A pandemia provocou sim mudanças e aprendizados,
acelerou tendências que já conhecíamos antes. Mas este não foi o primeiro momento
em que o Turismo teve seus pilares abalados. A chegada da internet, com a
mudança da forma como se divulga e compra turismo, achatou a cadeia do setor aproximando
o consumidor do fornecedor e diminuindo drasticamente o número de
distribuidores - que no caso do turismo, são as agências de turismo emissivo.
Daí, veio o wifi e o turista passou a se conectar no destino, no atrativo, na sua empresa. Além da mudança do processo de compra, que se intensificou, a possibilidade de avaliação imediata, da geração de conteúdo de turista para turista, de viajante para viajante, mudou novamente a forma como se compra e como se vende.
Agora
queremos saber, com a aceleração das viagens e a mudança novamente do
comportamento de consumo no turismo, o turismo entrando fortemente na pauta dos
desejos das pessoas, o que virá? O que se pode esperar para o futuro do
turismo?
Conheça mais sobre este tema no material preparado pelo Ricardo Freire, que é fundador e editor chefe do https://www.viajenaviagem.com/, o maior site de conteúdo de viagem do Brasil. Já publicou 6 livros, entre eles o best-seller "Viaje na Viagem: Auto-Ajuda Para Turistas" e o guia de praias "Freire's Brasil". É colunista na Bandnews FM, onde fala de 2a a 6a sobre Viagens. Já visitou 55 países (e 22 estados brasileiros), fez 2 viagens volta ao mundo, percorreu 5 vezes o litoral do país entre o Piauí e Santa Catarina.
Baixe o arquivo em anexo e boa viagem!