Ainda que as mulheres encontrem dificuldades nesse longo caminho a ser percorrido, o mercado já aponta as melhorias para a sociedade em decorrência desse desenvolvimento.
Nesse primeiro encontro, a Lydia Fuganti, que foi vencedora do prêmio Sebrae mulher de negócios no ano de 2011 e é fundadora do Instituto Eurobase, pôde mostrar um pouco dessa história de conquistas.
Não faz muito tempo que as mulheres ganharam espaço no mundo dos negócios, pois acreditava-se que o lugar das mulheres era somente realizando atividades domésticas, mas graças a força desse grupo acreditaram que era possível lutar pelos seus sonhos e objetivos e, então, foram em busca de se encontrar como empreendedoras e encontrar o seu lugar no mercado.
Lydia, que participou do nosso quadro hoje, percebeu essa capacidade empreendedora logo de início ao ter contato com pequenos grupos de mulheres, notou a capacidade de fazer trabalhos manuais e com artesanatos. E, a partir daí, sempre acreditando no potencial das mulheres, decidiu aumentar ainda mais esse projeto para alcançar e trazer a oportunidade de crescimento a mais mulheres. Então surgiu o Instituto Eurobase, hoje chamado Instituto União para Vitória.
Dentro do Instituto as mulheres criam artesanatos a partir do reaproveitamento de materiais e assim se tornam protagonistas de suas histórias.
Essas oportunidades trazem uma nova realidade para as mulheres, pois a partir desses trabalhos surgem oportunidades de renda e liberdade financeira para essas famílias.
A oportunidade de desempenhar uma atividade tem um significado muito importante para essas mulheres, pois junto com essa independência financeira as mulheres carregam o sentimento de liberdade, de poderem sustentar suas famílias e garantir um futuro melhor.
O empreendedorismo feminino é sinônimo de empoderamento feminino, mudança de um quadro de desigualdade e é a evolução dos próprios direitos femininos, pois desta forma pode-se celebrar, ainda que progressivamente, a renovação do mundo dos negócios. mundo este que vem se tornando mais justo independente da classe.
Buscar aperfeiçoamento e qualificação para estar preparada para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, mesmo que as dificuldades apareçam, é importante manter o foco no seu objetivo.
Então você mulher, acredite e vá em busca de realizar seus sonhos e objetivos! Essas histórias inspiradoras só nos trazem a certeza da força e determinação dessa classe que, com muito trabalho, pode alcançar qualquer sonho e fazer parte do mundo dos negócios, tornando-se uma empreendedora de sucesso.
Um abraço, Acea!