O estudo da simbologia das cores revela muito sobre a personalidade das pessoas e seu comportamento, inclusive propõe uma reflexão sobre os seus sentimentos e desejos, tanto é que influencia de forma significativa no mundo da publicidade, arquitetura, moda, design, entre outras áreas.
Cabe lembrar que as cores primárias vermelho, azul e amarelo, são consideradas puras, conforme observação de Isaac Newton, em 1666, através da visualização da luz branca passando por um prisma. Assim como na mistura destas, outras cores surgem, as chamadas cores secundárias.
Já em 1810, o cientista alemão Johann Wolfgang Von Goethe, influenciado pela descoberta de Newton, destacou que a visualização da cor depende também da percepção que cada indivíduo tem sobre o objeto, escrevendo o livro Teoria da Cores. Com novos estudiosos, o termo psicologia das cores surge e, com ele, a análise de como uma cor é percebida pelas pessoas, ou seja, como o nosso cérebro processa uma informação através da visão e associada a emoções, sentimentos e desejos.
A importância de estudar as cores faz com que o marketing crie estratégias para que possa comunicar uma ideia, com simbolismo e cuja compreensão depende da experiência individual do público-alvo, provocando sensações e desejos para oportunidades de negócios e aumento de vendas. As cores geram um significado e remetem a uma resposta do corpo.
É só observarmos que, nos tempos primitivos, o homem precisava identificar na natureza os frutos que poderia se alimentar e escapar de predadores; portanto, entender a mensagem das cores é perceber como podemos nos adaptar às várias situações da vida.
Porém o estudo das cores propõe experimentações em cada situação que deseja utilizá-las, visando sempre o objetivo a atingir, tanto é que, no curso de psicologia e nos cursos de marketing, comunicação e moda, os profissionais aprendem a influência das cores na vida das pessoas e na forma de atrair clientes, fortalecer uma marca ou um produto, com o foco em agregar valor na identidade visual.