Quero compartilhar uma história que vivenciei no dia de hoje, 16/06/2020. Recebi uma missão de enviar uma caixa de lápis de cor para uma pessoa especial, que está se recuperando do covid19. Como ela está vivendo dias não tão coloridos, sua mãe, que não deseja ser identificada rsrs fez esse pedido para tornar os dias da filha, mais especiais. Até aí tudo bem, porém essa história acontece em um período de pandemia, onde estamos trabalhando home office e saindo pouco de casa. Desta forma, entrei em contato com diversas livrarias, papelarias, supermercados e outras empresas, para verificar quem poderia fazer a entrega. Eu queria comprar uma caixa de lápis e estava disposta a pagar a entrega, é claro. Nenhuma das empresas que conversei possuía esse tipo de serviço, você leu exatamente isso. Fiquei surpresa, uma vez que estamos vivendo na era da experiência do cliente, em época de transformação digital, enfim, quase desisti, e fui pessoalmente. Até que fiz uma busca por lojas que pudessem vender esse produto, e à partir daqui fiquem atentos, porque entenderão o que é o novo normal.
Liguei em uma Cafeteria que ficava próximo a uma loja de livros e perguntei para moça que atendeu se ela poderia me ajudar, pois estava com uma missão importante. O nome dela é Carolinne, ela pediu para explicar o que eu precisava, e para minha surpresa disse: vou até a loja de livros e quando estiver lá, tiro fotos da caixa de lápis de cor pra ver se é a que deseja, aí compro e envio junto com um pedaço de torta (claro que comprei um produto da Cafeteria). Fizemos tudo pelo whatsapp, ela me passou o valor da compra (lápis de cor + torta + entrega) e pediu o endereço. A entrega foi rápida, a moça que recebeu ficou extremamente feliz com a surpresa, com o carinho. Agradeci imensamente a Carolinne e decidi escrever sobre essa experiência incrível.
Propósito segundo o dicionário é aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito.
Vou além, propósito é fazer o que ama, impactar as pessoas e deixar sua marca no mundo. A Carolinne fez toda diferença, ela poderia me atender e arranjar várias desculpas, não vendemos lápis de cor, não fazemos entrega, não aceitamos transferência bancária, poderia dizer muitas coisas, mas ela disse 'como posso ajudar você nessa missão', isso me fez compreender o significado de toda teoria sobre Transformação Digital, sobre o Novo Normal e outros nomes dados para essa mudança toda.
Eu gosto da tecnologia porque ela aproxima o que acreditamos ser impossível. E foi exatamente essa experiência que vivi. Precisamos ouvir nossos clientes, nossos colaboradores, nossas famílias, precisamos ouvir, entender quais são as dores e resolvê-las. A minha dor era entregar uma caixa de lápis de cor, que uma livraria, uma papelaria, um supermercado, e outras lojas não puderam fazer, mas uma CAFETERIA O Chapeleiro, localizada em Cascavel PR, que não vende lápis de cor, resolveu.
Repense sua forma de atender, não se prenda ao modelo do passado, não crie barreiras, não se limite a fazer o que sua concorrência faz. Tenha atitude própria, olhe as oportunidades e faça realmente a diferença. Tenha amor ao atender as pessoas que se aproximam da sua empresa. Sou apaixonada pelo varejo, amo a forma como podemos surpreender as pessoas. Tudo é questão de ATITUDE. Quando alguém te falar que não é possível fazer, pergunte por que não? Seja uma pessoa focada em buscar solução.
Eu gosto da frase: Espalhe coisas boas que outras melhores virão!!!
Fernanda Lemes