Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDo Campo à Mesakeyboard_arrow_rightArtigos

Prevenção do Coronavírus no Campo

avatar LUANA DE ASSIS
Luana De Assisfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Prevenção do Coronavírus no Campo
Criado em 07 ABR. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 

Se alguém ainda tinha dúvida da importância do agricultor em nossas vidas, com a chegada da pandemia por Covid-19 certamente não tem mais. O setor primário vem reforçando sua importância, mantendo o mercado abastecido e garantindo alimentos em nossas mesas, mesmo que isto signifique estarem expostos ao risco de se contaminarem, diariamente. Mas, para que continuem ativos e saudáveis, os trabalhadores precisam tomar alguns cuidados.

Como evitar a contaminação pelo novo coronavírus?

A contaminação pelo novo corona vírus acontece quando contaminamos as mãos e levamos o vírus para nossos olhos, nariz ou boca. Portanto, é importante não levar as mãos à boca, nariz e olhos.

O uso de máscaras é recomendado para pessoas que tenham sintomas de gripe ou que sejam obrigadas a estar próximas de pessoas com os sintomas de gripe, como os profissionais de saúde. Mas, caso tenha que trabalhar em uma distância menor que 2 metros de outras pessoas, pode utilizar máscaras de pano, que podem ser feitas com um lenço, trocando com frequência, não deixando que fiquem úmidas e tomando muito cuidado para não tocá-las enquanto estiverem sendo usadas e contaminar as mãos. Depois do uso, basta lavar com água e sabão, deixar de molho por 10 minutos em uma solução clorada (para cada 1 litro de água, colocar 1 colher de sopa bem cheia de água sanitária), enxaguar e secar.

Atenção: não compre máscaras profissionais se não for necessário, pois estão faltando para quem realmente precisa!

Você, que é agricultor e que hoje é tão importante para o abastecimento dos centros de distribuição e mercados em geral, precisa se cuidar em primeiro lugar, para depois poder cuidar de toda a população brasileira. Então, veja as dicas que deixamos pra você:

 

CUIDADOS NA COLHEITA

Mãos

Lave sempre as mãos, com água e sabão. Se não houver pias próximas à área de colheita, é importante que os trabalhadores tenham álcool a 70% disponível para usarem.

Roupas

Assim que chegar em casa, retire os uniformes ou roupas usadas no trabalho e lave tudo com água e sabão, pois podem estar contaminados.

 

CUIDADOS NA MANIPULAÇÃO DAS FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS

Mãos

Lave sempre as mãos, com água e sabão antes de manipular os hortifrútis, na classificação, limpeza ou embalagem. Se não houver pias próximas à área de colheita, é importante que os trabalhadores tenham álcool a 70% disponível para usarem.

Embalagens

Embalagens plásticas, de papel ou papelão devem ser mantidas protegidas de contaminantes, inclusive do coronavírus.

Caixas plásticas

Higienize as caixas plásticas com água e sabão, enxágue e desinfete com uma solução clorada, que pode ser preparada com água sanitária ou hipoclorito de sódio de acordo com as proporções da tabela a seguir. A solução pode ser borrifada deixe agir por 10 minutos.

Caixas de madeira

É bom lembrar que caixas de madeira não podem ser reutilizadas, evitando uma série de doenças no campo e, agora, a propagação do novo coronavírus. Então, se caixas de madeira forem usadas, lembre-se que devem de primeiro uso.

 

CUIDADOS NAS ENTREGAS

Mãos

Leve sempre com você álcool a 70% e use sempre, especialmente antes e após fazer o descarregamento ou tocar em qualquer superfície.

Distanciamento social

Lembre-se de manter a distância aproximada de 2 metros de outras pessoas; caso não seja possível, use as máscaras de pano. Mas, não esqueça: o distanciamento social não impede a proximidade afetiva sorrisos são permitidos!

Pagamentos

Dê preferência ao pagamento com cartões evite manusear dinheiro, pois são mais contaminados e podem conter o vírus. Mas, depois de manusear cartões e a maquininha, desinfete as mãos, cartão e a maquininha com álcool a 70%.

Higiene dos veículos

Após cada entrega, faça a higiene dos veículos com água e sabão. Na cabine do motorista, uma solução clorada ou o álcool a 70% pode ser usada.

 

OPORTUNIDADE

Encante seu cliente

Se os produtos que você comercializa não são higienizados, ensine seus clientes a realizar este procedimento, tão importante neste momento de pandemia! Entregue, junto com os pedidos, o passo-a-passo:

Seguindo estas dicas vai preservar sua saúde e a saúde da sua família e vai poder continuar ajudando todos aqueles que agora precisam se alimentar muito bem pra poder passar por essa pandemia sem maiores consequências. Cuide-se!

avatar LUANA DE ASSIS
Luana De Assis
Biloga, especialista na gesto da segurana de alimentos, mestre em biotica, Luana consultora do Sebrae nas aes do Selo Alimentos do Paran e gestora do Selo Agir Sustentvel da Bioqualitas Paran.favorite_outline Seguir Perfil
capa Do Campo à Mesa
Do Campo à Mesa
people 1660 participantes
Você produtor, empresário, técnico e curioso do setor de agronegócios, alimentos e bebidas é nosso convidado especial para fazer parte desse espaço para quem busca conhecimentos sobre tecnologias, inovações, tendências, legislações, ou seja, novidades para o setor/segmento de agronegócios/alimentos e bebidas. Participe! Acesse, escreva e compartilhe artigos, entrevistas, vídeos e orientações.
fixo
Em alta
Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
07 fev. 2024Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos
29 mar. 2023Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?