Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightLicitações Públicaskeyboard_arrow_rightArtigos

Quando devo fazer um pedido de esclarecimento do edital?

avatar NADIA APARECIDA DALL AGNOL
Nadia Aparecida Dall Agnolfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Quando devo fazer um pedido de esclarecimento do edital?
Criado em
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 

Olá, tudo bem?

Eu sou Nadia Dall Agnol, especialista no assunto de Compras Públicas e nova parceira da Comunidade Sebrae.

Hoje vou compartilhar mais uma Dica da Especialista.

Vamos falar com você, fornecedor, que já atua na área de compras públicas a um tempo ou está iniciando agora, quando devo fazer um pedido de esclarecimento do edital?

Então vamos lá!

O edital é o documento principal da licitação. Lá estão contidas todas as informações que importam ao licitante para a realização do procedimento licitatório, quais sejam: o objeto da licitação, as regras relativas à convocação, ao julgamento, à habilitação, aos recursos e as penalidades da licitação, à fiscalização, gestão do contrato, à entrega do objeto e às condições de pagamento. 

No caso de alguma informação não ficar suficientemente esclarecida, o licitante pode recorrer ao pedido de esclarecimento. Importante esclarecer que o pedido de esclarecimento não tem por objetivo alterar o edital, mas sim explicar de maneira mais clara algum ponto de obscuridade, equívoco ou omissão do edital.

Em outras palavras, o pedido de esclarecimento é o ato pelo qual os interessados pedem que seja esclarecida dúvida relativa às disposições do instrumento convocatório, com a finalidade de receber uma explicação ou um maior detalhamento acerca de algum aspecto específico do conteúdo do edital.


Serve para que o licitante resolva aquela pulga atrás da orelha ao ler o edital. 


O pedido de esclarecimento encontra previsão legal no artigo 164 da Lei de Licitações e Contratos Administrativos, no artigo 5, inciso XXXIV, da Constituição Federal e artigo 23 do Decreto de Pregão eletrônico nº 10.024/2019. 

Importante dizer que o pedido de esclarecimento é uma petição simples, ou seja, não exige muitas formalidades, podendo ser enviado até via e-mail pelo licitante. Ainda, vale salientar que o pedido deve ser feito antes da realização da licitação, pois, como já visto, vai esclarecer alguma informação sobre o edital. 

IMPORTANTE: ter ATENÇÃO quanto aos prazos estabelecidos no edital para envio do pedido de esclarecimento.

Um exemplo: 

Um determinado edital para aquisição de merenda escolar estabelece que o objeto deverá ser entregue nas Escolas A, B e C. 

Sendo que o edital não esclarece quais os endereços de entrega.

Neste caso, o ideal é que você LICITANTE encaminhe um pedido de esclarecimento direcionado ao pregoeiro ou comissão de licitação.

 

IMPORTANTE: Não deixe de participar por conta de dúvidas que são possíveis serem sanadas.

 

Gostou do assunto? 

Deixe seu comentário, curta a publicação e compartilhe nas suas redes sociais.  

Interaja conosco na Comunidade e não esqueça de clicar no botão PARTICIPAR para receber todas as minhas publicações por aqui.

Te encontro no próximo post.

 

avatar NADIA APARECIDA DALL AGNOL
Nadia Aparecida Dall Agnol
Ndia Dall Agnol, servidora pblica, pregoeira, consultora SEBRAE, ps graduanda em Direito Administrativo Municipal, lotada no Departamento de Compras, Licitaes e Contratos da Prefeitura Municipal de Francisco Beltro.favorite_outline Seguir Perfil
capa Licitações Públicas
Licitações Públicas
people 761 participantes
Olá, Empresário! Participar de licitações ainda é um mito para você? Tem muitas dúvidas de como funciona esse mercado? Nessa comunidade você poderá interagir conosco e conhecer mais sobre esse assunto. O nosso propósito aqui é entregar conteúdo sem o 'juridiquês' de forma traduzida e clara, para você compreender melhor como funciona o mercado de licitações. Participe conosco! A sua postagem contando a sua experiência será muito bem-vinda! Te encontro entre uma e outra publicação. Abraços!!!
fixo
Em alta
FOMENTA PARANÁ -EMPRESARIAL - ONLINE
06 jul. 2022FOMENTA PARANÁ -EMPRESARIAL - ONLINE
Sou MEI, posso participar de licitação?
05 ago. 2021Sou MEI, posso participar de licitação?
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?