Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Qual a importância de investir na saúde dos funcionários

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Qual a importância de investir na saúde dos funcionários
Criado em 05 MAI. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O tópico de saúde mental tem tomado a frente em diversas discussões, principalmente desde a pandemia de COVID 19, que, em 2020, fez o mundo inteiro parar para evitar a propagação do vírus.


Com mais tempo dentro de casa e, muitas vezes, sem possibilidade alguma de ver outras pessoas, o adoecimento mental se tornou uma realidade durante o período - mais de 500 mil pessoas pediram afastamento do trabalho por motivos de transtornos mentais e/ou comportamentais. Trata-se de uma alta de 29%, de acordo com dados da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho. 


Diante disso, muitas empresas passaram a se preocupar mais com a saúde mental de seus funcionários, sobretudo em um período tão difícil quanto a pandemia, em que colaboradores ficaram doentes ou perderam entes queridos pela doença.


Foi feito um estudo pela consultoria Willis Towers Watson (WTW) que dimensionou o interesse das empresas em implementar ações voltadas para a saúde e o bem-estar. O levantamento aponta que, de 2015 a 2021, houve um aumento de 33%, o que é um crescimento considerável em se tratando de saúde mental. 


Das 186 empresas participantes do estudo, 78% esperam personalizar estratégias voltadas para a saúde mental nos próximos 3 anos. Walderez Fogarolli, diretora de Gestão da Saúde da WTW, ressaltou que as empresas brasileiras, no entanto, ainda estão atrasadas em relação às empresas norte-americanas.


(...) As companhias nacionais ainda estão com o conceito de comprimento legal - com ações pontuais de bem-estar, mas parece que, agora, começaram a desenhar estratégias, disse Fogarolli em entrevista à CNN.


A criação de programas para estimular o bem-estar e a saúde é uma necessidade das empresas para com seus funcionários. O Grupo Votorantim, um dos maiores do Brasil, criou o Desafio V Saúde, que propõe aos funcionários um desafio de exercícios físicos - como corridas, musculação com supino reto, agachamentos etc.


Outras práticas, como o incentivo por meio de gym pass, descontos em academias e desafios internos da empresa podem ajudar. Assim como promover ações focadas na saúde mental, como incentivos à terapia, debates sobre saúde mental e a criação de grupos de funcionários em prol de algum transtorno que sintam em comum (ansiedade, por exemplo) como uma forma de grupos de apoio.


Essa forma de incentivo aos funcionários, além de ser vista como benefício para quem vê de fora, ainda aumenta o sentimento de valorização, pertencimento e trabalho em equipe dos funcionários em relação à empresa, que demonstra estar realmente preocupada com os colaboradores.


E você, já possui ações de saúde mental em sua empresa?


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7286 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
Mudanças que beneficiam MEI passaram a valer em 2023
12 dez. 2022Mudanças que beneficiam MEI passaram a valer em 2023
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?