Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Qual o seu MINDSET?

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Qual o seu MINDSET?
Criado em 16 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Esse conceito vem ganhando cada vez mais espaço no âmbito do empreendedorismo e está sendo muito utilizado para descrever as diferentes mentalidades, crenças e valores de cada indivíduo, abrangendo também, as influências destes aspectos nas suas escolhas pessoais e profissionais.


O que é MINDSET?  

Mindset nada mais é do que a configuração da mente, que pode até ser determinante, porém não significa que ela não pode ser mudada, pois cada indivíduo pode desenvolver a habilidade de mudar ou aprimorar o seu mindset. Na prática podemos dizer que é o tipo de mentalidade, são os pensamentos que cada pessoa possui para determinar os padrões de comportamento e tomar decisões.


Quando um indivíduo recebe alguma informação, em qualquer situação do dia-a-dia, a maneira que irá refletir, analisar e agir, segundo seus valores e crenças determina seu mindset.  


Graças a essa subjetividade o mindset foi atribuído, se refere justamente a essa interpretação individual das mais diversas situações do cotidiano.


Qual a importância do MINDSET?

A mentalidade de cada indivíduo tem um papel fundamental, e é isso que determinará  cada decisão, sendo ela pequena, ou de grande relevância. Essa chamada configuração da mente influencia tanto positiva como negativamente a vida toda.


Portanto, o comportamento de cada pessoa frente a situações diversas do cotidiano e a forma de organizar os pensamentos determina seu mindset e que somente pode ser alterada ou não, dependendo do esforço empregado.  


Tipos de MINDSET

Após inúmeros estudos comportamentais, as pessoas podem ser classificadas sob dois pontos de vista, isto é, podem existir dois tipos de mindset:


Mindset Fixo


Caracterizado por pessoas resignadas, possuem então uma atividade mental fixa, acreditam que suas qualidades são imutáveis e aceitam as condições que lhe são impostas.


Esses indivíduos não veem motivos para buscar novas oportunidades, ultrapassar seus limites, acreditam que já possuem as habilidades necessárias, mesmo elas sendo limitadas, e que desta forma não é preciso alcançar novos horizontes. Por consequência, são indivíduos que tendem a ser menos confiantes e desmotivados.


Mindset de Crescimento


Já o Mindset de crescimento é caracterizado por pessoas mais maleáveis, com mentalidade aberta a novas oportunidades e crescimento, pessoas que não só aceitam suas habilidades mas também buscam aprimorá-las e desenvolver novos talentos através do esforço.


Existem também algumas características marcantes nesse grupo, como o otimismo e a persistência, que são as principais qualidades que determinam as crenças transformadoras e resultam em uma aptidão forte. São pessoas que não desistem e buscam aprender com seus próprios erros, tornando essa sua principal virtude e, por isso, também pode ser chamado de Mindset progressivo.


Qual é o seu tipo de MINDSET?


Após a apresentação de cada tipo de mindset, seu conceito e importância, é possível descobrir em qual se encaixa, e, então, utilizá-lo para seu benefício e crescimento. Vamos tentar?


Primeiramente, é preciso analisar a reação e comportamento em situações cotidianas, como: esforço e fracasso. De que forma você enxerga as situações? Consegue observar uma forma de crescimento ou prefere desistir à frente de um problema?


Caso acredite que em uma situação específica, quando confrontado, não busca solucionar o até então problema, acredita que pessoas não podem mudar sua personalidade, pois cada pessoa já nasce com determinada habilidade e não consegue alterá-la frente a diversidades do cotidiano, então seu mindset é fixo.


Se acredita que mesmo cada pessoa nascendo com sua inteligência e habilidade pode mudá-la ou transformá-la, através de estudos e do próprio esforço, se acredita em aumentar a capacidade e descobrir novos talentos, então seu mindset é o de crescimento.


Agora que você já viu os tipos de mindset, é importante saber que ele pode ser mudado, mas de que forma isso pode acontecer? 


Bom, o primeiro passo é analisar e aceitar que esta atitude mental precisa ser mudada. Busque quais são as características que estejam impedindo seu crescimento, seus mindsets negativos e, após identificá-los transforme-os em pensamentos positivos, exercite isso continuamente. Lembre-se que essa nova forma de pensar serve para toda e qualquer situação, até mesmo para as de menor importância do dia-a-dia.


Por fim, é importante frisar que, os erros e falhas irão acontecer, porém é necessário empenho e muito esforço para que esse novo pensamento se concretize. O importante é buscar aprendizado em cada momento de falha e focar tão somente no crescimento e no resultado esperado.


Precisa de ajuda? Fale com o Sebrae e tire suas dúvidas! 

Você pode deixar o seu comentário aqui, ligar para 0800 570 0800 ou nos chamar no WhatsApp clicando aqui

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2743 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?