Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Programa Centelha

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Programa Centelha
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 29 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Paraná. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

 

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação CERTI e, no Paraná é executada pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FAPPR).

 Eu posso submeter a minha ideia?

Os requisitos para submeter uma ideia são:

  • Pessoas físicas domiciliadas no estado do Paraná;
  • Ter mais de 18 anos completos ou, no caso de menor, que seja legalmente emancipado, na data de publicação do Edital (04/04/2022);
  • Apresentar uma ou mais ideias inovadoras.

Posso submeter mais de uma ideia?

  • Sim, não há limitações quanto ao número de ideias submetidas para o Centelha, mas apenas aquela com a maior pontuação passará para a próxima fase. E, cada CPF poderá constar como proponente em apenas uma proposta aprovada.
Preciso ter uma empresa para participar?

Não é necessário ter uma empresa constituída para propor uma ideia. A constituição da empresa, no entanto, será necessária caso a ideia seja aprovada na Fase 3 do Programa Centelha. Para receber os recursos financeiros da Fundação Araucária, não reembolsáveis, na forma de subvenção econômica, a pessoa física deverá obrigatoriamente, até a data de 07/01/2023, constituir uma empresa com sede no estado do Paraná.

Já tenho uma empresa constituída, posso participar?

Podem participar empresas sediadas no estado do Paraná, que atendam às seguintes condições:

  • Pessoa jurídica com faturamento bruto anual de até R$ 4.800.000, 00 (quatro milhões e oitocentos mil reais), sediada no Estado do Paraná, com data de constituição em até 12 (doze) meses anteriores à data de publicação do edital, enquadrada como Micro Empresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP).
  • A empresa deverá ter objeto social que contemple atividade operacional relacionada com a proposta inovadora contemplada no âmbito desta chamada pública;
  • Estar adimplente junto à Fundação Araucária (FA) e órgãos de controle;
  • Estar sediada no Estado do Paraná;
  • Atender todos os requisitos e documentações dispostos no item 14 no ato da contratação do projeto pela Fundação Araucária (FA) (após a divulgação do resultado final);
  • Não ter sido contratado na primeira edição do Programa Centelha.

Como submeto minha ideia?

Acesse o Portal Centelha http://www.programacentelha.com.br/, clique no ícone do estado do Paraná que deseja cadastrar sua ideia e, em seguida, clique em Inscrever-se. Após preencher seus dados, você receberá um e-mail para confirmar o cadastro. Depois de confirmado, faça seu login e clique em Cadastrar/editar minha ideia inovadora.

Até quando posso submeter minha ideia?

As ideias podem ser submetidas de acordo com o Cronograma apresentado na Chamada Pública até às 18:00 horas do dia 01/07/2022, via Portal Centelha.

O Programa Centelha, em sua primeira edição, teve mais de 15.000 ideias submetidas, 38.700 empreendedores capacitados e 490 startups apoiadas. O prazo está no fim, mas ainda da tempo, se você tem uma ideia inovadora não perca essa oportunidade de por em prática!

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereira
Olá, sou Renato, inquieto e totalmente viciado em transmitir conhecimento, buscando sempre comunicar de forma simples e descontraída. Sou business designer na Nectus, um laboratório de inovação aberta que constrói soluções estratégicas para o desenvolvimento sustentável de comunidades à negócios. favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1373 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios