Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Qual o perigo de não ter Gestão de Pessoas?

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganellifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Qual o perigo de não ter Gestão de Pessoas?
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 13 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Me responde rápido: você tem um processo definido para contratar profissionais? Sua equipe hoje é motivada? Você tem metas bem definidas com seus profissionais? Você sabe o quanto vai crescer nos próximos meses?


Se você respondeu não a qualquer uma dessas perguntas não pare agora! Leia esse texto que foi feito pra você!


Salão de Beleza é uma empresa e, é necessário que tenha uma gestão completa, inclusive de pessoas!


Aliás, eu digo que a Gestão de Pessoas é o coração de um Salão de Beleza.


As empresas no mundo corporativo hoje, se preocupam e cuidam de seus talentos. O capital humano é tão valioso quanto os valores em dinheiro que as empresas tem investido. 


E um Salão de Beleza precisa sim, se preocupar e cuidar dos seus talentos.


Mas qual o perigo você está correndo em não ter Gestão de Pessoas em seu Salão de Beleza?


Quando você não olha para essa área importante terá profissionais sempre desmotivados e sem vontade alguma de produzir e fazer o seu melhor.


Isso vai te levar à uma rotatividade muito grande, ou seja, os melhores talentos não ficarão muito tempo com você e a todo momento você estará contratando novos profissionais.


Claramente seu cliente irá perceber que sua equipe está desmotivada e não está preparada para atendê-lo. E consequentemente, seu cliente também irá embora, diminuindo seu faturamento e podendo até te levar à falência!


Parece um ciclo vicioso e é exatamente isso! Sem Gestão de Pessoas, os profissionais ficam desmotivados, vão embora, seu cliente se sente desvalorizado e também vai embora. O que acontece com seu faturamento? Cai assustadoramente!


Quando você não tem Gestão de Pessoas dentro da sua organização, os profissionais não sabem quem são, o que fazem ali dentro, como devem agir, o que é esperado deles e o quanto eles podem crescer dentro da sua empresa.


Não ter Gestão de Pessoas é um sinal claro de que nem você gestor,  sabe onde sua empresa pode chegar!


Agora me diz a verdade: é isso mesmo que você quer para sua vida e para sua empresa? Ou você prefere uma equipe de diamantes?


Você sabia que o diamante é considerado um dos maiores tesouros do mundo? Uma pedra que pode ser de várias cores diferentes e que com a lapidação certa, tem seu valor multiplicado.


Isso mesmo, ela é uma pedra bruta que recebe o seu valor após a lapidação. Lapidar é moldar, é extrair o melhor daquela pedra, o seu melhor brilho, seu melhor ângulo.


E assim você também deve fazer com a sua equipe. Você tem sob sua liderança, pedras brutas que se forem bem lapidadas se transformarão em diamantes valiosos.


E essa lapidação é feita através da Gestão de Pessoas. No cuidado diário com sua equipe.


Exatamente, Gestão de Pessoas é um cuidado diário. Você precisa investir tempo para cuidar de cada pedra bruta. E cada uma delas vai precisar de algum cuidado especial.


Nunca se esqueça: o seu negócio é formado por pessoas que, através do seu trabalho, transformam a imagem e a vida de outras pessoas. Assim, o seu negócio é feito de pessoas. Se você não entender de pessoas, não entende do seu negócio.


E a Gestão de Pessoas é esse entender, é esse olhar. Somos seres humanos únicos e diferentes uns dos outros. E assim é a sua equipe,  a união de pessoas únicas e diferentes. Cabe a você gestor, olhar para cada uma delas, conhecê-las e entendê-las.


De que adianta você investir na melhor estratégia de marketing, ter a melhor estrutura, os produtos queridinhos do mercado se não tiver uma equipe preparada para utilizar tudo isso e conquistar o cliente?


Não vai adiantar de nada! Por isso mesmo, eu sempre afirmo que para fidelizar sua clientela, conquistar novos clientes e aumentar o faturamento o primeiro passo não é o marketing e sim a Gestão de Pessoas.


Você precisa contratar profissionais adequados ao perfil da sua empresa. Precisa engajar cada profissional à sua equipe, fazendo com que eles vistam a camisa. Precisa treinar, preparar para darem o seu melhor e precisa sempre, celebrar e recompensar os resultados.


Talvez, o perigo mais grave que você, gestor de uma empresa do mercado da beleza, está se expondo ao não ter Gestão de Pessoas é em relação à sua saúde.


Vamos falar de um assunto sério? 


Há muitos anos tenho acompanhado de perto centenas de proprietários e gestores de estabelecimentos no mercado da beleza e me deparando cada vez mais com pessoas tristes, infelizes, insatisfeitas, cansadas, estressadas, com problemas de saúde física e mental, problemas familiares e até depressão.


A principal queixa é que trabalham demais, não possuem uma equipe motivada, engajada e produtiva e não conseguem crescer!


Sabe aquela sensação de remar, remar e não sair do lugar? É exatamente isso que esses profissionais me relatam.


A grande reclamação de que os profissionais do mercado da beleza não são comprometidos, que é difícil achar bons profissionais, que os profissionais não vestem a camisa e não querem crescer, tudo isso pode ser resolvido quando você instala em sua empresa uma Gestão de Pessoas.


Saúde física, saúde emocional, bons relacionamentos pessoais, bons relacionamentos profissionais, um faturamento estável e com prospecção de crescimento a cada mês, uma equipe motivada, engajada e produtiva. Isso tudo é essencial para você?


Você está realmente disposto a conquistar o que é essencial para você? Então vem comigo que eu vou te ajudar.


Sei do desafio que é hoje encontrar bons profissionais no mercado. Por isso, vamos na próxima semana, te mostrar o caminho a seguir para conquistar bons profissionais no mercado. Onde procurar, como fazer o processo seletivo, quais ferramentas usar.


Te espero aqui na próxima semana.


Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora e Palestrante

Especialista em Gestão de Pessoas

Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganelli
Com mais de 30 anos de experiência em gestão empresarial, me especializei nos últimos 15 anos na área da saúde, beleza e bem-estar. Atuo como palestrante e mentora, ajudando profissionais a se transformarem em Empresárias da Beleza.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3853 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?