Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Qual é o seu sonho?

avatar THAIENE VERYDOMAR DE SOUZA
Thaiene Verydomar De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Qual é o seu sonho?
Criado em 15 ABR. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Quando criança eu tinha um sonho, ser professora. Brincar de escolinha era minha diversão favorita. Eu carregava aquele quadro negro maior que eu pela casa e ficava em êxtase quando meus pais me presenteavam com gizes de diversas cores.

Tantas e tantas noites em que só ia me deitar após lecionar para minha mãe e irmãos, escrevendo errado, passando cálculos sem fazer ideia do que estava fazendo, corrigindo provas e cobrando atenção e postura na minha sala de aula improvisada com travesseiros e cadernos já rabiscados.

Tive bons exemplos, a mudança constante de escolas devido as transferências de meu pai, funcionário público, me fizeram conhecer diversas realidades. Eu, sempre sentada nas primeiras carteiras, acompanhava mais que o conteúdo das aulas, acompanhava a rotina dos lecionadores e me encantava cada vez mais.

Aos 11 anos a professora Beth se estabeleceu nas minhas lembranças após ter dito, durante um trabalho sobre nossos sonhos, que quando criança não sonhava em ser professora. Não entendia como alguém poderia não querer tal feito. Foi decepcionante, o que aquela profissão poderia ter de errado?

Hoje em dia eu vejo as dificuldades, observo a luta diária e me torno ainda mais apreciadora. Admiro quem faz seu trabalho com amor, acima de tudo. São privilegiados e dignos do nosso mais profundo respeito, mas também são guerreiros por sobreviverem na realidade do reconhecimento atual a sua profissão. Um professor transmite muito mais que um conhecimento técnico, um professor desperta talentos, fomenta sonhos e é visto como mestre por seus alunos.  

Os anos se passaram, minha admiração pela função só aumentou, mas minha vida seguiu diversos caminhos e lecionar não foi um deles. Esse sonho nunca morreu, mas ele adormeceu. De tempos em tempos ele acorda com uma força que me faz repensar meus caminhos, me leva a um ponto de conexão com uma mente infantil e inocente e a realidade atual. Essa conexão não pode se perder.

Nossos sonhos de infância podem não ser mais os mesmos, podem ter mudado, podem ter se adaptado a nossa realidade atual, mas eles ainda existem, e o que estamos fazendo para alcançá-los?

          Você lembra seu sonho de infância? Ele se realizou ou você realizou o sonho de outra pessoa?

avatar THAIENE VERYDOMAR DE SOUZA
Thaiene Verydomar De Souza
favorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 1996 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?