Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Qual é a importância de proporcionar uma experiência satisfatória e inesquecível para os turistas?

avatar EVA PARZEWSKI BLASZCZYK
Eva Parzewski Blaszczykfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Qual é a importância de proporcionar uma experiência satisfatória e inesquecível para os turistas?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 11 OUT. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Imagine que você planejou aquela viagem dos sonhos há um bom tempo... você economizou, pesquisou, comprou e finalmente chegou ao seu destino. Agora pense na felicidade ao desembarcar e perceber que tudo foi pensado para tornar sua estadia inesquecível.


Hoje vamos falar sobre a importância de proporcionar uma experiência satisfatória e inesquecível para os turistas contemplando três elementos principais: a acessibilidade, a inovação e a tecnologia.


Acessibilidade  


Vamos iniciar com a acessibilidade. A acessibilidade permite uma experiência verdadeiramente inclusiva e acessível a todos, independentemente da sua capacidade física. Garantir a acessibilidade não atende apenas às necessidades daquele que tem algum tipo de limitação, mas enriquece a experiência geral, tornando-a mais rica e significativa.


Proporcionar acessibilidade não é apenas uma questão de cumprimento das legislações, mas demonstra respeito e cuidado com os visitantes. Isso significa que os destinos devem dispor de equipamentos turísticos e de apoio ao turismo (acomodações, empreendimentos de alimentação, atrativos turísticos, meios de transporte) adaptados para quem tem mobilidade reduzida, incluindo instalações sanitárias adaptadas e informações em formato acessíveis, como braile e áudio.


Inovação  


Agora vamos falar um pouco de inovação. Os destinos turísticos que investem em inovação geralmente se destacam. E às vezes não é necessário a criação de algo novo, mas melhorar o que já existe no destino, com novas ideias e soluções criativas.


A inovação pode envolver experiências únicas, como passeios virtuais de realidade aumentada ou o desenvolvimento de atividades interativas que envolvem os sentidos. Ela também pode se manifestar na criação de experiências gastronômicas que valorizam os produtos locais, em experiências imersivas que destacam a beleza natural e cultural da região e também na promoção da sustentabilidade, com a implementação de práticas agrícolas e turísticas sustentáveis que protege o meio ambiente e atrai visitantes preocupados com questões ambientais.



Tecnologia

Com relação a tecnologia, ela desempenha um papel fundamental na melhoria da experiência do turista no destino. Os aplicativos móveis, por exemplo, podem oferecer informações em tempo real sobre atrações locais, eventos, horário de transporte público, promoções e recomendações personalizadas com base nas preferências do visitante. Além disso, a tecnologia pode facilitar a reserva de excursões, a compra de ingressos com sistemas de pagamento rápido e eficiente e até mesmo fazer a tradução de idiomas, eliminando barreiras linguísticas e tornando as viagens mais leves e diretas.


No entanto não podemos esquecer que, as pessoas estão no centro de tudo isso. O carinho e a atenção aos detalhes fazem toda a diferença na experiência de um turista no destino. O sorriso caloroso de um recepcionista, a orientação prestativa de um guia, a empatia e a hospitalidade dos cidadãos locais no desejo de compartilhar o que o destino tem de melhor, são elementos essenciais para garantir que cada visitante se sinta bem-vindo e valorizado.

avatar EVA PARZEWSKI BLASZCZYK
Eva Parzewski Blaszczyk
favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1285 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?