Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Qual o caminho da ideia à inovação?

avatar TATIANA FIUZA DOURADO BASTOS
Tatiana Fiuza Dourado Bastosfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Qual o caminho da ideia à inovação?
Criado em 05 MAI. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Lendo o título deste artigo você já verá que ideia e inovação não são a mesma coisa. Não é só porque tive uma ideia que ela é inovadora, mas podemos dizer que toda inovação partiu de uma boa ideia.

Para que uma ideia se torne inovação, é preciso percorrer um caminho. E, no mundo empresarial, caminhos são conhecidos como processos. Pera, me perdi você está dizendo, Tati, que eu preciso de um processo para que minha ideia se torne inovação?

Sim, isso mesmo. Esse caminho faz parte da gestão da inovação, ou seja, como a sua empresa está trabalhando essa ideia até que de fato ela se mostre como uma solução inovadora ou que seja descartada de vez.

Então, como faço para montar o caminho da ideia à inovação?

O primeiro passo é entender que não há fórmula mágica. Se houvesse, estava todo mundo inovando a passos largos. Não é o caso. O que quero dizer é que é possível dinamizar a gestão da inovação para que leve a ideia se tornar uma solução inovadora.

Segundo, é possível desenhar a trajetória. Vamos a ela:

  1. Defina como captar ideias aqui estamos falando da consolidação do banco de ideias;
  2. Uma vez avaliada as ideias e selecionadas aquelas que merecem atenção, modele o negócio. Recomendo o Canvas para essa ação;
  3. Entendida a viabilidade da solução, analise a concorrência (o que já existe de igual ou similar? Lembre-se que sempre há concorrentes);
  4. De posse dos diferenciais a partir da análise de concorrência, passe para a etapa de validação da solução (podemos usar o método de startups para isso!);
  5. Validado o problema e a solução, passe para o desenvolvimento, considerando as etapas de um MVP;
  6. MVP validado, podemos partir para a análise de mercado mais detalhada;
  7. Mercado definido, é hora de partir para a precificação e plano de marketing;
  8. Protegemos a solução por meio da propriedade intelectual;
  9. Lançamos a solução para o mercado.

Simples não? Claro que não!! Sei que há etapas que podem demorar meses. Mas, o que quero ressaltar aqui, é que é preciso ter um o caminho. Por vezes, boas ideias circulam as empresas, mas são perdidas ou ficam no limbo por falta de direcionamento.

Por que boa ideias podem se perder ao longo do caminho?

Porque como não há processos definidos e a gestão da inovação não é realizada, a coisa se perde. Sempre haverá uma prioridade, a rotina fará com que tudo seja uma bola de neve etc., há mil fatores envolvidos, por exemplo.

O fato é que criar o processo, organizar as ferramentas e criar indicadores requer tempo e dedicação. Mas, também, leva a resultado. Trabalhar no bololô das coisas não ajuda!

A importância de atuar com a gestão da inovação é que ela organiza, gerencia e mensura os processos básicos para a busca da solução inovadora. Faz com que de fato saibamos se as ideias estão se tornando inovação, ou se ainda estão muito ruins para isso.

Se quiser começar a alcançar resultados com soluções inovadoras, é preciso vencer o desafio de gerenciar a inovação.

avatar TATIANA FIUZA DOURADO BASTOS
Tatiana Fiuza Dourado Bastos
Gestora, scia da Vlinder Estratgias para Inovao. Atuante no ecossistema de inovao de Londrina e atuou tambm no de Florianpolis. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferncia de Tecnologia pelo PROFNIT-UEM. Mestre em Geografia pela UEL.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1314 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?