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Primeiros passos para começar a empreender ainda em 2023

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Primeiros passos para começar a empreender ainda em 2023
5 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 03 NOV. 2023
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Você sonha em dar o pontapé inicial em seu próprio negócio, tem uma boa ideia, mas acha que é tarde demais para começar ainda este ano? Restam 2 meses para nos despedirmos de 2023, mas 60 dias podem ser mais do que suficientes para que você, que está determinado a iniciar 2024 com o pé direito, tenha sua própria empresa formalizada. Meu nome é Felipe Faganelli, atuo como suporte para o projeto de comunidades digitais do Sebrae, e nessa minha primeira contribuição, quero dar dicas de como abrir seu próprio empreendimento ainda este ano!

 

De acordo com levantamento feito pelo Sebrae junto à Receita Federal, quase 2 milhões de pequenos novos negócios foram abertos em todo o Brasil no primeiro semestre deste ano. Novos MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte passaram a existir e este número tende a aumentar a cada ano, tendo em vista que cada vez mais pessoas sonham em criar seu próprio empreendimento, mas em contrapartida, 1,1 milhão de pequenos negócios foram fechados. O que pode explicar o elevado número de empresários deixando suas empresas de lado?

 

A resposta pode estar no início de tudo, ainda na concepção do negócio. Grande parte dos empresários iniciam suas atividades sem compreender os processos que necessitam de atenção antes mesmo de criar um CNPJ, por isso, vou listar abaixo os principais pontos a serem estudados para que você possa começar a sua própria jornada como um empreendedor de sucesso!

 

Elaboração de um Plano de Negócios

 


O plano de negócios é uma ferramenta de extrema importância em diversos aspectos. Com ele, é possível avaliar a viabilidade do seu futuro empreendimento e identificar oportunidades de mercado. Um planejamento bem-feito pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio, e dentre os tópicos a serem analisados, estes são os principais:

 

1 - Análise de mercado: Antes de tudo, é necessário entender a realidade do mundo ao nosso redor. Essa etapa é muito importante para te auxiliar a tomar decisões mais assertivas em relação ao mercado em que pretende ingressar, e compreende o levantamento de dados a respeito de características comportamentais da população, os hábitos de consumo dessas pessoas, análise de dados demográficos e até mesmo estratégias aplicadas por determinadas empresas, tudo com o objetivo de determinar qual o perfil destes consumidores. 


Reunidas essas informações, é possível conhecer as oportunidades de negócio do seu nicho de interesse ou até mesmo definir qual será o seu ramo de atuação. Além de entender a dinâmica do mercado por meio dessa pesquisa e os pontos positivos e negativos do ramo, também é possível descobrir e criar segmentos inéditos ao identificar novas tendências, antecipando demandas e consequentemente aumentando a lucratividade.


2 - Posicionamento: Consiste em como seu empreendimento e seus produtos ou serviços serão vistos no mercado. Esse é um assunto importante a ser tratado pois é necessário entender e melhorar a percepção do público em relação ao valor que sua empresa oferece. Seu produto será para o mercado de luxo? Será algo com boa qualidade e custo-benefício? Será um produto de entrada? Atenderá aos padrões atuais de sustentabilidade? Além dessas questões, será preciso observar todos os detalhes relacionados às campanhas de divulgação, por exemplo, quais canais serão utilizados, qual linguagem será utilizada, quais serão as cores e fontes, dentre muitos outros detalhes;


3 - Análise SWOT: É o estudo de todas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças possíveis para sua empresa. A matriz SWOT vai facilitar o direcionamento do seu negócio e a sua tomada de decisões, pois nela você vai elencar os principais pontos de atenção e cruzá-los, com o objetivo de entender e antecipar suas ações no curto e médio prazo, tanto no ambiente interno quanto externo;


4 - Estratégia de marketing: O plano de marketing de uma empresa é o conjunto de estratégias relacionadas à pesquisa, definição e divulgação de um produto ou serviço e da própria marca, a fim de se conectar corretamente com o público-alvo, investir nas campanhas de forma assertiva e econômica e fornecer algo de valor para o consumidor, de forma que suas dores sejam resolvidas. 


Existem diversos tipos de estratégias de marketing, cada uma utilizada com um propósito. O marketing digital, por exemplo, consiste em estratégias de promoção de determinada marca e seus produtos e serviços por meio de canais digitais, podendo envolver a postagem de conteúdos relevantes, disparo de e-mails para clientes cadastrados, utilização de redes sociais para engajamento com o público-alvo, entre outras possibilidades. 


