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QUAL O VALOR DE UMA MARCA?

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QUAL O VALOR DE UMA MARCA?
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Criado em 29 SET. 2021
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Imagine o seguinte: no seu último dia de aula no colégio você recebe a tarefa de produzir uma foto sua. De início lhe soa simples, uma tarefa que você mesmo pode fazer ou pedir ajuda à qualquer pessoa com as mínimas condições de segurar um celular e apertar um botão. 

Olhando a sua volta, você vê que alguns colegas já sacam os telefones e fazem uma selfie rápida para concluir a tarefa.

O professor então começa a explicar o objetivo da foto, ele comenta que essa é a imagem que os representará de agora em diante. Da entrega da imagem até o fim da existência de todos, tudo o que fizerem será representado por essa imagem. As pessoas os conhecerão, primeiramente por essa imagem, e tem todo o direito de não quererem nem uma simples conversa, dependendo da percepção que tiverem dessa foto. 

Percepção! Desta foto em diante cada familiar, cada possível amigo, cada provável amor, cada viável pessoa que possa fazer parte da sua vida utilizará somente o que vê na foto para determinar seu caráter, sua honestidade, seus valores, sua credibilidade. 

Imaginem que tudo o que vocês precisam provar a alguém ou para o mercado dependam exclusivamente desta imagem. 

É nesse momento que os celulares somem nos bolsos nas mesmas proporções que olhos crescem em pavor. Aquela tarefa simples tomara proporções inimagináveis se pensares que todo seu estudo, dedicação, capacidade, vontade são agora escravos da representatividade daquela foto. As ideias de uma foto simples desaparecem pois ela agora interfere em toda sua vida. 

Se não bastasse o professor continua atribuindo cada vez mais peso. 

As universidades só receberão os currículos de quem às fotos os agradarem. As empresas só convidarão para entrevistas os que parecerem inovadores e proativos. 


A foto tomara proporções tão grandes que é impossível continuar ouvindo o professor. Sua voz abafada é inundada por questionamentos. 

Como devo parecer? Como as pessoas me perceberão? Como me destaco? A quem devo surpreender? A quem devo agradar? Qual o meu objetivo? Como me posiciono? 


Esse exercício parece um pouco exagerado mas, se traçarmos um paralelo com o mercado começamos a entender um pouco da importância da marca da sua empresa. 

Assim como a foto, sua marca deve representar várias características e deixar claro o público o seu propósito, valores e posicionamento. Parece muita responsabilidade apenas para a marca e, evidentemente, ela não é responsável por toda a percepção de seus produtos/serviços. Mas ela é a primeira impressão, a primeira mensagem e é com ela que seu produto será indicado pela qualidade, bom preço, durabilidade ou agilidade. 


Isso deixa claro a importância da construção de uma boa marca. Hoje empresas especializadas realizam inúmeros estudos para criar, por exemplo, uma tipografia agradável e energética, um símbolo com uma boa estratégia semiótica, usando signos que criem uma representação intrínseca ao consumidor para que ele tenha uma impressão de credibilidade, seriedade ou alegria - dependendo da intenção -. Outro fator são as cores. Há pelo menos uns 10.000 estudos sobre o impacto das cores no comportamento de compra do consumidor. Outro ponto interessante, que vem sendo aplicado nos últimos anos, junto com a necessidade das marcas se adequarem às redes sociais e diversos meios, é a não aplicação de uma cor padrão. A marca é monocromática e pode assumir qualquer cor, dependendo do seu uso. Isso torna a marca mais inclusiva e personalizada afinal, se um determinado nicho de consumidores prefere sua marca marca amarela enquanto outros a preferem azul, por que não? 

Um bom case para exemplificar isso é a transformação de marca recente da Rede Globo. (como visto no vídeo)

Hoje o Sebraetec também oferece o serviço de branding que é, sucintamente, um planejamento que envolve diversos estudos e têm como objetivo direcionar toda a relação do consumidor com a marca. Esse plano determina, entre outras coisas, aspectos como tom da iluminação, sons, cheiros, textos apresentados, planos para eventos

Há alguns anos participamos indiretamente da aplicação de branding de uma grande cooperativa de crédito nacional e pudemos ver de perto o impacto que esse projeto teve no mercado. Basicamente ele padronizou todas as agências com temperatura do ar condicionado, velocidade das portas giratórias, cheiro, tonalidade exata de temperatura de cor da iluminação, pressão das teclas de caixa eletrônico e diversos outros aspectos, todos relacionados à marca. Tudo criteriosamente estabelecido através de pesquisas para criar o melhor ambiente para que o consumidor, em qualquer lugar do país, sinta-se familiarizado com o ambiente. 

Outro exemplo são as lojas do Boticário ou shopping Mogi em Mogi Guaçu - SP. Ambos apresentam cheiros agradáveis e característicos, aplicados artificialmente ao ambiente, que proporcionam uma sensação única. 

Essas estratégias são minuciosas pois trabalham para aumentar a participação de mercado através do impacto da marca no consumidor. Estudos recentes mostram que, ao contrário do que utilizamos até poucos anos atrás como estratégia de fidelização - empresas menores, personalizadas, exclusivas- não representam as vontades do consumidor. Em pesquisa realizada com mais de 8 milhões de consumidores na Europa, América, Ásia e Oceania, demonstraram que a fidelidade está diretamente relacionada a participação de mercado, ou seja, quanto maior a fatia de mercado e o valor da marca, maior é a fidelidade do consumidor .

Essa é a importância de uma marca muito bem planeja pois qualquer experiência gerada contribui para que o consumidor carregue a marca no coração e aumente a percepção de valor. 


O melhor disso tudo é que, na hora de criar a sua marca, você não precisa se desesperar. O Sebraetec oferece 70% de subsídio e diversos profissionais especializados para fazer acontecer. 


Entre em contato em um de nossos canais de atendimento 0800-570-0800 ou www.sebraepr.com.br e solicite uma orientação empresarial para abertura do Sebraetec.

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Marcus Henrique De Lima
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