Caros Apaixonados por INOVAÇÃO em todos os formatos de Pequenos Negócios!
Excelente pergunta e a resposta para cada empreendedor, vale muito! Observando o cenário do momento, é bastante claro e percebemos que em virtude das limitações do isolamento social necessário em todo país, ainda teremos um tempo razoável onde nossos negócios não podem continuar parados, com pouco faturamento, sem ou com poucas vendas e mantendo os empregos. É preciso que sejamos realistas, MAS NÃO PESSIMISTAS!
Então, como ser otimista e dar conta dos desafios, sem que o desanimo venha nos abater?
Analisar o cenário do momento e as consequências deste cenário, é sempre o primeiro passo do estudo que qualquer empreendedor deve percorrer para criar uma boa estratégia e reinventar o seu negócio, e assim superar as dificuldades do momento e criar uma alternativa nova, ou uma inovação que sustente o seu negócio à médio/longo prazo. Para isso, é preciso começar a entender alguns pontos fundamentais do seu negócio e desta forma, convido o leitor a colocar no papel as seguintes informações:
- Observe o cenário do momento em detalhes e liste quais pontos afetam o seu negócio de forma positiva e de forma negativa. Uma metodologia fácil de aplicar é a análise FOFA:
- Dentro da sua empresa: Forças (todos os aspectos que você tem de vantagens neste momento) e Fraquezas (todos os aspectos que você tem de desvantagens, pontos negativos e deficiências do seu negócio).
- Fora da sua empresa: Oportunidades (todas os aspectos do momento fora do seu negócio, mas que são positivos e podem abrir oportunidades de negócios para você) e Ameaças (aqueles pontos negativos que podem ser uma rasteira para a sua empresa se prejudicar muito, como é o fato de não poder vender presencialmente nos dias de hoje).
- Destes fatores listados, adicione uma nova coluna com, o quê o seu negócio pode fazer para contrapor os fatores negativos e o que ela pode aproveitar dos fatores positivos.
- Quais os novos negócios que você conhece, que surgiram nos últimos 3 meses de pandemia?
- Qual era seu público alvo antes da pandemia e qual pode ser, o seu possível público alvo hoje?
- Qual o cadastro de clientes, que você tem? Quais destas informações, pode aproveitar e trabalhar com elas?
- Como você atendia seu público alvo antes e como você pode atender agora?
- Qual produto você vendia antes e qual produto você pode vender agora e como vender?
- Pode transformar meu negócio em uma empresa inteligente e sustentável?
- Qual a visão (meta global) que você quer atingir?
Onde você quer chegar com seu negócio hoje? Qual é seu oceano azul? Este conceito do livro A Estratégia do Oceano Azul de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, mostra um modelo de estratégia de empresas vencedoras e o livro é um guia para ajudar o empreendedor a navegar por mares com menos competição e maior lucratividade. Os autores pesquisaram o impacto de ideias inovadoras nas indústrias tradicionais e também em grandes empresas. A competitividade exagerada já não é mais a única estratégia corporativa, pelo contrário, eles orientam que você deve criar novos mercados onde não existe conflito e o crescimento e os lucros são abundantes. Esse é o oceano azul. A partir desses estudos, Kim e Mauborgne criaram um modelo que leva a uma maneira inovadora de pensar e agir sobre competição no mundo dos negócios. Estudar este conceito, é parte desta etapa de reconhecimento do seu negócio. Acesse o livro gratuitamente - https://grupogiovanoni.com/content/material/A-Estrategia-do-Oceano-Azul---W_-Chan-Kim.pdf
E o que seria o nosso Oceano Azul da estratégia pós pandemia?
Primeiro vamos relembrar o conceito de estratégia. Segundo Michael Porter, É uma formula ampla para o modo como uma empresa vai competir. Martin Reeves, acentua que É um meio para se alcançar um determinado fim: resultados favoráveis para os negócios.
Respondendo à pergunta da chamada, todos nós queremos ter essa resposta pronta, porém existem sim possíveis caminhos à percorrer para que o seu negócio possa encontrar o seu Oceano Azul. Observando a paleta de estratégias trabalhada no livro, Sua Estratégia Precisa de Uma Estratégia, de Martin Reeves, Knut Haanaes e Janmejaya Sinha; existe um modelo de abordagem criado para que o empresário possa correlacionar suas abordagens com as estratégias escolhidas conforme as circunstâncias vigentes, executando-as de maneira eficaz. Segundo este estudo, 'nos modelos de abordagens e foco da estratégia assertiva devem ser observados os seguintes aspectos para tomar a decisão no seu negócio:
- Na Clássica: Seja grande (analise, planeje e execute as ações).
