Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Qual a importância de discutir gestão financeira dentro da empresa?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Qual a importância de discutir gestão financeira dentro da empresa?
Criado em 25 MAI. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A falta de educação financeira gera gastos excessivos, o que ocasiona pessoas mais infelizes e improdutivas; logo, é de suma importância que seja ensinada pelas empresas.


A saúde financeira hoje é quase tão importante quanto a saúde do corpo, física ou mental. É o que aponta a Organização Mundial da Saúde. Para a OMS, a falta de um controle financeiro pode ser responsável por ansiedade e até mesmo depressão. Uma pesquisa realizada pela fintech Onze corrobora com esse entendimento do órgão internacional.


Segundo a pesquisa, 7 entre 10 brasileiros entendem que problemas financeiros impactam sua vida emocional. A falta de uma reserva financeira ou o dinheiro que não dura o mês todo estão entre as principais queixas e preocupações. Tendo em vista este problema tão real, empregadores têm feito esforços para passar conceitos de educação financeira para seus colaboradores.


Menos preocupações tornam os trabalhadores mais produtivos


A ideia é que, desta forma, trabalhadores mais conscientes ao lidar com dinheiro se tornem mais satisfeitos, felizes e, principalmente, mais produtivos. Concomitantemente, funcionários cuja vida financeira esteja em melhores condições gastarão menos tempo tentando resolver questões, o que pode inclusive tomar horas de trabalho.


Através de palestras, webinars, treinamentos e conversas, é possível auxiliar as equipes a desenvolverem visões mais concretas e importantes sobre dinheiro. A ideia central deve orbitar no entorno da mudança de mentalidade: afirmar a importância do planejamento e da mudança dos hábitos de consumo, por exemplo.


O trabalho deve ser desenvolvido pela equipe de RH


Neste sentido, a equipe de RH é fundamental para trabalhar esses conhecimentos junto dos colaboradores. Um bom começo é estabelecer uma pesquisa para identificar o perfil dos trabalhadores no que tange à saúde financeira. Com base nos dados obtidos, traçar metas e planos de assuntos a serem abordados.


Os assuntos abordados abrangem diferentes áreas 


Em um plano geral, assuntos como finanças pessoais, tomada de decisões, o que são gastos essenciais e supérfluos e, em um momento futuro, investimentos são importantes de serem debatidos. É importante também salientar a importância de separar o que é salário do crédito, ou mesmo do que é cheque especial, pois são conceitos que acabam se atropelando no decorrer do mês.


Assuntos como aposentadoria e previdência privada também devem ser abordados, pois são de grande valia para o futuro do trabalhador. Certamente, trarão maior conscientização, o que resulta em trabalhadores mais motivados, produtivos, felizes e interessados em se aprofundar neste assunto tão importante.


No mais, apontar o uso correto dos benefícios, tais como o disponibilizado pelo cartão vale-alimentação, é fundamental também para instruir quanto a mais este gasto. Diferenciais como este, quando oferecidos pela empresa, em conjunto com explanações sobre educação financeira, formam um cenário de incentivo para o trabalhador, tanto para o que já está quanto para os que desejam entrar na empresa.

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4644 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?