O preço de venda de produtos e serviços é a base de todo negócio, isso porque para empresa sobreviver precisa de faturamento suficiente para pagar todos os custos e despesas e ainda gerar lucro. Mas chegar ao preço de venda não é tarefa tão fácil assim, pois vários fatores precisam ser considerados. A formação do preço de venda é diferente para um comércio, indústria e prestação de serviços. Em geral, a indústria e serviços dá muito mais trabalho para chegar ao preço, pois todos custos devem ser considerados.
Um método bastante utilizado para formação do preço de venda é o mark-up. O mark-up é um índice que aplicado ao valor da matéria-prima (indústria) ou valor de compra da mercadoria a ser revendida (comércio) ajuda a estipular um preço de venda. A fórmula utilizada seria Preço de venda = custo x mark-up, mas para chegar nessa fórmula primeiro precisasse encontrar o índice por meio da seguinte equação mark-up venda = 100/ (100 (CVP + CVV + CF + L)), veja o que significa cada sigla:
CVP = custos variáveis de produção em % (matéria-prima ou preço de compra)
CVV = custos variáveis de vendas %
CF = custos fixos %
L = lucro desejado %
Vamos para um exemplo, se a empresa tem um custo de matéria-prima 46,00, CVP 12% CVV 15% CF 20% L 30%.
Mark-up venda = 100 / (100 (12 + 15 +20 + 30))
Mark-up venda =100 / (100 77)
Mark-up venda = 100 / 23
Mark-up venda = 4,35
Preço de venda = 46,00 x 4,35
Preço de venda = 200,10
Nesse caso o preço ideal para a venda do produto é 200,00 considerando todos os custos e despesas e o lucro desejado, o empreendedor pode aumentar ou diminuir o preço apenas alterando o lucro desejado.
Essa é uma forma rápida de se chegar ao preço de venda, no entanto o empresário precisa conhecer bem seu negócio para estimar o percentual de cada item da fórmula. Existem outros métodos de formação de preço e todos são válidos se forem consideradas todas as despesas e custos envolvidos.
E aí, gostou da publicação?
Me conta o que achou nos comentários e continue nos acompanhando
Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente.