Preço e Valor são conceitos que parecem ser iguais, porém são bem diferentes. Você sabe o que cada um significa e qual aplicar em seu negócio?
Preço é a quantia em dinheiro que é paga por um determinado produto ou serviço. Já o Valor é o que é atribuído ao seu produto e o que ele proporciona para o cliente, o valor não pode ser estimado em dinheiro e pode ser diferente para cada cliente.
Como exemplo podemos usar a Apple, com o IPhone, embora seja um produto muito mais caro que os demais no mercado sempre que é lançado um novo modelo existem muitas pessoas que compram, isso porque, normalmente, elas ligam o aparelho a uma estima que possuem, um valor que ele proporciona, que pode ser o status, a praticidade, a qualidade, entre outros.
Neste momento o cliente não se importa mais com o preço do produto e sim com o que ele irá proporcionar, mesmo que seja caro ele vai comprar. Como explica Warren Buffett preço é o que você paga, valor é o que você leva.
Beleza, entendi a diferença, mas como posso aplicar isso no meu negócio?
Atualmente, as pessoas estão procurando cada vez mais experiências do que preços baixos. Ainda existem estabelecimentos que utilizam a estratégia do menor preço e isso não é ruim, se está trazendo dinheiro talvez seja uma boa continuar desta forma, vale lembrar que esta estratégia torna mais difícil a fidelização do cliente, mas se for bem aplicada pode valer muito a pena.
Para oferecer uma estratégia de valor e encantar seu cliente é preciso conhecer ele a fundo, saber o que busca, que benefícios espera, que produto ou serviço quer... Com essas informações é possível proporcionar uma experiência de compra que supere as expectativas e gere no consumidor um sentimento de valia pela sua marca.
Desta forma fica mais fácil o processo de fidelização, além de deixar o cliente menos sensível as investidas da concorrência, porque sabe que na sua empresa irá encontrar o que procura de forma exclusiva e impecável.
Os valores percebidos pelo cliente podem ser tangíveis, como conveniência, rendimento, qualidade superior, customização e também intangíveis, como pertencimento, realização pessoal, marca, design, além dos valores que o produto permite materializar: autoestima elevada ou a união da família, entre outros.
Lembre-se que o consumidor está cada vez mais exigente. Sua proposta de valor deve ser clara e, facilmente, percebida pelo cliente que escolhe a sua marca ao invés dos concorrentes. Não há dinheiro no mundo que compre valor, então busque encantar seu cliente para tê-lo para sempre.
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