O Sebrae/PR realiza em Maringá, no noroeste do Paraná, em 17 de outubro, a primeira edição da Feira Beleza em Conexão Sebrae. O objetivo é fomentar o empreendedorismo em um mercado que apresenta crescimento. O evento terá palestrantes que são referências no ramo, expositores de produtos e de serviços, além do Espaço Experiência. O encontro será no Moinho Vermelho, na Avenida Colombo, nº 8700, das 14h às 18h.
As inscrições são gratuitas pelo site https://www.sebraepr.com.br/beleza-em-conexao/
A feira é destinada para empreendedores de pequenos negócios da beleza de todo o Paraná, a exemplo de manicures, esteticistas, cabeleireiros e cabeleireiras, maquiadores e maquiadoras, designers de sobrancelhas, massagistas, donos e donas de salão de beleza, de comércios do setor, de indústrias de perfumes, de desodorantes, de sais de banho e de cosméticos. Na hora da inscrição, é possível escolher entre participação presencial ou online, pois haverá transmissão simultânea.
Entre as atrações da programação, estão uma palestra com a influenciadora Natalia Beauty, dona da marca que leva seu nome e que possui mais de dez milhões de seguidores no Instagram. O hairstylist Moises Barros apresentará técnicas atuais para aplicar nos cuidados com os cabelos. O púbico terá acesso a conteúdo sobre técnicas e estratégias em vendas, sobre gestão e motivação e sobre marketing digital. Além disso, poderá participar de experiências práticas, fazer networking e negócios.
O mercado da beleza vem crescendo mesmo com a pandemia, que afetou fortemente o setor. Essa tendência indica oportunidades de empreendedorismo. Por isso, ofereceremos apoio no aprimoramento das atividades e momentos para troca de informações entre os empreendedores. Queremos que todos saiam da feira com ideias para colocar em prática, diz a consultora do Sebrae/PR, Rosineide Pereira.
Panorama
Um levantamento realizado pelo Sebrae mostra o potencial do setor em Maringá. De 2017 a 2022, o número de manicures, pedicures e cabeleireiros formalizados aumentou 43,34%. No mesmo período, estética e outros serviços de cuidado com a beleza avançaram 40,3%; comércios varejistas de cosméticos, de perfumaria e de higiene pessoal cresceram 29,12%; e fábricas de cosméticos e perfumarias, 10,71%.
No cenário nacional, a evolução do segmento de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) é outro indicativo de mercado com espaço para empreender. Conforme o Painel de Dados de Mercado da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), os negócios do ramo registraram crescimento próximo de 10% nas vendas ex-factory (faturamento de fábrica, sem considerar impostos sobre vendas), no primeiro semestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021.