Estamos vivendo o melhor momento de nossas vidas. Falamos muito em B2B 'empresas para empresas', depois B2C 'empresas para consumidores', e diante desta constante mudança e evolução dos conceitos de gestão e estratégia de marketing e negócios, enxergamos a nova tendência H2H 'Humano para humano'.
E à partir dessa informação vou compartilhar algumas histórias para inspirar a forma como você atua em seus atendimentos.
Sou gestora de uma loja muito especial, que tem como propósito FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DAS PESSOAS. Era um sábado ensolarado, aproximadamente 10hr, e um menino com uma caixinha de balas entra na loja e me diz: moça quer comprar bala pra me ajudar?
Bom, comprei umas balinhas, e fiz o que transborda meu coração, que é atender com carinho, com respeito e amor. Meu sexto sentido me fez perceber que aquele menino estava com fome, e então perguntei seu nome e se ele gostaria de experimentar um delicioso bolo de cenoura com cobertura de chocolate (café da manhã especial que preparamos aos sábados), os olhos dele ficaram arregalados e logo disse siiimmm e, completou: não tomei café da manhã, estou vendendo essas balas pra levar comida pra minha família.
Daniel, é o nome desse menino que me ensinou tanto em tão pouco tempo. Servi bolo e um café especial pra ele, ficou muito feliz e agradecido. Na loja, temos um espaço com vídeo game, enquanto ele degustava o bolo, seus olhos brilhavam diante da TV. Logo pensei, vou deixar o dia desse menino ainda mais especial e perguntei: que tal jogar uma partida de futebol? E ele me disse: é sério? Uauuuuuuu, quero sim, meu sonho é jogar vídeo game. Então bora lá realizar esse sonho menino.
Conversei com ele, descobri que tinha 10 anos, que morava com a mãe e 3 irmãos menores. Ele me contou que sua mãe também vende doces e limpa casas para comprar comida. Aproveitei pra fazer algumas perguntas e dizer para o Daniel que é importante ele estudar. Um menino de valor com propósito claro de melhorar a vida da sua família.
Terminou sua partida, olhou nos meus olhos e disse que foi o dia mais feliz da vida dele.
O que o Daniel me ensinou? Ah, que temos a chance todos os dias de realmente fazer a diferença na vida das pessoas.
Varejo é relacionamento, é se preocupar realmente com as pessoas, é dinamismo e muito amor pelos desafios constantes.
Que atender com excelência e despertar UAUUU gera gratidão, e gratidão gera novos relacionamentos e o ciclo continua.
Cada cliente/parceiro que você atende é uma oportunidade única de treinar suas habilidades, tornar suas experiências inesquecíveis e ser uma pessoa melhor. Pense nisso!
Daniel não comprou, ele foi vender, e nos deu uma oportunidade enorme de PRATICARMOS O NOSSO PROPÓSITO, proporcionar EXPERIÊNCIAS INCRÍVEIS e MEMORÁVEIS está na nossa Cultura.
Dinheiro vem depois, como consequência! Faça o teste e suas conversões irão te surpreender. Gaste seu tempo potencializando o que você e sua equipe tem de melhor para gerar valor a seus clientes!
Fernanda Lemes