Outra estratégia muito utilizada é o Inbound Marketing, que consiste na geração de conteúdo de valor para atrair e reter clientes sem a necessidade de ir até eles diretamente, o que pode ser mais trabalhoso, mas muito mais barato do que o oposto, o Outbound Marketing, que apesar do elevado custo, é uma estratégia ainda muito utilizada e que podemos observar nas propagandas de TV, comerciais em vídeos na internet, entre outros meios pelos quais os anunciantes chegam até os clientes diretamente.


5 - Planejamento Financeiro: Esta é a etapa onde você pode analisar quanto terá de investir, e quais serão os custos e despesas de sua operação. Com isso, será possível avaliar a saúde financeira do seu empreendimento e descobrir se de fato haverá lucro. Aqui, você deverá estabelecer suas metas definidas por prazos e estruturar sua empresa com base na sua disponibilidade de capital. Muitos empreendedores deixam de fazer essa análise por acharem que é algo muito complexo ou que tem tudo sob controle, mas colocando essas informações no papel e as organizando da maneira correta, fica muito mais fácil de planejar as ações sem medo de se ver em dívidas no futuro.

 

Estudo sobre Legislação e Formalização




É imprescindível que você busque por todas as informações pertinentes a formalização de uma empresa e a legislação que envolve esse processo. Pode não parecer, mas grande parte das pessoas que buscam abrir uma empresa ou já possuem um empreendimento aberto atualmente não tem pleno conhecimento de suas obrigações e direitos enquanto empresários. Os MEIs constituem o grupo que menos conhece essas leis, justamente por não haver a obrigatoriedade de se ter um contador neste porte de empresa, logo, muitos não buscam por essas informações por conta própria.

 

Para cada porte de empresa, existe um enquadramento que possui suas particularidades. No caso dos MEIs, ou Microempreendedores Individuais, as condições de formalização são mais brandas e não há tanta burocracia. O MEI pode realizar sua formalização sozinho via portal do empreendedor, o gov.br, ou com o auxílio do Sebrae e das Salas do Empreendedor.

 

O MEI deve se atentar ao pagamento de uma guia, o DAS, todo mês, com o valor correspondendo a 5% do salário-mínimo e impostos, sendo eles no valor fixo de R$1,00 de ICMS, se o empreendimento for um comércio, ou R$5,00 de ISS, no caso de prestação de serviços. Há também a necessidade da realização da declaração anual de faturamento bruto, a DASN, feita também de forma online e sem custos, se feita dentro do prazo, e este faturamento deve estar dentro do valor máximo permitido, que é de R$81.000,00 anuais. 

 

A situação é um pouco diferente para outros portes, como ME e EPP. Nestes casos, o processo ocorre de uma forma um pouco mais lenta e burocrática, sendo necessária a contratação dos serviços de um contador. Existem diversos tipos de enquadramento tributário e o contador deve te informar a respeito de todas essas possibilidades, bem como avaliar qual é a opção mais adequada para seu negócio.

 

É importante ressaltar que estar em conformidade com os processos de formalização garantem que seu negócio está regularizado perante a lei e o governo, resultando na economia de gastos com tributações, uma vez que as alíquotas são mais acessíveis para empresas constituídas, bem como maiores possibilidades de acesso à linhas de crédito e subsídios do governo, fechamento de parcerias, entre outros benefícios. Ter sua empresa reconhecida pelo governo também te dá mais tranquilidade quanto ao fisco, uma vez que o seu CNPJ te dá a possibilidade de emitir notas fiscais, mantendo as operações de compra e venda de sua empresa devidamente registradas.

 

Esses são os principais pontos de atenção quando se há interesse na criação de um empreendimento, compreender esses conceitos e pesquisar a fundo sobre eles te dará total capacidade de iniciar sua jornada da forma correta. Por isso, não deixe de estudar sobre os tópicos citados e dê uma olhada nas postagens de nossa comunidade, pois existem diversos artigos que explicam no detalhe tudo que é necessário para que sua empresa seja um sucesso!

 

Muito obrigado por me acompanhar até aqui, até a próxima!

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Felipe Faganelli E Silva
Tenho 24 anos, sou formado em marketing e tenho grande paixão pelo mundo digital e novas tecnologias. Faço parte do time da Comunidade Sebrae e dedico meu tempo a produzir conteúdo e ajudar outros empreendedores a impulsionarem os seus negócios por meio de estratégias validadas!favorite_outline Seguir Perfil
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