Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Qual a diferença entre lucro e faturamento? ¿¿

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Qual a diferença entre lucro e faturamento? ¿¿
Criado em 28 OUT. 2019
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Entender cada aspecto de uma empresa é importante para evitar problemas e erros na gestão do negócio. Isso envolve também saber a diferença entre fatores como lucro e faturamento. Afinal, o que significa cada um e o que um tem de diferente do outro? Por que alguns empresários confundem esses termos?


Para quem busca gerir uma empresa é fundamental ter o mínimo de conhecimento em alguns termos do setor contábil. Embora a maioria deles seja de fácil compreensão, muitos causam confusão pela similaridade dos nomes. Neste artigo, vamos explicar as principais diferenças entre eles.


Faturamento




O faturamento ou receita bruta é a soma de todos os valores arrecadados por uma empresa por meio da realização de sua atividade comercial. De uma maneira simplificada, é todo o dinheiro que entra na sua empresa pela venda dos seus produtos ou serviços.


O faturamento de uma empresa pode ser dividido em bruto e líquido. Para calcular o faturamento bruto é preciso multiplicar o preço de venda do produto pelo total de produtos vendidos em determinado período. Por exemplo, uma loja vendeu 1000 óculos no mês de setembro a R$20,00 cada. O faturamento bruto da loja seria de R$ 20.000. Já o faturamento líquido é igual ao faturamento bruto menos as deduções das vendas e impostos incidentes sobre elas. Enquanto que o faturamento mínimo que a empresa deve ter para pagar os custos fixos e variáveis é chamado de ponto de equilíbrio.


O cálculo correto do faturamento de uma empresa é essencial para que os impostos pagos não sofram distorções, evitando eventuais penalidades pela Receita Federal.


Além disso, fazer a projeção do faturamento facilita a previsão das despesas. Dessa forma, você consegue conferir se a receita esperada dará conta das despesas.


O faturamento também pode ser um indicativo de que a empresa é uma boa opção para futuros investidores e possibilita uma direção estratégica, pois fornece metas com números e prazos.


Lucro



O lucro é o faturamento menos as despesas e custos do negócio. O lucro pode ser dividido em normal e econômico. No primeiro caso, é a quantidade que um negócio precisa para se manter vivo. Já o lucro econômico, é o resultado da diferença entre a receita total que entra na empresa e todos os seus custos. Já a margem de lucro representa o valor em porcentagem adicionada aos custos totais de um produto ou serviço. Dessa forma, é possível calcular o preço final de comercialização do produto e otimizar as vendas. Para calcular o lucro é preciso entender a dinâmica da sua empresa, pois cada setor do mercado tem uma margem de lucro distinta.


Lucro econômico

O lucro econômico pode ser utilizado como um instrumento da gestão da empresa, uma vez que em seu cálculo entram pontos cruciais para a tomada de decisões. Podemos dizer que o lucro econômico demonstra de uma forma mais real o resultado da empresa e a localização dos potenciais problemas, por exemplo. Dessa forma, é possível ter uma melhor perspectiva do futuro do empreendimento.


Faturamento X Lucro




De uma forma objetiva, a diferença é que o faturamento é igual à soma de toda a receita que entra na empresa. Já o lucro é a soma desse mesmo valor menos os gastos que o negócio terá.


Conhecer a diferença entre o faturamento e o lucro é essencial para o planejamento financeiro, pois é ele que mostra como está a saúde da sua empresa. Lembre-se de que um faturamento alto nem sempre é sinal de que a empresa está atingindo um lucro desejado. Exemplificando, algumas empresas se enganam ao achar que um alto faturamento mensal é sinônimo de lucro, certo? Porém, é preciso verificar se as despesas do empreendimento são superiores ao faturamento a fim de se evitar prejuízo financeiro. Ou seja, o faturamento não é o número real do lucro da empresa!


Assim, o faturamento é um dado essencial na elaboração de estratégias significativas à empresa. Ele é utilizado como um parâmetro de vendas, onde é possível determinar como está a produção, identificar o interesse do consumidor em determinado produto e planejar novos ciclos de trabalho.


Como vimos, os dois termos podem indicar como está a saúde financeira do seu negócio. Portanto, não basta que as vendas aumentem e o faturamento cresça, é preciso ficar de olho na lucratividade. Dessa forma, a gestão financeira deve fazer um bom planejamento que vise ações periódicas do faturamento e custos das operações.


A partir desse conhecimento é possível realizar o controle financeiro com ações eficientes a fim de se obter resultados positivos.


 Atendimento Digital SEBRAE 
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

 

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5731 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza