Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Qual é o custo real de uma importação?

avatar SILVIA ZUCKERT NUNES VANALI
Silvia Zuckert Nunes Vanalifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Qual é o custo real de uma importação?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 30 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Hoje nós vamos esclarecer para você alguns pontos sobre o valor real de uma operação de importação.


O primeiro custo obviamente é com o valor da mercadoria

Esse valor varia conforme o Incoterm estabelecido entre o vendedor e o comprador. Neste contexto o Incoterm se refere ao que está incluso no valor de venda do exportador. Ou seja, a depender do Incoterm, o frete, seguro e outros custos logísticos entre os países podem estar inclusos ou não.


Custos logísticos

Caso o Incoterm estabelecido não englobe frete e seguro internacional, se prepare, porque além destes custos, precisa ser levado em consideração: o frete nacional, descarregamento, movimentação de carga e algumas outras taxas que variam de acordo com o agente de carga contratado.


Impostos

Esse tópico não é novidade para ninguém. Mas o que muitos não sabem, é que, a depender do tipo de mercadoria, pode haver isenção de impostos ou sobretaxação. Por isso é muito importante definir a NCM do produto já no primeiro contato com o exportador. Ela é a base das alíquotas que incidirão sobre a importação.


Armazenagem e despachante aduaneiro

Quando a mercadoria chega no porto ou aeroporto de destino, ela precisa passar por um processo de liberação junto à Receita Federal. Como nem sempre é tão fácil quanto parece, esse processo de liberação pode levar mais tempo do que o desejado, e nesse período ela precisa ficar em um armazém alfandegado.

O período em que a carga fica nesse local gera custos de armazenagem que também variam de acordo com o armazém em questão. Geralmente é uma pequena porcentagem sobre o valor da mercadoria somado ao valor do frete internacional e seguro.

A carga só pode sair do armazém depois de ser desembaraçada. O desembaraço conta com outros custos como, por exemplo, taxa de utilização do Siscomex, e a prestação de serviço do despachante aduaneiro, profissional especializado no assunto. Caso sua empresa não queira contratar um despachante, ela precisa ter um representante legal que executará todo o processo.


Por fim, é muito importante ressaltar que TODOS os custos aqui citados dependem de inúmeras variáveis que devem ser consideradas na hora de importar. Hoje nós só apresentamos uma visão geral dos custos de uma importação.



Gostou do artigo? Curta e comente sua opinião!


avatar SILVIA ZUCKERT NUNES VANALI
Silvia Zuckert Nunes Vanali
Sou Silvia, trabalho a mais de 20 anos com comercio Exterior, proprietária da empresa S&S Comex prestando assessoria Aduaneira na área de Importação e Exportação, abrangendo toda parte logística do comércio Internacional.favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4587 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.