Tive a honra de ser uma das palestrantes no evento FEIRA DO EMPREENDEDOR SEBRAE 2020, falando sobre produção de conteúdo para as redes sociais. Aqui você confere o conteúdo na íntegra!
É fato que toda e qualquer empresa precisa investir na produção de conteúdo digital para se comunicar com seu público alvo e atrair mais clientes, porém, nem sempre esta é uma tarefa fácil para quem deseja empreender ou para quem já tem um negócio, não é mesmo? Muitas vezes, queremos entrar já fazendo sucesso nas redes sociais e esquecemos que todo processo que nos leva ao caminho CORRETO, é um processo lento e muitas vezes pautado em tentativa e erro. Acalme seu coração e antes de qualquer coisa, tenha em mente que o engajamento do seu público e dos seus clientes virá a longo prazo. E antes de entrarmos no COMO produzir conteúdo, é necessário que você entenda alguns conceitos do MARKETING como um todo.
Com o avanço da tecnologia, a internet sendo algo acessível a todas as classes sociais, o marketing digital veio para ficar. As estratégias do marketing convencional continuam existindo e são utilizadas por muitas empresas hoje em dia, porém, o marketing digital é mais efetivo pois, você consegue atingir diretamente o seu público alvo, pessoas que de fato tenham interesse em comprar seu produto ou serviço. Com isso, eu apresento à vocês o INBOUND MARKETING, uma estratégia dentro do marketing digital que tem como objetivo atrair as pessoas certas para sua empresa. A estratégia do Inbound Marketing consiste em algumas fases sequenciais, são elas:
ATRAIR > CONVERTER > RELACIONAR > VENDER > FIDELIZAR
Vamos para um exemplo prático das fases na metodologia do INBOUND:
Através de algum post em determinada rede social, você capta a atenção do seu público alvo, faz ele parar pra ver o que você tá dizendo e geralmente você oferece um conteúdo rico em troca dos dados de contato dele. Se ele preencher o formulário e deixar os dados dele com você, a conversão acontece e depois disso vem a fase que eu mais gosto e mais atuo hoje que é a fase de relacionamento (que tem total conexão com o marketing de conteúdo). Como você tem o e-mail ou o WhatsApp desse potencial cliente, você passa a nutri-lo com a entrega de conteúdo relevante e que faça sentido para sanar ou resolver a dor que ele vive naquele momento específico. Aí você vai se relacionando com ele, vai munindo-o de informações e conteúdos sobre determinado assunto até que ele esteja preparado para a próxima fase que é a COMPRAR de fato o seu produto ou serviço. A compra é uma consequência de toda a jornada percorrida, ela acontece naturalmente e porque o cliente entende que ele realmente precisa do que você tá ofertando. A próxima fase é resultado do processo de inbound bem feito, o cliente gostou tanto da forma como você interagiu com ele, que ele fideliza e indica você a outras pessoas.
Existe também o OUTBOUND MARKETING que nada mais é do que o MARKETING DA INTERRUPÇÃO , não é o cliente que vem até você e sim você chega até ele sem ter ideia se ele está no momento certo pra comprar o seu produto ou serviço, por exemplo, sabe quando você está andando no centro da cidade e alguém te para querendo vender alguma coisa? Ou até mesmo os anúncios no Youtube, as propagandas de rádio e TV? Todos esses métodos fazem parte do OUTBOUND MARKETING. Para ficar claro a diferença entre um e outro: Inbound Marketing o cliente vem até você por conta da sua entrega de conteúdo. Outbound Marketing você vai até o cliente, você o interrompe e tenta vender algo.
Para continuar aprendendo sobre produção de conteúdo para as redes sociais, dê o play a seguir e confira!
Um abraço,
Bianca Becker.