Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDo Campo à Mesakeyboard_arrow_rightArtigos

Produção de biogás a partir da suinocultura gera renda extra para produtores do Paraná

avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Produção de biogás a partir da suinocultura gera renda extra para produtores do Paraná
Criado em 20 AGO. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Inteligência Competitiva atua no monitoramento de diversos temas de alta relevância para um determinado público alvo. Ela proporciona a visualização de oportunidades. Por meio de informações assertivas, torna-se possível identificar tendências, desafios e necessidades desse público alvo em específico.  


No caso da Inteligência Competitiva do Sebrae/PR, buscamos levar conteúdos para os nossos clientes Empreendedores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, de modo a contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva a respeito dos mais diversos temas do cenário empreendedor e empresarial.  


 Neste Alerta de Inteligência SEBRAE, abordamos o tema: 

Produção de biogás a partir da suinocultura gera renda extra para produtores do Paraná


Produtores rurais do Paraná estão se beneficiando economicamente através da produção de biogás a partir da suinocultura. Este processo envolve a utilização dos resíduos gerados pela criação de suínos para produzir biogás, que é convertido em energia elétrica. Esta energia pode ser utilizada diretamente nas propriedades, reduzindo os custos com eletricidade, ou vendida para a rede elétrica, criando uma fonte adicional de rendimento para os produtores. Esse método de produção de energia é útil ao produtor rural, visto que o Paraná é o segundo maior produtor suíno no país, correspondendo à 21% da produção nacional, 3,1 milhões de suínos abatidos no Estado apenas no primeiro trimestre de 2024.


A família Barrato, de Medianeira, na região Oeste do Estado, foi um caso de produção de biogás dentro da propriedade. Utilizando os resíduos gerados pela suinocultura, conseguiram não só eliminar completamente a conta de energia elétrica, como também produzir energia excedente para venda. Sua produção de energia chegou a 25 mil kilowatts por mês, desses somente 2 mil kilowatts sendo usados e o restante vendido, demonstrando a potência desse meio de produção energética. O valor investido com o tempo tem sido alcançado pelo valor economizado e o valor da energia vendida.


A implementação do método foi incentivado no Programa Paraná Energia Renovável (RenovaPR), programa do Governo do Estado que estimula a transformação energética no campo com juros subsidiados por meio do Banco do Agricultor Paranaense, sendo que o investimento feito pela família Baratto teve juros zero.


Essa prática não só melhora a viabilidade econômica das propriedades rurais, mas também contribui para a preservação do meio ambiente e para a sustentabilidade das atividades agrícolas no Paraná. Com o apoio contínuo de programas governamentais e a conscientização sobre os benefícios do biogás, a tendência é que mais produtores adotem essa tecnologia, fortalecendo ainda mais o setor agropecuário do Estado.


Por que é relevante?


A produção de biogás é uma solução inovadora e sustentável para um problema comum: o manejo de dejetos da suinocultura. Com isso, não só gera energia limpa para os produtores rurais, como também contribui para a redução da poluição ambiental. Além disso, o processo de biodigestão gera um fertilizante natural que pode ser utilizado na própria propriedade, reduzindo custos e aumentando a produtividade. A iniciativa do Governo do Paraná em oferecer incentivos para a instalação de biodigestores é um exemplo de como as políticas públicas podem promover a sustentabilidade, e impulsionar a independência energética no campo.



Direcionamentos para o seu negócio:


Se você atua no setor de agropecuária, o investimento na instalação e uso da  produção de energia a biogás pode ser uma oportunidade para redução de custos e até geração de lucro. Já empresas do setor da energia, podem trabalhar para dar assistência aos produtores agrícolas, oferecendo serviços na instalação, obtenção de componentes e manutenção desses sistemas, abrindo um novo mercado de clientes específico, que não depende da rede pública de energia. 


Conte com o Sebrae/PR nesta jornada!!! 


Para você ter uma experiência completa, sugerimos que faça o download do arquivo em anexo para ter acesso aos links e fontes utilizadas no desenvolvimento deste Alerta de Inteligência. 





avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souza
Sou colaborador do SEBRAE/PR há mais de 19 anos. Tenho atuado em diversos Projetos e Atividades relacionadas a Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico. Atualmente trabalho na Unidade de Gestão Estratégica - Núcleo de Inteligência e Conhecimento. Sou bacharel em Administração de Empresas; MBA em Gestão de Negócios com ênfase em Micro e Pequenas Empresas; MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais e Projetos Setoriais e MBA em Marketing e Vendas.favorite_outline Seguir Perfil
capa Do Campo à Mesa
Do Campo à Mesa
people 1727 participantes
Você produtor, empresário, técnico e curioso do setor de agronegócios, alimentos e bebidas é nosso convidado especial para fazer parte desse espaço para quem busca conhecimentos sobre tecnologias, inovações, tendências, legislações, ou seja, novidades para o setor/segmento de agronegócios/alimentos e bebidas. Participe! Acesse, escreva e compartilhe artigos, entrevistas, vídeos e orientações.
fixo
Em alta
Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
07 fev. 2024Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos
29 mar. 2023Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?