- Na Adaptativa: Seja rápido (selecione o que importa, varie e amplie aquilo que precisa na sua empresa).
- Na Visionário: Seja o primeiro (imagine, crie e persista naquilo que acredita ser o melhor caminho).
- Na De Formação: Seja o orquestrador (desenvolva, engaje e coordene a sua equipe para a melhor performance).
- Na De Renovação: Seja viável (reaja ou antecipe, economize e cresça).'
E qual modelo você deve escolher para o seu negócio?
Segundo os autores do livro, na escolha precisa ser observado, considerando qual é a imprevisibilidade do cenário ou a sua maleabilidade. O que é mais forte hoje na nossa economia e no cenário de pandemia, é imprevisível quando analisamos as questões políticas, porém quando analisamos as demandas sociais, ficamos mais certos da decisão sobre a abordagem que devemos tomar como estratégia, pois são dois pêndulos e sabemos onde ele vai pesar mais.
Antes de concluir esta etapa de estudos e elencar as informações sobre o seu negócio, é importante pesquisar e ouvir também uma pequena amostra de clientes, fornecedores, concorrentes, instituições regulamentadoras de seu setor e novas legislações que impactam seu negócio. E nesta pesquisa, principalmente quais negócios que estão tendo sucesso e porquê?
Com todas estas informações no papel, é preciso pensar de uma maneira bastante simples, como você pode construir uma estratégia assertiva e inovadora para o seu negócio, entendendo também, a abordagem desta estratégia. O próximo passo, é a ANÁLISE de todos os dados.
Analisar todas as informações que construiu para tomar a decisão certa
A estratégia certa, é aquela que se adéqua a sua cultura organizacional, ao seu negócio e setor neste momento da economia, mas é aquela que se aproveita de todos os acontecimentos para direcionar o seu negócio para produzir, vender, alcançar os melhores resultados, mesmo com um cenário nebuloso.
Na análise, deve-se considerar também alguns fatores fundamentais que são:
- Aprender a fazer o casamento entre a abordagem certa com o ambiente correto da empresa.
- Disciplina na experimentação da estratégia.
- Moldar o seu negócio ao seu setor e ao cenário (aqui vale avaliar a transformação digital necessária para todos os negócios).
- Aceitar a ambidestreza (criativo e produtivo desenvolver um eficaz modelo mental para desempenhar tanto nas situações estáveis, como em situações turbulentas se adequar aos cenários futuros).
- Se afastar do desempenho (o sinal de demência das empresas é o comodismo do sucesso atual).
- Ser um líder animador da equipe.
Após a escolha da sua estratégia, é a vez da construção do plano de ações para o período pós pandemia. Deve observar e pontuar também, como irá manter o nível de excelência da estratégia escolhida para a sua empresa, considerando estes lembretes pertinentes para o novo cenário em que vivemos:
- Ter um Propósito para o negócio e as pessoas.
- Ter espírito de servir, focadas e incansáveis. Determinadas na sua missão.
- Inspirar as pessoas à seguirem uma causa e não a empresa. Qual é a causa da sua empresa? Qual é a sua meta para essa causa?
- Tudo o que você se determinar a fazer vai trazer um resultado?
- Cuidar do seu pessoal, este é o melhor conselho.
Então, qual é a melhor estratégia?
É aquela que a trará a sua empresa no lugar onde ela deve estar, cumprindo sua missão de existir, com seus princípios e valores sendo respeitados, atingindo seus objetivos e, a sustentabilidade do negócio estiver ocorrendo com uma performance de resultados positivos atingindo gradativamente resultados melhores a cada mês e ao final, uma crescente história de negócio vencedor, inovador e sustentável. É um sonho? Sim! Possível de realizar, com certeza.
Mas, é preciso trabalhar, mais que lamentar e perceber as oportunidades que estão ocorrendo cada dia que passa deste período nebuloso, mas com muitas novas demandas de mercado para vender seus produtos e serviços, apenas de maneira diferente da que vendia antes. E ainda, vale lembrar que a Transformação Digital não é mais uma tendência, é uma obrigação para quem quiser sobreviver e é com certeza uma boa estratégia para que as empresas consigam atingir seu mais premente objetivo, a sobrevivência. Vale a pena, não deixe de investir um tempo para estudar seu negócio e analisar as oportunidades!
CONVIDO à todos os empreendedores à pensar seriamente em inovar, percorrendo essas etapas para a melhor escolha de uma estratégia para seu projeto, para sua empresa e aproveitar o momento de tantas oportunidades. Se você aplicou esse método citado, conte aqui na Comunidade Ambientes de Inovação!
Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.