



  • descrição do objeto direcionada a uma única empresa
  • exigência de habilitação excessiva 
  • ausência de previsão da Lei Complementar nº 123/2006, que concede tratamento diferenciado às microempresas e empresas de pequeno porte;
  • Exigência da presença física do representante da empresa licitante nas sessões públicas de licitação (tal exigência é ilegal, inclusive, em se tratando de licitação realizada na modalidade de pregão, na forma presencial);
  • Descrição insuficiente do objeto da licitação;


Prazos legais para impugnação:


Pregão Eletrônico: Até 3 dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública (Art. 24 do Decreto nº 10.024/2019)

Pregão Presencial: Até 2 dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública (Art. 12 do Decreto nº 3.555/2000)


A impugnação deve ser encaminhada ao Pregoeiro e equipe de apoio, constando todos os apontamentos que a empresa tem referente as possíveis ilegalidades ou vícios.


A impugnação DEVE ser aceita pelo pregoeiro, em forma DIGITAL (por e-mail).


Cabe destacar que o Pregoeiro não está obrigado a receber Impugnações e Pedidos de Esclarecimentos apresentados fora do prazo (de forma intempestiva).Por outro lado, de acordo com o princípio da Autotutela a Administração tem o dever de zelar pela manutenção do status de legalidade dos seus atos. Direito constitucional de petição: CR, art. 5º, inc. XXXIV


Para deixar mais claro, vamos apresentar um exemplo prático: 


Um determinado edital para construção de escola exige como requisito de habilitação técnica, a prova de já ter realizado empreendimento similar mediante apresentação de, no mínimo, dois atestados, emitidos por pessoa jurídica de Direito Público somente, e que prove a execução de objeto com, no mínimo, 85% da área a ser construída.



Neste caso, caberia a impugnação do edital, visto que a exigência é excessiva e vai contra a legislação vigente.


Não deixe de apontar para Administração Pública, pois muitas vezes ela não tem conhecimento do objeto e nem tão pouco sabe que esta praticando um ato em desconformidade com a lei.


Gostou do assunto? 


Deixe seu comentário, curta a publicação e compartilhe nas suas redes sociais.  


Interaja conosco na Comunidade e não esqueça de clicar no botão PARTICIPAR para receber todas as minhas publicações por aqui.


Te encontro no próximo post.

avatar NADIA APARECIDA DALL AGNOL
Nadia Aparecida Dall Agnol
Ndia Dall Agnol, servidora pblica, pregoeira, consultora SEBRAE, ps graduanda em Direito Administrativo Municipal, lotada no Departamento de Compras, Licitaes e Contratos da Prefeitura Municipal de Francisco Beltro.favorite_outline Seguir Perfil
capa Licitações Públicas
Licitações Públicas
people 761 participantes
Olá, Empresário! Participar de licitações ainda é um mito para você? Tem muitas dúvidas de como funciona esse mercado? Nessa comunidade você poderá interagir conosco e conhecer mais sobre esse assunto. O nosso propósito aqui é entregar conteúdo sem o 'juridiquês' de forma traduzida e clara, para você compreender melhor como funciona o mercado de licitações. Participe conosco! A sua postagem contando a sua experiência será muito bem-vinda! Te encontro entre uma e outra publicação. Abraços!!!
fixo
Em alta
FOMENTA PARANÁ -EMPRESARIAL - ONLINE
06 jul. 2022FOMENTA PARANÁ -EMPRESARIAL - ONLINE
Sou MEI, posso participar de licitação?
05 ago. 2021Sou MEI, posso participar de licitação?
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?