Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Professor Educador: uma oportunidade para reinventar-se

avatar ELIZANDRA FIORIN SOARES
Elizandra Fiorin Soaresfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Professor Educador: uma oportunidade para reinventar-se
Criado em 14 ABR. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Professor é educador? Por que afirmamos que o professor é educador e empreendedor, ao mesmo tempo? Por durante muito tempo, buscamos na história da formação do professor, os fundamentos que definissem a profissão do educador. Para António Nóvoa, em seu livro Profissão professor, destaca que existem muitas iniciativas e experiências que buscam um caminho novo para a formação de professores. As mais interessantes centram-se numa formação profissional dos professores, isto é, numa ideia que parece simples, mas que define um rumo claro: a formação docente deve ter como matriz a formação para uma profissão.

Caso concordarmos com a visão de Nóvoa em que a profissão define o professor como sujeito das suas ações, podemos afirmar que uma característica fundamental do professor é se reinventar todos os dias na sua atividade profissional. Nesta perspectiva, o reinventar-se apresenta certas dificuldades e riscos, uma vez que temos a necessidade de envolvimentos emocional, afetivo e racional com outros seres humanos (crianças, jovens e adultos).

A formação profissional preconiza um avanço na compreensão de que o professor, hoje, em meio aos desafios da pandemia da COVID 19, o enfrentamento de um dilema social e, porque não, ético/moral: a saúde e a economia. Há uma dificuldade intrínseca em responder esse dilema, ou seja, a dificuldade aparece por inteiro na ação pedagógica na qual o educador media alguém no desenvolvimento de suas capacidades e na própria capacidade do professor em mediar a construção de saberes e conhecimentos. Ao realizar essa ação, o educador se envolve numa espécie de relação de poder, porque intervém sobre o outro e tem a responsabilidade pela orientação valorativa com que conduz esse processo, incluindo aí toda a amplitude de relações com o outro, desde sua negação até o reconhecimento.

 Outro aspecto importante é que o professor precisa se reinventar em meio aos seus hábitos e enfrentamentos no ensinar, provocando nele mesmo mudanças significativas, exigindo a cada dia uma nova estrutura mental que se perceba mais criativo, mais inovador na sua profissão. Emerge, assim, a necessidade do professor empreender na sua profissão e constantemente provocar mudanças em seus hábitos, reconstruindo e aprimorando suas habilidades.

Para Philippe Perrenoud, enquanto sugestão para se reinventar, no livro 10 Competências para Ensinar, entende as competências como a capacidade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações) para solucionar uma ou mais situações problemas, com pertinência e eficácia. Destaca-se três competência que poderão ajudar a responder as questões iniciais, deste texto. A primeira diz respeito a quinta competência - Trabalhar em equipe. A segunda competência, vincula-se a oitava competência - Utilizar novas tecnologias. A terceira e última competência refere-se décima competência Administrar a própria formação.

Em tempos de crise, recordar de tais competências, em meio as dez citadas no livro, oportuniza definir o professor como educador e empreendedor. Enfrentar a crise significa colocar em prática a relação existente entre as competências para ensinar com as dez características do comportamento empreendedor: a Busca de oportunidade e iniciativa; A Persistência; Correr riscos calculados; Exigência de qualidade e eficiência; Comprometimento; Busca de informações; Estabelecimento de metas; Planejamento e monitoramento sistemático; Persuasão e rede de contatos; Independência e autoconfiança.

O professor na crise poderá enxergar oportunidades, através da iniciativa pessoal e governamentais, que as tecnologias de aprendizagem permitem a aproximação virtual entre aluno e professor. Para tanto, desafia-se a aprender cada vez mais, replanejando e monitorando os alunos para que saiam da zona de conforto e, também busquem sua autonomia, desenvolvam sua criatividade levando em conta ações de qualidade e eficiência, no novo modelo de convivência social. Muitos são os desafios para os professores, mas acreditar que em meio à crise, socializam-se novas experiências e dão novos significados a sua profissão, isso afirma que o professor é educador e empreendedor no processo ensino aprendizagem.

E para finalizar, nos conte, de que forma você professor está usando a tecnologia e os comportamentos empreendedores para reinventar suas práticas educativas?

 


Elizandra Fiorin Soares - Mestre em Educação (UFSM), coordenadora do Curso de Pedagogia da Unetri Faculdades (Barracão-PR), sócia-proprietária da empresa FSPP Consultoria Empresarial e Educacional Ltda.

avatar ELIZANDRA FIORIN SOARES
Elizandra Fiorin Soares
favorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 1965 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?