Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Psicologia das cores: como influencia os desejos dos consumidores?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Psicologia das cores: como influencia os desejos dos consumidores?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 07 JAN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O estudo da simbologia das cores revela muito sobre a personalidade das pessoas e seu comportamento, inclusive propõe uma reflexão sobre os seus sentimentos e desejos, tanto é que influencia de forma significativa no mundo da publicidade, arquitetura, moda, design, entre outras áreas.


Cabe lembrar que as cores primárias vermelho, azul e amarelo, são consideradas puras, conforme observação de Isaac Newton, em 1666, através da visualização da luz branca passando por um prisma. Assim como na mistura destas, outras cores surgem, as chamadas cores secundárias.

Já em 1810, o cientista alemão Johann Wolfgang Von Goethe, influenciado pela descoberta de Newton, destacou que a visualização da cor depende também da percepção que cada indivíduo tem sobre o objeto, escrevendo o livro Teoria da Cores. Com novos estudiosos, o termo psicologia das cores surge e, com ele, a análise de como uma cor é percebida pelas pessoas, ou seja, como o nosso cérebro processa uma informação através da visão e associada a emoções, sentimentos e desejos.


A importância de estudar as cores faz com que o marketing crie estratégias para que possa comunicar uma ideia, com simbolismo e cuja compreensão depende da experiência individual do público-alvo, provocando sensações e desejos para oportunidades de negócios e aumento de vendas. As cores geram um significado e remetem a uma resposta do corpo.


É só observarmos que, nos tempos primitivos, o homem precisava identificar na natureza os frutos que poderia se alimentar e escapar de predadores; portanto, entender a mensagem das cores é perceber como podemos nos adaptar às várias situações da vida.


A escolha certa de uma cor pelos profissionais citados certamente auxilia no objetivo que desejam atingir, tanto é que especialistas compilaram significados e significantes de algumas cores, como:


  • vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, energia, força, calor, poder, amor;
  • amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo;
  • verde: cura, calma, perseverança, generosidade, sorte, natureza;
  • azul: espiritualidade, lealdade, tranquilidade, harmonia, confiança, estabilidade, fé;
  • preto: poder, sofisticação, elegância, riqueza, medo, profundidade, tristeza, negatividade;
  • branco: proteção, amor, respeito, pureza, simplicidade, paz, positividade, casamento nas culturas ocidentais e morte nas culturas orientais;
  • prata: riqueza, glamour, suave, elegante, tecnologia;
  • ouro: prosperidade, riqueza, grandeza, preciosidade.

Porém o estudo das cores propõe experimentações em cada situação que deseja utilizá-las, visando sempre o objetivo a atingir, tanto é que, no curso de psicologia e nos cursos de marketing, comunicação e moda, os profissionais aprendem a influência das cores na vida das pessoas e na forma de atrair clientes, fortalecer uma marca ou um produto, com o foco em agregar valor na identidade visual.


Agora me conta aqui, você já sabia dessa psicologia antes de escolher as cores do seu negócio?


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2694 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?