O consumidor brasileiro já definiu os itens que deseja adquirir na
Black Friday deste ano, revelou o head de varejo de negócios para
o Google. Feito com 2 mil consumidores das classes A, B e C, o estudo
antecipa que, em todas as 30 categorias avaliadas, o nível de definição
aumentou, em relação à pesquisa do mês de julho, e que o consumidor já
escolheu o produto, mas ainda não definiu a marca e o local de
compra. 13 das 30 categorias investigadas tiveram aumento na intenção de
compra, com destaque para eletrodomésticos (30%) e áudio e vídeo (11%). Roupas
e acessórios (35%), eletrodomésticos (30%), calçados (30%) e celulares (25%)
são categorias com mais intenções de compras. Quase 70% dos entrevistados
acreditam que sua condição financeira vai melhorar, e as buscas sobre a Black Friday
mais que dobraram, em relação ao ano anterior. A Black Friday está prevista para 24 de novembro, mas a
expectativa é que o período de promoções se estenda além do dia oficial do
evento. Muitos varejistas já adotaram a prática de oferecer descontos durante a
semana que antecede a Black Friday, conhecida como Black Week, e até
mesmo durante o mês de novembro, chamado de Black Month. Essa extensão do período promocional permite que os consumidores
tenham mais tempo para pesquisar e comparar preços, aumentando as chances de
encontrar boas ofertas. De toda forma, pelo visto, os consumidores já têm em
mente o que pretendem adquirir na promoção e estão buscando por boas
oportunidades de comprar os produtos desejados. Produtos mais populares são sempre uma boa opção de venda, como
anunciar ventilador na Black Friday na proximidade com o verão. Os consumidores buscam soluções
eficazes para amenizar o calor e podem buscar por modelos variados, atendendo a
diferentes necessidades e ambientes. As inovações tecnológicas têm tornado
esses produtos ainda mais eficientes e silenciosos. Geladeiras, fogões e lavadoras de roupas são itens básicos em uma
casa. A Black Friday se tornou uma oportunidade para que esses consumidores
possam renovar ou atualizar seus aparelhos domésticos, garantindo maior
eficiência e praticidade em suas rotinas diárias, ao mesmo tempo em que
economizam dinheiro. É importante que os varejistas estejam preparados para
atender a essa demanda. A Black Friday também promete movimentar os setores tanto de
beleza e perfumaria quanto de roupas. Itens como relógios, bolsas, óculos,
perfumes e peças de vestuário podem impulsionar as vendas. É interessante para
os varejistas oferecerem descontos atrativos e condições especiais de
pagamento, atendendo à demanda dos consumidores por produtos de alta qualidade
a preços mais acessíveis. Então, fique de olho nas oportunidades que essa ocasião oferece! Até logo!