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Primeira venda no Mercado Livre: veja o passo a passo para ter sucesso nas vendas

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Primeira venda no Mercado Livre: veja o passo a passo para ter sucesso nas vendas
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Criado em 23 JAN. 2023
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Começar um negócio no ambiente digital pode ser uma tarefa complexa de se executar por conta própria. Porém, com a orientação certa é possível aprender como hospedar seus produtos em diversos e-commerces, como o Mercado Livre.


Conhecido como o maior e-commerce da América Latina, o Mercado Livre possui diversas ferramentas para facilitar os processos de compra e venda e, por isso, é considerada a melhor plataforma para iniciar suas vendas no comércio eletrônico.


A seguir, você vai compreender como realizar sua primeira venda no Mercado Livre de forma prática, objetiva e explicativa, para que você consiga aplicar todos os passos para garantir o sucesso nas vendas


Passo a passo: Como vender no Mercado Livre pela primeira vez


Diariamente, o Mercado Livre é o destino de mais de 44 milhões de consumidores, os quais compram mais de um milhão de produtos a cada 24 horas. Por isso, para vender na plataforma pela primeira vez é importante seguir os seguintes passos:


  • Criar uma conta no Mercado Livre: basta acessar o site oficial e selecionar a opção Crie a sua conta'', fornecendo dados como o número do CNPJ da sua empresa ou seu CPF pessoal. Para vender na plataforma não é necessário ter uma loja física;

  • Crie seu primeiro anúncio: o primeiro passo é selecionar a categoria na qual se encaixa seu produto, como Produtos, Veículos, Imóveis e Serviços. Para que seu anúncio alcance o maior número de consumidores, é importante pensar em um título atrativo e objetivo, selecionar a categoria do seu produto e escolher a forma de anunciar;

  • Preencha as informações do seu produto: ainda na etapa do anúncio, é preciso fornecer dados específicos como fotos de qualidade do seu produto, indicar o nível do seu estoque, se o produto tem variações de cor, material ou tamanho, preencher o código universal do seu produto e a ficha técnica com as principais características - medida, modelo, marca e material;

  • Melhore sua reputação na plataforma: as primeiras dez vendas são fundamentais para rankear melhor seu perfil no Mercado Livre, pois a plataforma só passa a exibir uma boa imagem em seu perfil após bater essa meta. Para alcançar as 10 primeiras vendas, o Mercado Livre fornece auxílios como campanhas comerciais fortes, todos os meses, somente para novos vendedores; alta visibilidade na página principal do site; programa gratuito de aceleração de vendas e um vídeo gratuito para você divulgar seus produtos em suas redes sociais e no  WhatsApp;

  • Atente-se para a comissão por vendas: embora o Mercado Livre não cobre nada para anunciar um produto e realizar vendas, a plataforma exige uma comissão fixa a cada negócio fechado, cujo valor varia de acordo com o tipo de anúncio (gratuito, clássico ou premium). Os anúncios são gratuitos e o vendedor só paga a comissão quando realizar uma venda;

  • Invista nas soluções de pagamento: o dinheiro das vendas na plataforma é creditado automaticamente em sua conta Mercado Pago. Para atrair mais clientes, é interessante investir em diferentes opções de pagamento para seus clientes, como cartão de crédito, Pix, depósito bancário, até mesmo facilidades como financiamento;

  • Otimize a entrega do produto: uma das vantagens do Mercado Livre é a garantia da entrega mais rápida do Brasil, pois a plataforma prioriza os vendedores que disponibilizam e garantem entregas rápidas com envio em até 24 horas;

  • Vantagens no envio da primeira compra: o Mercado Livre oferece etiqueta e frete incluso na compra. Na prática, isso significa que o vendedor não precisa fazer o pagamento do frete para envio, pois essa quantia será descontada automaticamente do valor da compra. 

  • Opções de envio: na primeira compra, o Mercado Livre também oferece outras opções de envio além dos Correios, como Mercado Agências, Mercado Coletas e Envios Full. Com o Mercado Envios, as quais fazem com que suas entregas cheguem a qualquer parte do país com mais agilidade.


Como otimizar seus lucros no Mercado Livre



  • Pense na sua audiência: utilizar estratégias do Marketing Digital para chegar em quem realmente tem interesse na compra de você é essencial para ter bons resultados no Mercado Livre. Por isso, é importante conhecer sua persona e personalizar seus anúncios na plataforma para atrair esses clientes; 

  • Escolha o produto certo para anunciar: de maneira geral, é preferível evitar a venda de itens perecíveis e priorizar produtos com uma boa margem de lucro, pois o Mercado Livre tem cobertura nacional. 

  • Se destaque em relação à concorrência: analisar seus competidores é uma boa maneira de criar ofertas mais adequadas e conseguir se destacar no Mercado Livre, a fim de efetuar mais vendas;

  • Prepare as ofertas: para ampliar o número de vendas, é preciso atrair a atenção do seu cliente. Esse objetivo pode ser alcançado adotando preços competitivos, caprichando na descrição das ofertas e utilizando gatilhos mentais nos seus anúncios, de forma a gerar desejo e otimizar as vendas do negócio por meio do Mercado Livre;

  • Escolha fornecedores: o ideal é ter entre três a cinco opções de fornecedores para negociar preços e prazos. Com essa margem é possível sempre ter um fornecedor à disposição na intenção de lhe ajudar a atender os clientes, caso algum deles falhe nas entregas;

  • Priorize um atendimento de qualidade: humanizar o atendimento e garantir agilidade na entrega estão entre as principais estratégias para fidelizar seus clientes, conquistando a confiança deles. Para isso, é preciso responder a possíveis dúvidas, apostar em personalização, ter um suporte eficiente em todos os canais e disponibilizar um sistema com rastreio de entrega para os consumidores acompanharem a entrega dos produtos.


Com essas dicas, você estará pronto para realizar sua primeira venda no Mercado Livre, um passo importante para empreendedores que desejam investir no comércio eletrônico com segurança e eficiência.  


Para complementar ainda mais esse conteúdo, confira o EP 04 - Como vender através das plataformas digitais 


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Um abraço, 

Bianca Becker / @biabeckerl


avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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