Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Qual o ¿novo normal¿ para as escolas e professores?

avatar JULIANA BACILA KOWALEWSKI DE SOUZA DE OLIVEIRA
Juliana Bacila Kowalewski De Souza De Oliveirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Qual o ¿novo normal¿ para as escolas e professores?
Criado em 12 AGO. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Muito tem se falado sobre como seria o novo normal, em um mundo após a pandemia.
Hoje, em pleno olho do furacão, parece um pouco distante pensar nisso, mas quero convidar vocês a fazer uma reflexão: como será esse novo normal para os professores?
Quando pensamos em supermercados, aeroportos e lojas, é fácil ter um vislumbre desse futuro: estações de higienização, protocolos de limpeza mais rígidos e preocupação com a saúde. Para os professores, a coisa vai um pouco além disso.
Meu primeiro pensamento é sobre o ensino a distância. Nos últimos meses, acompanhamos a adoção dessa metodologia em diversas escolas e universidades, mas com graus diferentes de sucesso. Quanto dessa modalidade de ensino continuará a ser utilizada depois que a ameaça do vírus passar? Ou será que nossas salas de aula voltarão ao que eram antes, deixando o EAD como plano B ou uma forma de complementar o ensino?
Pensando no retorno das aulas presenciais, consigo imaginar salas com menos alunos e aulas que integram o remoto e o presencial. Consigo ver a educação se preocupando em ir além da sala de aula, com alunos tendo acesso a conteúdos em diferentes plataformas digitais e em diferentes horários. Será que nesse novo normal a figura do professor assumirá ainda mais um papel de mentor, guiando os alunos por essa biblioteca de conhecimento?
Também vejo no futuro pós-Covid a preocupação em tornar o ensino mais acessível, com alunos mesclando aulas presenciais, videoaulas, mentorias online e conteúdos complementares para a formação. E, com isso, vem a necessidade de professores cada vez mais preparados para integrar novas formas de ensino ao modelo tradicional.
Olhando por este lado, gosto de pensar que o novo normal talvez não seja tão novo assim.
Afinal de contas, para onde nossa educação caminha senão para essa mesma abordagem holística, que extrapola a sala de aula e integra novas plataformas ao ensino?
Talvez para a educação e para os professores, o novo normal tenha uma cara de futuro imediato. Algo que já estávamos caminhando para, mas que foi acelerado, exigindo adaptação e criatividade. Uma oportunidade para repensar a forma de ensinar!
O que você acha? Teremos um novo normal nas escolas? Se sim, como ele seria?

Quero ler a sua opinião nos comentários!

avatar JULIANA BACILA KOWALEWSKI DE SOUZA DE OLIVEIRA
Juliana Bacila Kowalewski De Souza De Oliveira
Assistente - Sebraefavorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 1965 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos