A instabilidade financeira gerada pela pandemia mundial afetou muitos ramos de atividades, e empresas que já não tinham controles financeiros se viram mais fragilizadas nesse período de incertezas. Nessa perspectiva surgem alguns conceitos essenciais para começar a administrar a empresa com foco em desempenho.
O primeiro item que vamos abordar aqui é a margem de contribuição ou ganho bruto da empresa, que é a diferença entre as vendas e os custos e despesas variáveis. Esse indicador é importantíssimo porque a empresa pode estar vendendo bastante, mas mesmo assim tendo prejuízo.
Conhecendo essa margem pode-se criar várias estratégias como, metas para os vendedores, ações promocionais de determinados produtos, atualização de tabela de preços e outras estratégias relacionadas a precificação.
A fórmula é bem simples, mas a informação que ela gera é excepcional MC = valor da venda (custos variáveis + despesas variáveis).
Nesse mesmo sentido, temos a margem de segurança que é todo faturamento que ultrapassa o faturamento no ponto de equilíbrio.
Mas o que seria o ponto de equilíbrio?
Ponto de equilíbrio é o valor mínimo de faturamento para cobrir custos e despesas. Para as empresas que tem só um produto é importante conhecer essa margem, mas as que tem um mix de produto grande analisar quanto cada um colabora para o resultado final é muito relevante. Isso porque as vezes um produto é como um parasita que suga a lucratividade de outro e analisando apenas o montante fica difícil perceber.
Essa deve ser atualizada e analisada constantemente afim de melhorar a performance dos processos, reduzir custos, descontinuar ou substituir produtos. MS = vendas totais realizadas ou projetadas vendas totais no ponto de equilíbrio.
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