Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Projetos de inovação através do Design Thinking

avatar GUSTAVO SCHNECK MOREIRA
Gustavo Schneck Moreirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Projetos de inovação através do Design Thinking
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 14 MAI. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Todo mundo quer inovar, porém poucos entendem o conceito e conseguem de forma efetiva e sustentável incorporar práticas inovadoras no seu dia a dia. Um dos grandes desafios dos pequenos negócios é como enfrentar o difícil caminho da inovação e criar novos produtos, serviços e experiências que apaixonem clientes e usuários.

O que diferencia empresas bem-sucedidas das não tão bem-sucedidas é a capacidade de inovar, gerar valor. Quem já entendeu isto vem buscando ferramentas para melhorar seus processos e estratégias e, fundamentalmente, possui um processo bem estruturado de gestão de projetos de inovação.

E como se dá este processo de gestão da inovação? É importante citar que existem inúmeros modelos e abordagens disponíveis para serem trabalhados e adaptados. Porém, devemos estar atentos a como tais ações serão implementadas, considerando o contexto da organização em que estarão inseridas.

O modelo que particularmente mais me agrada é a abordagem do Design Thinking na gestão de projetos de inovação, já que ela ajuda a estimular a capacidade de ser intuitivo, reconhecer padrões e desenvolver ideias que tenham significado não apenas funcional, como também emocional.

Trata-se de uma ferramenta de inovação na solução de problemas que estimula o trabalho colaborativo e coletivo com uma perspectiva de empatia plena entre os parceiros de negócio. Com as pessoas no centro do desenvolvimento, a abordagem funciona em 05 etapas:

  • Empatia

A pergunta que se faz é a seguinte: conseguimos de fato nos colocar no lugar das pessoas? Através de observação e interações definem-se as necessidades e insights que ajudam a moldar o olhar em relação aos clientes.

  • Definição

Definir o que desenvolver, de forma incremental e interativa. O escopo do projeto pode não estar detalhado, mas precisa ser definido. Nesta etapa, o Project Model Canvas pode ser uma ferramenta interessante.

  • Ideação

Etapa onde efetivamente começa a se pensar fora do lugar comum, propondo soluções para o problema proposto. Não há limite de ideias nesta fase, sendo indicado que tenha variedade de perfis das pessoas envolvidas na ação.

  • Prototipagem

Fase de validação das ideias geradas. É o momento de ver o que se encaixa no projeto, juntar propostas, fazer ajustes e colocar a mão na massa. Esta é a etapa onde o conceito de inovação aberta deve estar mais presente, fazendo o desenvolvimento em parceria com parceiros de negócio e clientes.

  • Teste

Chegou a hora de experimentar os protótipos que foram desenvolvidos, validar com parceiros de negócios/clientes e escolher o que faça mais sentido, gerando resultados para a empresa.

O que precisa ficar claro, independente da metodologia, abordagem ou ferramenta utilizada, é que quando falamos em projetos de inovação partimos do pressuposto que a empresa sabe o problema que está resolvendo. Parece fácil, mas não é. É por isso que muitos produtos e serviços não tem o sucesso projetado, pois há um desalinhamento entre problema e solução, com empresas entregando ao final o que o cliente não deseja.

É muito comum empresas fracassarem em seus projetos, e vejo isso como algo bastante positivo, já que é uma forma de aprendizado quando se deseja construir algo verdadeiramente impactante. O fracasso, entretanto, normalmente custa caro. É por isso que um dos princípios de empresas inovadoras é fracassar da forma mais rápida e barata possível.

Posto este cenário, a busca constante por conhecimento sobre abordagens, práticas e ferramentas se torna obrigação para qualquer empresa, independente do seu porte. Mas o mais importante: para que a inovação realmente aconteça e se torne um hábito, é preciso mudança cultural e comportamental. Uma revisão completa da forma de pensar e atuar. E isso vai de empresa para empresa.

avatar GUSTAVO SCHNECK MOREIRA
Gustavo Schneck Moreira
favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1327 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?