Hoje nós vamos esclarecer para você alguns pontos sobre o valor real de uma operação de importação.
Esse valor varia conforme o Incoterm estabelecido entre o vendedor e o comprador. Neste contexto o Incoterm se refere ao que está incluso no valor de venda do exportador. Ou seja, a depender do Incoterm, o frete, seguro e outros custos logísticos entre os países podem estar inclusos ou não.
Caso o Incoterm estabelecido não englobe frete e seguro internacional, se prepare, porque além destes custos, precisa ser levado em consideração: o frete nacional, descarregamento, movimentação de carga e algumas outras taxas que variam de acordo com o agente de carga contratado.
Esse tópico não é novidade para ninguém. Mas o que muitos não sabem, é que, a depender do tipo de mercadoria, pode haver isenção de impostos ou sobretaxação. Por isso é muito importante definir a NCM do produto já no primeiro contato com o exportador. Ela é a base das alíquotas que incidirão sobre a importação.
Quando a mercadoria chega no porto ou aeroporto de destino, ela precisa passar por um processo de liberação junto à Receita Federal. Como nem sempre é tão fácil quanto parece, esse processo de liberação pode levar mais tempo do que o desejado, e nesse período ela precisa ficar em um armazém alfandegado.
O período em que a carga fica nesse local gera custos de armazenagem que também variam de acordo com o armazém em questão. Geralmente é uma pequena porcentagem sobre o valor da mercadoria somado ao valor do frete internacional e seguro.
A carga só pode sair do armazém depois de ser desembaraçada. O desembaraço conta com outros custos como, por exemplo, taxa de utilização do Siscomex, e a prestação de serviço do despachante aduaneiro, profissional especializado no assunto. Caso sua empresa não queira contratar um despachante, ela precisa ter um representante legal que executará todo o processo.
Por fim, é muito importante ressaltar que TODOS os custos aqui citados dependem de inúmeras variáveis que devem ser consideradas na hora de importar. Hoje nós só apresentamos uma visão geral dos custos de uma importação.
Gostou do artigo? Curta e comente sua opinião!