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Quais os maiores motivos que fazem um consumidor abandonar uma compra online (e como evitar isso)

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Quais os maiores motivos que fazem um consumidor abandonar uma compra online (e como evitar isso)
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Criado em 07 DEZ. 2023
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Um dos maiores problemas para as pessoas que têm um negócio online é o abandono de carrinho. Se isso tem acontecido com você, vamos falar um pouco neste artigo sobre os motivos que fazem um consumidor abandonar uma comprar online e quais são os passos para evitar este problema.


Para termos ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 78% dos usuários abandonam itens que foram colocados em carrinhos. Um dos principais fatores, ainda segundo o estudo, são: valor do frete, confiança na plataforma e segurança. 


Por este motivo, mostraremos neste artigo, com mais detalhes, os motivos dos consumidores terem esta atitude. Além disso, daremos dicas de como evitar este tipo de comportamento e, consequentemente, como aumentar a sua conversão.


Conheça os motivos pelos quais os consumidores abandonam uma compra online e o que fazer para evitar estas atitudes


O número de pessoas que abandonam o carrinho e não finalizam a compra pode variar em cada plataforma, mas um estudo feito pela SaleCycle, em 2021, chegou à conclusão sobre os segmentos que mais "sofrem" com este problema. 


Em primeiro lugar, temos o vestuário com 88,57%. Em seguida, sites com itens de luxo com 87,78%. Na terceira posição, plataforma de viagens com um pouco mais de 85%. Produtos infantis ficaram em quarto lugar. 


Por isso, é essencial ficar atento em alguns pontos para evitar este tipo de problema no seu negócio online. Bora conhecer? Anote aí!


Não ter uma plataforma confiável


A cada dia que passa aumenta o número de pessoas que passam por problemas em itens comprados na internet, por isso, quando a plataforma não deixa o consumidor seguro, pode sofrer com o grande número de abandono de itens no carrinho. 


Porém, não são apenas os sites que vendem coisas palpáveis que podem sofrer com isso. Plataformas de cotação de seguro auto online, por exemplo, também precisam deixar os usuários confortáveis, principalmente, porque serão fornecidos os dados pessoais para que a cotação do seguro do veículo aconteça de forma mais assertiva. 


Ou seja, esteja entre os melhores da área se quiser garantir que sua venda seja efetivada com sucesso!


Tenha um site de fácil navegação


Você precisa prestar atenção como está a navegação do seu site, afinal de contas, quem gosta de ficar minutos esperando para uma página abrir, não é mesmo? De acordo com informações do Google, o ideal é que o tempo de espera do usuário seja de dois segundos. Então, é essencial fazer esta análise. 


Outro ponto, a plataforma do seu negócio precisa ter uma boa navegação na versão mobile. Sabe por quê? De acordo com a pesquisa Consumo online no Brasil, feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em conjunto com a Offer Wise Pesquisas, 87% das pessoas usam o smartphone para fazer uma compra na internet.

Se a sua plataforma estiver com este tipo de navegação comprometida, com certeza, você sofrerá com um maior número de abandonos. 


Valor do frete


Nos dias de hoje e, principalmente, com o boom dos grandes varejistas, as pessoas não querem mais pagar caro por frete. Afinal de contas, existem diversas plataformas na internet que oferecem frete grátis. 


Por este motivo, vale fazer uma análise de como está a sua cobrança neste assunto. Se estiver muito alta, a dica é fazer parcerias com empresas de entrega para tentar diminuir os valores. Caso seja possível, dê a opção de frete grátis para os seus consumidores nem que seja, por exemplo, com um valor mínimo de compra. 


Atendimento ao consumidor


Dependendo do item que você está comercializando, as pessoas ficam com algumas dúvidas antes de fechar a compra online. Agora, imagina você fazendo uma cotação de um seguro online, por exemplo, e não ter ninguém para te ajudar com questões sobre a cobertura oferecida pela seguradora. Você finalizaria o negócio ou deixaria o produto no carrinho?


Por isso, é essencial prestar um bom atendimento aos usuários que chegam à sua plataforma. Implemente chatbot, deixe, se possível, um WhatsApp à disposição para solucionar dúvidas, dentre outras estratégias que possam deixar os usuários seguros em contratar um serviço ou até mesmo comprar um item. 


Pronto! Não perca mais tempo e coloque em prática estas soluções. Desta forma, você conseguirá diminuir o número de abandonos de itens!


Até breve!

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Fabiana Ferreira Do Nascimento Silva
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