O biometano é o futuro da mobilidade sustentável e vem se desenvolvendo em prol de cidades mais limpas e movimentando a economia.
De acordo com o relatório global de Mercado de Biometano, publicado e promovido pela Zion Market Research, o Brasil é um dos países mais promissores nesse setor. O país é considerado uma potência agropecuária e produz uma enorme quantidade de resíduos orgânicos, que poderiam ser transformados em biogás e consequentemente em biometano.
E por que o Biometano é tão importante para nosso futuro?
Recentemente a Organização das Nações Unidas (ONU) destacou que a população mundial deverá aumentar em 1 bilhão de habitantes até 2030, o que demandará mais energia, água e alimentos. Para que esses três elementos sejam produzidos de forma eficaz e sustentável novas tecnologias estão sendo estudadas. O biogás e o biometano destacam-se como matrizes energéticas renováveis, e o resíduo orgânico proveniente da digestão anaeróbia - o digestato - pode ser utilizado na agricultura.
Outra preocupação são os impactos causados pelo uso desenfreado de combustíveis fósseis, fontes não renováveis de energia, e que são associados a diversos problemas ambientais. A poluição do ar e a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa também são uma preocupação. Por isso é tão importante a busca de alternativas para os combustíveis fósseis, tanto pela questão de preservação do meio ambiente quanto para prevenir as alterações climáticas.
Em 2019, o Brasil registrou mais de 400 plantas de biogás em operação, um crescimento de 40% em relação a 2018, com empreendimentos de grande porte em andamento que somam investimentos da ordem de R$ 700 milhões. Para 2020, as expectativas são ainda melhores. O vice-presidente da ABiogás (Associação Brasileira de Biogás), Gabriel Kropsch, acredita que haverá um incentivo ainda maior para o investimento em novas unidades de produção após o início do RenovaBio.
Uso de Biometano em substituição a fontes fósseis
O Brasil é considerado um grande consumidor de energia e o setor de transporte ainda conta com uma importante demanda por combustíveis fósseis. Para mudar o cenário, o uso de biometano é visto como uma alternativa interessante.
O uso de biometano em frotas de veículos pesados em substituição ao diesel contribui tanto para o ambiente quanto para a economia, pois ele é um combustível limpo e renovável e aproveitado integralmente, com potencial para abastecer quase 25% da frota nacional.
O caminho para o biometano é desafiador. Desde o lançamento do Novo Mercado de Gás' em meados de 2019, o biometano está em constante discussão juntamente com o gás natural e recebe atenção do Governo Federal no sentido de criar novas políticas para aumentar a procura de alternativas menos agressivas ao meio ambiente.
O biogás pode desempenhar um importante papel na matriz econômica brasileira, potencializando o crescimento e auxiliando na prevenção de danos ambientais, de forma sustentável.
E você, como tem contribuído para o fortalecimento da cadeia do biogás? Compartilhe sua experiência aqui na comunidade e seja um agente de transformação do nosso país! :)