Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Contribuições e Experiências da Capacitação pelo Programa de Desenvolvimento de Novos Habitats de Inovação PR

avatar LINDOMAR SUBTIL DE OLIVEIRA
Lindomar Subtil De Oliveirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Contribuições e Experiências da Capacitação pelo Programa de Desenvolvimento de Novos Habitats de Inovação PR
Criado em 12 ABR. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Os câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Toledo e Santa Helena, tiveram o privilégio de participar no segundo semestre de 2020 de um curso de capacitação em Ambientes/ Habitats de inovação ministrado pelo consultor Luiz Fernando Gelape da GERE Consultoria. O treinamento foi oportunizado e viabilizado pelo SEBRAE PR, principal parceiro e apoiador dos habitats de inovação.

Uma das principais características da UTFPR é promover a inovação e o empreendedorismo. Para isso, a universidade possui na sua estrutura uma Agência de Inovação AGINT e o Programa de Empreendedorismo e Inovação PROEM, ambos ligados a Reitoria, os quais oferecem todo suporte necessário as iniciativas e ações relacionadas ao empreendedorismo nos câmpus. A AGINT conta com pessoas especializadas na gestão dos depósitos de patentes, registros de proteção e negociação da Propriedade Intelectual dos inventores. Além disso, a agência também apoia todas as ações de inovação envolvendo os Parques Tecnológicos, as Incubadoras de base tecnológica e as Pré-incubadoras no âmbito dos câmpus. Da mesma forma, o PROEM tem um papel fundamental em apoiar o desenvolvimento das empresas juniores, bem como em oferecer capacitação aos estudantes, professores e servidores técnicos administrativos que demandem de formação e capacitação para ajudar nas ações de empreendedorismo e inovação dos câmpus.

Assim, alinhado ao foco e política da Universidade de incentivar e fomentar o empreendedorismo e inovação no meio acadêmico, bem como de ajudar no desenvolvimento dos habitats de inovação, o curso/programa habitats de inovação veio contribuir para mapear e propor novas ações aos ambientes das Incubadoras e Pré-incubadoras, bem como para fortalecer as atividades que os câmpus já vinham realizando para promover a inovação e empreendedorismo no ecossistema.

Dado o objetivo do programa de apoiar o aprimoramento ou a criação de novos ambientes de inovação no Estado do Paraná, de forma estruturada para dar mais visibilidade e competitividade para empresas inovadoras dentro dos ecossistemas, ressalta-se a importância da universidade nesse contexto, visto que a instituição é um dos principais agentes promotores do empreendedorismo e inovação regional.   

Particularmente, o Sistema Regional de Inovação - SRI Sudoeste é um ambiente muito propício ao desenvolvimento da inovação e de novos negócios, principalmente pela diversidade dos ativos tecnológicos, qualificação dos empreendedores e pelo engajamento dos atores e instituições que integram o ecossistema. Dentre outros parceiros chave estão as associações comerciais, secretarias de inovação e tecnologia das prefeituras municipais, centros e núcleos de inovação e incubadoras que também apoiam e impulsionam o desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo regional.

A capacitação pelo programa trouxe grande contribuição aos câmpus participantes. Especialmente, o material, o conteúdo, e as metodologias apresentadas ofereceram um direcionamento propositivo das melhorias, bem como de outras estratégias que a universidade precisa implementar nos seus processos de Pré-incubação e Incubação, a fim e torná-los mais atrativos e eficientes. Além disso, o curso proporcionou uma visão holística e operacional do funcionamento dos habitats, principalmente com relação a padronização, preparação e detalhamento das etapas a serem seguidas até a certificação do Modelo CERNE. Também foram muito relevantes os insights, materiais, cases e exemplos apresentados, com destaque para as principais práticas e estratégias dos habitats a fim de atrair os empreendedores, tais como: o processo de sensibilização, prospecção, seleção e qualificação dos empreendedores.

Na opinião dos participantes do câmpus - DV, o curso contribuiu para analisar e aprimorar os processos atualmente vigentes considerando a realidade do câmpus, focar no planejamento e implementar procedimentos complementares necessários para acompanhamento e desenvolvimento dos empreendimentos apoiados.

Ainda como resultado, a capacitação oportunizou as equipes dos quatro câmpus compartilharem experiências, conhecimentos, novas soluções e tipos de ações praticadas entre os atores, entendendo-se um pouco mais sobre os ambientes de inovação e a conexão das ações e dos agentes dentro do ecossistema regional. Além disso, a troca de experiência entre os atores colaborou para balizar as futuras ações de empreendedorismo e inovação na universidade. Da mesma forma, as discussões sobre os habitats de inovação provocadas no grupo, geraram insumos para alinhar as ações da UTFPR no contexto do Estado, frente as demais incubadoras. Do ponto de vista regional, a reflexão gerou em torno de quais atrativos e oportunidades de negócios que o ecossistema oferece a comunidade empreendedora.

Contatos:

Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias

DIREC-FB: direc-fb@utfpr.edu.br    Fone:  (46) 3520-2608

DIREC-DV: direc-dv@utfpr.edu.br   Fone: (46) 3536- 8937

avatar LINDOMAR SUBTIL DE OLIVEIRA
Lindomar Subtil De Oliveira
favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1316 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?